15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$33,41 sem juros | Total R$33,41 | |
2 x de R$16,71 sem juros | Total R$33,41 | |
3 x de R$11,14 sem juros | Total R$33,41 | |
4 x de R$8,64 | Total R$34,58 | |
5 x de R$7,03 | Total R$35,17 | |
6 x de R$5,96 | Total R$35,77 | |
7 x de R$5,20 | Total R$36,37 | |
8 x de R$4,62 | Total R$36,99 | |
9 x de R$4,18 | Total R$37,61 | |
10 x de R$3,82 | Total R$38,23 |
Autores: Djalmira De Sá Almeida
Sinopse:
Trata-se de um Projeto Interdisciplinar: “Produzindo textos na sala de aula”, com professores e alunos do IFPA de Itaituba, primeiramente envolvendo textos poéticos, depois com textos narrativos e agora, em sua terceira fase Produzindo Textos Descritivos: Nós, de Itaituba, do Tapajós, na Amazônia Legal, abordando a representação em sala de aula dos gêneros textuais mais utilizados nas escolas, especialmente, a Descrição. São 60 textos sobre os bairros e ruas da cidade de Itaituba e região do Tapajós, dos quais 50 referem-se a trabalhos de alunos e 10 são de professores do IFPA – Campus de Itaituba e de outras pessoas da Cidade. O seu objetivo nesta fase é proporcionar aos alunos situações reais de produção textual, utilizando os tipos tradicionais e diversos gêneros de textos, enfatizando neste livro o gênero descritivo. Entre os objetivos específicos pretende-se fazer com que os alunos sejam capazes de conceituar e elaborar cada tipo de texto: poético, narrativo, descritivo, dissertativo, técnico e acadêmico; identificar os elementos, a estrutura e as características de cada tipo de texto; distinguir os textos poéticos, narrativos, descritivos, dissertativos, técnicos e acadêmicos de uso cotidiano da escola pelos alunos; reconhecer as características dos textos em estudo; e constatar a utilidade e uso dos diversos gêneros textuais que estão embutidos na intencionalidade dos textos. O trabalho parte da Teoria de Ensino da Língua Portuguesa, com ênfase na abordagem da Linguística de Texto, que concebe cada tipo de texto e cada gênero conforme as necessidades pragmáticas, contextuais e situacionais.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404027
DOI:10.24824/978854440402.7
Ano de edição:2015
Número de páginas:132
Formato:14x21
Assunto:
132 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0402-7
1. Pará - História. 2. Itaituba (PA) - História. 3. Educação - Pará - História. 4. Índios - Educação. I. Almeida, Djalmira da Sá.
15-21872
CDD: 981.15
CDU: 94(811.5)
Produzindo textos descritivos: Nós, de Itaituba, do Tapajós, na Amazônia Legal / organização Djalmira de Sá Almeida.SUMÁRIO
ASPECTOS TEÓRICOS DA DESCRIÇÃO
Conceito de Descrição
Estrutura da Descrição
Tipos de Descrição
Elementos Básicos da Descrição
Características da Descrição
Características Gramaticais
Uso do Texto Descritivo
Descrição de Pessoa
Descrição de Pessoa em Verso
Descrição de Pessoa em Prosa
Autorretrato
Retrato Grotesco
Caricatura: Cabelos compridos
Descrição de Lugar, de Ambiente ou de uma Paisagem
Descrição de Objetos
Esquema de descrição de objetos – variação
Objetos Constituídos de Uma Parte
Exemplo: Um Clipe, Dois Clipes
Objetos Constituídos de Várias Partes
A Esfera Mágica
Descrição de Processo
Descrição de Cenário, de Cena e de Situação
O Estudo da Descrição nos Cursos Técnicos
do IFPA-Campus de Itaituba
DESCRIÇÕES DA TURMA DE TÉCNICO
EM EDIFICAÇÕES - TE-
Itaituba, Minha Cidade Querida
Aline Serron de Sousa
Meu Município
Auricélia Andressa da Silva e Silva
A Transamazônica
Cindy Ábila
Meu lugar: Bairro da Liberdade
Daniel Silva
Rio Tapajós
Marcos Vinicius Silva Nunes
Bairro da Liberdade
Neuma Maila Figueira Diógenes
Meu Bairro
Sara Silva
A minha cidade
Sthefany Aline de Oliveira Diniz
Itaituba-Pará
Taize Riato da Silva
Meu Município e Meu Bairro
Thaís de Azevedo Fernandes
DESCRIÇÕES DA TURMA DE INFORMÁTICA TI-
Meu Lar: Bairro São Francisco
Alaiane Karoline
Cidade decadente
Alaini Maia
ª Rua Jardim Aeroporto
Bianca
Minha Terra, Meu Bairro: Bom Remédio
Cleylson Castro
Bairro da Paz
Cristina Cunha
Onde Moro? No Bairro Bom Remédio
Delbran de Barros Teixeira
A Bela Rua
Denilson Prata da Silva
O Meu Bairro São Tomé
Elizabeth Saw
O Bairro Bom Remédio
Emerson Macedo
Descrição de meu Lugar: Santo Antônio
Eustáquio Oliveira
Itaituba
Everton Cavalcante
Bom Remédio é o Meu Bairro
Felipe Vieira França
Minha Escola: IFPA
Felipe Vieira França
Meu Xodó: minha rua
Gabriel Lima Silva
Descrição de Lugar: Jardim Aeroporto
Gilson Valentim
Itaituba, minha Cidade
Jackson Cruz de Sousa
Meu Lugar
Jean Araújo
Meu Lugar: Itaituba do Tapajós
João de Deus Nogueira Junior
Meu bairro
Kelvin Monteles Costa
Bairro Jardim Aeroporto
Marcos Diogo
Minha Rua e Meu Bairro: Floresta
Mateus Gomes Santos
Itaituba, minha terra
Natália Nani
Meu Bairro: Jardim Aeroporto
Nelmar do Nascimento Souza
A Minha Cidade
Raimundo Eder Parintins Farias
O lugar onde vivo
Sabrina Soares
DESCRIÇÕES DA TURMA DE SANEAMENTO DE - TS-
Meu Bairro: Bela Vista
Amanda Silva da Conceição
Miritituba
Beatriz Souza Santos
O Sítio do tio Jó
Caio Rodrigo Corrêa Sousa
Itaituba, Minha Cidade
Fernanda da Silva Santos
Meu Bairro Vitória Régia
Gabriel Félix
Minha Rua
Jaiza Pereira da Silva
Meu Bairro Maria Madalena
Jucinéia da Silva
Itaituba, Cidade Pepita
Kezia da Silva Santos
Cidade Pepita
Larissa Soares Sousa
A minha querida rua
Maria Clara Castelo
Itaituba, Pepita
Monica Pereira Marques
Cidade de Itaituba
Ruth Vieira dos Santos
Meu Bairro: Vitória Régia
Sâmila Alves Martins
Itaituba, terra querida
Shirley Francisca Santos Sousa
DESCRIÇÕES REGIONAIS DOS DOCENTES,
TÉCNICOS E PESSOAS DA COMUNIDADE
Docentes do IFPA- Campus de Itaituba
Parque Nacional da Amazônia: O rural no conflito
Água Sulfurosa
Itaituba, referência econômica da região
do Tapajós, na Amazônia Legal
Terra exuberante
Características socioambientais
e a criação de um parque ambiental
de uso público em Itaituba – PA
Retrospectiva Educacional
Professores da Comunidade
Itaituba, Cidade Pepita, Soberana do Rio Tapajós
Caribe Brasileiro: Alter do Chão
Comunidade Boa Vista - Km
Minha Fazenda Cajueiro
Jardim das Araras
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA