15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,56 sem juros | Total R$57,56 | |
2 x de R$28,78 sem juros | Total R$57,56 | |
3 x de R$19,19 sem juros | Total R$57,56 | |
4 x de R$14,89 | Total R$59,57 | |
5 x de R$12,12 | Total R$60,59 | |
6 x de R$10,27 | Total R$61,62 | |
7 x de R$8,95 | Total R$62,67 | |
8 x de R$7,97 | Total R$63,72 | |
9 x de R$7,20 | Total R$64,79 | |
10 x de R$6,59 | Total R$65,87 |
Sinopse:
A obra “Professor reflexivo: prática emancipatória?” aborda a problemática do professor como sujeito inteligente e atuante capaz de contribuir para uma prática pedagógica emancipatória. Este feito também aduz uma discussão das racionalidades em disputa e suas crises paradigmáticas que se revelaram com o passar do tempo refletindo em um perfil efêmero, corriqueiro no qual o humano sente-se objeto manipulável e sem valor. Por este motivo necessita-se pensar em novas formas de ser e entender a educação e formação do humano enquanto sujeito. Esta produção traz uma reflexão dos modelos que até então eram consagrados como as melhores formas de superar toda e qualquer fraqueza humana no que diz respeito à sua formação, mas que se esvaíram no ar sem possibilitar uma contribuição emancipada para o sujeito, produziram o seu contrário, trouxeram massificação e dominação das mentes. A racionalidade que deveria libertar acabou por encarcerar a vida do humano. Diante do empobrecimento da razão, precisamos de educadores que sejam atinados, empoderados como diz Paulo Freire, para que possam discernir os modelos a serem enfocados, possibilitando repensar qual a autêntica função da educação e a contribuição que o professor reflexivo pode dar para ressignificar as práticas pedagógicas em busca de um paradigma que proporcione autonomia para o crescimento cognitivo do sujeito. Enquanto educadores temos um compromisso muito além da transmissão de conhecimentos, sobretudo somos responsáveis pela edificação de personalidades, por trabalharmos com pessoas que sempre estarão em um processo de transformação.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544403549
DOI:10.24824/978854440354.9
Ano de edição:2015
Número de páginas:96
Formato:14x21
Assunto:
Professor reflexivo: prática emancipatória? Henriqueta Alves da Silva, Arnaldo Nogaro. - 1. ed.
132 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0354-9
1. Educação - Brasil. 2. Professores - Formação. 3. Prática de ensino. I. Nogaro, Arnaldo. II. Título.
15-20295
CDD: 370.981
CDU: 37(81)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
RACIONALIDADES EM DISPUTA
A razão humana e a racionalidade instrumental
A teoria crítica e a crise da razão instrumental
A racionalidade emancipatória: pode auxiliar
na ressignificação das práticas pedagógicas?
CAPÍTULO II
SER PROFESSOR REFLEXIVO
Aprática reflexiva docente e o papel
do educador no cenário educacional
O educador e seu protagonismo
Compreensões em torno da proposta
de professor reflexivo
Autonomia emancipadora da crítica
Epistemologia da prática docente
CAPÍTULO III
OS SUJEITOS E SUAS VOZES
Percepções sobre a contribuição
do professor reflexivo
Reflexão sobre a prática pedagógica
Pedagogia Emancipatória
Noções sobre o ensinar e o aprender
Concepção de educação
Função do professor e da escola
CAPÍTULO IV
POSSIBILIDADES DE NOVOS CAMINHOS
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES