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Sinopse:
Nas duas últimas décadas, observa-se um aumento significativo das pesquisas sobre a docência masculina na educação infantil. A inserção de homens professores na educação infantil, por um lado, desperta curiosidade nas crianças, mas, por outro, essa presença causa estranhamento, desconfiança e insegurança nos familiares e até mesmo nas colegas de profissão. O livro Professores Homens na Educação Infantil: percursos investigativos nos brinda com análises instigantes e criativas, a partir de pesquisas desenvolvidas em diferentes realidades – nacionais e internacionais –, com metodologias diversas, evidenciando o quanto os homens-professores que atuam na educação infantil têm o exercício de suas funções laborais em constante escrutínio, principalmente quando o fazer docente envolve contato corporal e expressões de afeto. Esta obra nos instiga, portanto, a pensar sobre os diferentes modos de ser e estar nesse espaço educativo, primeira etapa da educação básica, em intensa e constante interação com as crianças, mas também com suas famílias, com os/as demais colegas de profissão, gestores/as e membros de uma comunidade. Lidar com crianças pequenas é, antes de tudo, estabelecer vínculos, ter uma escuta atenta e sensível, estar disponível para acolher suas demandas de cuidado e proteção, desafios que precisam ser enfrentados por todas as pessoas que abraçam a docência como ofício e compromisso ético-político-pedagógico.
Jane Felipe (Professora Titular da UFRGS)
Autores:
Antônio Marcos de Sousa Barbosa Miranda
Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Infância e Educação Infantil, pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Cuidado, Educação e Infâncias (CEI/FaE/UFMG). É Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, ocupando o cargo de Secretário do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG. Atualmente, cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimennto e Inclusão Social da FaE-UFMG.
Cláudia Denise Sacur Marques
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Ensino de Educação Especial com ênfase em TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) na Faculdade FAVENI. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH) e do Fórum Alagoano de Defesa da Educação Infantil (FADEDI). Professora de inglês do Ensino Fundamental I no Centro Integral Bilingue de Pilar-AL.
Clemerson Elder Trindade Ramos
Mestre em Educação pela PUC Goiás. Pedagogo. Professor Criancista. Profissional da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Professor de bebês e profissional da Educação Básica em Aparecida de Goiânia. Membro do GEPCEI (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância) da PUC Goiás.
Daniel José da Silva
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educacionais - FACED/PPGED/UFU. Atualmente é Analista Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG. Desenvolve projeto de pesquisa relacionados aos Estudos de Gênero e Masculinidades. Integrante do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia
Gabriel Fonseca Fischer
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de MinasGerais. Atua em escolas de educação infantil da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Isabella Signorelli Fernandes
Mestre em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Turim e possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2014). Membro do grupo de estudos “CORPINFÂNCIAS - Pesquisa e Primeira Infância: Linguagens e Culturas Infantis” (USP) e Grupo HOME. Atualmente, cursa o doutorado na Universidade de Genebra, com bolsa da Swiss Government Excellence Scholarship, Assistente de pesquisa e ensino no grupo de pesquisa Interaction & Formation, da Universidade de Genebra (Suíça). Atua com formação de professores/as no Brasil e na Itália, com foco especialmente na documentação pedagógica, progettazione educativa, observação e auto-observação no campo 0-6 e de gênero.
Joaquim Ramos
Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como bolsista do CNPq, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia/Bogotá, onde realizou parte dos estudos de doutorado (sanduíche). Na UFMG participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA). Atualmente, é docente na Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de educação de Belo Horizonte e no Ensino Médio, na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Josiane Peres Gonçalves
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Permanente do Programa do Pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista Produtividade: Fundect/CNPq.
Késia Cristina Matos da Silva
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do ensino fundamental na Prefeitura municipal de Nova Lima, Minas Gerais. Atualmente, cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimennto e Inclusão Social da FaE-UFMG.
Lenira Haddad
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011). É professora titular da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa “Educação Infantil e Desenvolvimento Humano”.
Leonardo Felipe Gonçalves Duarte
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Professor de Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de São Paulo. Atualmente é membro e vice-líder do grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Gênero e Educação (GEPDGE).
Maria Eulina Pessoa de Carvalho
PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Ralizou pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2010-2011). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba, leciona no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão. Foi coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2021-2023). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq.
Michelle Gonçalves do Nascimento Faria
Mestra em Educação pela Unifesp. É professora de bebês e crianças na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, educação da pequena infância, cultura e sociedade (EFLCH-Unifesp) e do Grupo de Pesquisa Educação Infantil, Corpo e arte (Faculdade de Educação -USP). Participa dos grupos de estudo, a saber: Contextos Integrados de Educação Infantil (Faculdade de Educação- USP), Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras (EFLCH-Unifesp).
Paolo Bianchini
Professor Titular de História da Pedagogia na Universidade de Turim, onde se dedica ao estudo da História da Educação e das práticas de divulgação da cultura na Europa entre os séculos XVIII e XXI. Atua como professor visitante em diversas universidades na Europa e nos Estados Unidos. É autor de monografias e ensaios publicados em italiano, inglês, francês, espanhol e português.
Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor na Unidade Acadêmica de Educação Básica e Colégio de Aplicação da UFCG (UAEB/CAp), exercendo a docência em turmas de crianças pequenas na etapa da Educação Infantil, coordenador do setor de Pesquisa e Extensão (Biênio 2023-2025) e supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/CAPES) na referida Unidade.
Romilson Martins Siqueira
Pós Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFG. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Curso de Pedagogia da PUC Goiás.
Sandro Vinicius Sales dos Santos
Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infâncias - FaE-UFMG.
Silvia Stefani
Doutora em Ciências Sociais e formada em Antropologia Cultural e Etnologia. Trabalhou com desigualdades urbanas, gênero e racialização em Cabo Verde e no Brasil, e com questões de falta de moradia e bem-estar social na Itália. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Gênova, onde estuda a relação entre envelhecimento e migração, e leciona antropologia na Universidade de Turim e no Politécnico de Turim.
Vagner Matias do Prado
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio doutoral no Departamento de Antropología Social da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8620-7
ISBN Digital: 978-65-251-8617-7
DOI: 10.24824/978652518620.7
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 290
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: P932 Professores Homens na Educação Infantil: percursos investigativos / Sandro Vinicius Sales dos Santos et al. – Curitiba : CRV, 2025. 290 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8617-7 ISBN Físico 978-65-251-8620-7 DOI 10.24824/978652518620.7 1. Educação infantil. 2. Docência masculina. 3. Gênero. 4. Professores homens. 5. Creche. 6. Pré-escola. I. Santos, Sandro Vinicius Sales dos, et al. org. II. Título III. Série. CDU: 373.2 CDD: 372.21 Índice para catálogo sistemático 1. Educação: 372.21
