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Autores: Elizabeth Ângela dos Santos - Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira - Waldinéia Antunes Alcântara Ferreira
Sinopse:
O presente livro trata sobre as questões referentes as relações de gênero na profissão docente, com enfoque nos cursos de formação de professor@s para os anos inicias do Ensino Fundamental (Pedagogia). Busca-se delinear as representações sociais de alunas egressas do curso de pedagogia, visualizando as representações que estas têm sobre a feminização da profissão docente. Procura-se saber como as alunas egressas percebem atualmente a feminização de sua profissão e qual é a relação desta percepção com a orientação que está sendo dada a esta “profissionalidade” e com a “solidificação” da carreira e “identidade docente”. As relações de gênero atravessam as profissões, classificando os lugares sociais que devem ser ocupados pelos indivíduos conforme o seu sexo. Portanto, as relações transversais de poder que perpassam as interações sociais são construções históricas e culturais, que se delinearam ao longo do tempo, pois a sociedade nos arranja e nos constrói. Nessa perspectiva a educação é vista como fator fundamental na sociedade, sendo visualizada como uma das potenciais ferramentas para desconstruir essas relações desiguais que existem em nossa sociedade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422528
DOI:10.24824/978858042252.8
Ano de edição:2011
Número de páginas:94
Formato:14x21