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Autores:
CAMILA SOMENSI
Graduada em Pedagogia pela UNESP/Presidente Prudente (2015). É mestranda em educação orientada pela professora Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente SP. No ensino e na pesquisa atua com os temas: Pesquisa (Auto)biográfica, Trajetórias Formativas e Profissionais de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é servidora do quadro de funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Atuou como Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, cargo de Professor I por 4 anos (2018 a 2022) e como Diretora de Escola por aproximadamente um ano (2023) no Sistema de Ensino da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.
CÉLIA APARECIDA BETTIOL
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da FCT-Unesp, Presidente Prudente, onde foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação, do qual foi coordenadora. Foi coordenadora do PROIND (Programa de Formação do Magistério Indígena) da UEA e atualmente é docente do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, onde atua como professora e membro do NDE. É vinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia. Atua nas disciplinas de Estágio, Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica, Sociedades Indígenas e Educação e Fundamentos da Educação Escolar Indígena. Seus trabalhos e pesquisas são nos temas: formação de professores, educação escolar indígena, interculturalidades, formação de professores indígenas, crianças indígenas e sociedades indígenas.
EDIMAR APARECIDO DA SILVA
Doutorado em Educação pela UNESP/Presidente Prudente (2022), Mestrado em Educação pela UNESP/Presidente Prudente (2013), Graduação em Pedagogia pela UNESP/Presidente Prudente (2010) e Magistério pelo CEFAM de Presidente Venceslau (2005). Atualmente é Supervisor de Ensino Municipal da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e graduando em Direito no Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. É membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente SP. No ensino e na pesquisa atua com os temas: Pesquisa (Auto)biográfica; Administração/Gestão Escolar, Formação de Professores e Gestores Escolares, Sistemas e Redes Municipais de Ensino e Legislação e Políticas Educativas.
FÁBIO MARIANO DA PAZ
Pós-Doutor em Educação pela Université Lumière Lyon 2 – França (stage en crèche, école maternelle, école élémentaire et École Supérieure du Professorat et de lÉducation – ESPE). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP e Université Lumière Lyon 2 – França (Bolsa CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP de Marília/SP. Possui graduação em Pedagogia pela FAI (2007), graduação em Artes Visuais pela UNIMES e em História pela UNIFRAN. É pós-graduado em Psicopedagogia Institucional, em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) e em Alfabetização e Letramento. Atualmente é Secretário Municipal de Educação de Birigui/SP, município em que também exerce, desde 2008, o cargo efetivo de Supervisor de Ensino. Atuou por 10 anos como Professor efetivo no curso de Pedagogia da Fundação Municipal de Ensino de Birigui. Tem experiência nas áreas da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, nas quais lecionou como titular de 2004 a 2008.
GESILANE DE OLIVEIRA MACIEL JOSÉ
Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Câmpus de Presidente Prudente. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), atuando em regime de dedicação exclusiva na área de metodologia e práticas de ensino. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDH) do IFMS, onde investiga temas como educação em prisões, formação docente e temáticas relacionadas à diversidade e inclusão no contexto educacional.
JOANE VILELA PINTO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Mestre em Ensino e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Especialista em Master em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública e Harvard Kennedy School – USA. Especialista em Educação Especial; em Alfabetização, Educação Infantil e Séries Iniciais; em Administração e Supervisão Escolar. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE). Foi Coordenadora de Equipe Pedagógica, Diretora do Departamento de Ensino Fundamental e Secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Foi Diretora de Orientação Técnica, Secretária Adjunta de Educação e Secretária de Educação Substituta da cidade de São Paulo. Ex-Coordenadora do Fórum
Municipal de Educação de São Paulo.
JOÃO FERREIRA FILHO
Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988 e 1989 respectivamente). Graduado em Pedagogia pela Sociedade de Educação Nossa Senhora do Patrocínio (1991). Possui mestrado e doutorado em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual Paulista (Unesp), FCT- Unesp de Presidente Prudente (2016 e 2023 respectivamente), com pesquisa voltada para a constituição do diretor de escola. É diretor de escola efetivo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde junho de 1978. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica Aristotélica e História da Filosofia Antiga. Em 2018 e primeiro semestre de 2019 atuou como aluno-bolsista nos cursos de graduação da FCT-Unesp de Presidente Prudente lecionando as disciplinas de Políticas Públicas e de Direção Escolar. É membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Atua com formação de professores e gestão escolar na perspectiva de um trabalho de cunho democrático. Tem atuação significativa na comunidade religiosa que frequenta tanto na coordenação das ações como na formação catequética diocesana.
LUIZ ANTONIO MIGUEL FERREIRA
Promotor de Justiça do Estado de São Paulo – aposentado – Advogado e Consultor. Sócio do Instituto Fabris Ferreira que atua na área de capacitação. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP – Presidente Prudente. Membro efetivo do “Todos pela Educação” e membro do conselho consultivo da FUNDAÇÃO ABRINQ. Atuou por 34 anos na área da infância e da Juventude e Educação. Autor de vários artigos publicados em diversas revistas a respeito dos temas: infância e juventude, educação e pessoa com deficiência. Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário – CEAJUD – ligado ao Conselho Nacional de Justiça. Especificamente na área educacional, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível – área da educação do Ministério Público do Estado de São Paulo e depois atuo no Grupo de Atuação Especial em Educação – GEDUC, também do Ministério Público.
MÁRCIA REGINA BORGES
Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/Unesp – Presidente Prudente/SP (2024). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCT/Unesp (2001). Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem (Universidade do Oeste Paulista – 2006). Especialista em Gestão Escolar (Universidade Federal de São Carlos – 2016). Foi membro do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente (2017 a 2023), representando os diretores de escolas municipais. Participou da coordenação do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente como primeira secretária (Gestão 2021-2023). Atua como diretora de escola na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente desde 2013. É membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) da FCT/UNESP de Presidente Prudente.
MARCOS VINICIUS FRANCISCO
Mestre e Doutor em Educação (Financiamento FAPESP) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Presidente Prudente – SP. Concluiu um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). No quadriênio – 2017-2020 – atuou na coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste) – cursos de Mestrado e Doutorado; ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE. Atualmente, é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), do Programa e Pós-Graduação em Educação (PPE) e ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino (PEN) junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM).
MARTA CAMPOS DE QUADROS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágios de pós-doutorado junto aos Programas de pós-Graduação em Educação da UFRGS (Bolsista CAPES/REUNI) e FCT-UNESP (Bolsista CAPES/PNPD). É professora universitária desde 1985, com experiência nas áreas de Comunicação Social e Educação. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores Políticas Públicas e Espaço Escola (GPFOPE/FCT-UNESP), e do Grupo de Pesquisa Juventudes e Geografia (GeoJuves/FCT-Unesp); membro do Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO/UFRGS). Vice – Coordenadora (2023-2024) Segunda Secretária do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente (FMEPP) (2021-2022).
MAURICIO CESAR AIROLDE
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp – Campus de Presidente Prudente SP (2022). Atualmente é diretor de escola na Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente SP. É membro do GPFOPE (Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar), vinculado à Unesp- Campus Presidente Prudente e do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente (FMEPP).
SIMONE CONCEIÇÃO PEREIRA DEÁK
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP – Presidente Prudente, na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. Possui especialização em Planejamento e Gestão Municipal também pela FCT/UNESP de Presidente Prudente. Graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela FCT/UNESP de Presidente Prudente (1990 e 1991), Pedagogia pela UNOESTE (1993) e Teologia (Bacharelado) pela FAJOPA (2025). Foi professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Coordenadora de Núcleo, Orientadora Pedagógica na rede municipal e Coordenadora Pedagógica na SEDUC (Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente), somando 33 anos de magistério e aposentada desde 2022. Foi professora da FAPEPE (Faculdade de Presidente Prudente) /UNIESP de 2004 a 2021. Membro do GPFOPE (1999 a 2005/ 2020 a 2025), Vice – Coordenadora (2021- 2022) e Coordenadora (2025) do FMEPP (Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente). Atualmente é Tutora Ead da UFRGS/CONASEMS/Extensionista visitante.
TAMARA DE LIMA
Doutora em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), campus Presidente Prudente, na linha de pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública. Cursou mestrado na mesma instituição, campus Franca, na linha de pesquisa História e Cultura Social, onde também se graduou em História. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (Uninove/Bauru). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Presidente Epitácio onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia. Foi membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) vinculado à Unesp/Presidente Prudente no período de 2019-2023 e atualmente é vice-líder do Grupo de Pesquisa Política, Educação e Sociedade (GEPPES), vinculado ao IFSP, campus Presidente Epitácio.
TELMA ROMILDA DUARTE VAZ
Professora Emérita da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), título concedido em julho de 2024, com trajetória marcada na Licenciatura em Ciências Sociais do Campus de Naviraí. Doutora em Educação pela UNESP, atua com ênfase em epistemologias decoloniais e pesquisa narrativa (auto)biográfica. Coordena o Grupo de Pesquisa BIOGRAF e o projeto de extensão “Arte e Resistência”. Lidera ainda a pesquisa interinstitucional “Pesquisa Narrativa: As Interfaces entre Diversidade de Gênero, Experiências, Lutas e Resistências no Ambiente Acadêmico”. Suas investigações abordam identidade, formação docente, empoderamento e resistência. Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais por dois mandatos. Integra os grupos Leque (UEMS) e Núcleo de Estudos em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (UFMS). Atua em temas como políticas afirmativas, diversidade sexual e de gênero e desigualdades sociais.
YOSHIE USSAMI FERRARI LEITE
Livre-docente pela FCT- Unesp /Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Estágio de Pós-doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Professora sênior do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT- Unesp/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder e fundadora do Grupo de Pesquisas Formação de Professores Políticas Públicas e Espaço Escola (GPFOPE/FCT-Unesp) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2004-2007).
Sinopse:
Um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é um conjunto de indivíduos que se organizam em torno de interesses e temas comuns em uma determinada área do conhecimento. O principal objetivo é desenvolver pesquisa científica e tecnológica, produzir conhecimento e contribuir para o avanço da ciência. Ao completar 26 anos, o Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar” (GPFOPE) celebra uma trajetória única vivida e marcada por sonhos coletivos, lutas e conquistas em defesa da educação pública. Em Professores, Escola Pública e GPFOPE: Histórias de um Relacionamento, os autores compartilham vivências que vão muito além da pesquisa: são histórias reais de quem vive, defende e transforma a escola pública. Cada página pulsa o compromisso ético, político e afetivo por uma escola pública verdadeiramente democrática e de qualidade para todos. Mais do que um livro, esta obra é um manifesto de luta, esperança, resistência e resiliência, nascido no chão da escola e alimentado pela força da pesquisa, da coletividade e da partilha de saberes que perpassam os relacionamentos construídos ao longo de muitas vidas dentro do espaço coletivo de um grupo de pesquisa.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-8019-9
ISBN Digital: 978-65-251-8015-1
DOI: 10.24824/978652518019.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
PROFESSORES, ESCOLA PÚBLICA E GPFOPE: histórias de um relacionamento Yoshie Ussami Ferrari Leite Marta Campos de Quadros Simone Conceição Pereira Deák Edimar Aparecido da Silva P962 Professores, escola pública e GPFOPE histórias de um relacionamento Yoshie Ussami Ferrari Leite, Marta Campos de Quadros, Simone Conceição Pereira Deák, Edimar Aparecido da Silva (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 224 p Bibliografia ISBN Digital 9786525180151 ISBN Físico 9786525180199 DOI 10248249786525180199 ISBN Digital 978-65-251-8015-1 ISBN Físico 978-65-251-8019-9 DOI 10.24824/978652518019.9 1 Educação 2 Escola pública 3 Grupo de pesquisa 4 Políticas educativas 5 Formação de professores I Leite, Yoshie Ussami Ferrari, org II Quadros, Marta Campos de, org III Deák, Simone Conceição Pereira, org IV Silva, Edimar Aparecido da, org V Título VI Série CDU 3701 CDD 3701