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Autores: Gildo Volpato
Sinopse:
Este livro apresenta resultados de pesquisa que envolveu três cursos de graduação que tradicionalmente formam profissionais liberais: Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos. A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Foram identificados os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade. Os resultados revelaram que os estudantes têm como referência na docência os professores que atuam, principalmente, em disciplinas de final do curso, com forte inserção na prática profissional. Valorizam aspectos da docência relacionados ao domínio de conhecimento, a metodologias e estratégias de ensino e às atitudes pessoais dos professores. Os saberes e habilidades reveladas da profissão de origem definem o esteio das práticas de ensinar e aprender que vivem com seus alunos. Nesse caso, os docentes das profissões liberais formam um grupo com características próprias, se considerado o tradicional perfil acadêmico dos docentes universitários. Os alunos apreciam, ainda, aspectos que correspondem aos seus interesses e valores pessoais. Os professores baseiam-se nos exemplos culturais de ex-professores e nas suas próprias experiências do campo profissional para construir seus referenciais para a docência. Em alguns casos foi possível identificar sinais de inovação nas suas práticas, considerando-as na perspectiva da ruptura com práticas pedagógicas tradicionais. Os professores percebem que as avaliações externas contribuem para o crescimento e melhoria da universidade, porém valorizam mais as que levam em conta o cotidiano da sala de aula. O campo profissional e os órgãos de classe também exercem alguma influência em suas formas de atuação na docência, especialmente pela posição desses órgãos diante das políticas de formação e expansão dos seus cursos. Portanto, a leitura desta obra é imprescindível tanto para os profissionais responsáveis pela formação pedagógica dos professores universitários quanto para os profissionais liberais que desejam melhor compreender o trabalho que realizam como docentes e, fundamentalmente, melhorar a qualidade do ensino que realizam na universidade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480713
DOI:10.24824/978856248071.3
Ano de edição:2010
Número de páginas:202
Formato:14x21
Assunto:
Gildo Volpato
O professor universitário: aspectos objetivos e subjetivos
na constituição da docência
O campo científico: estrutura educacional, valor do conhecimento
e relações de poder
Possibilidades de inovação na docência universitária
De profissional liberal à docente: o caminho percorrido
Das formas de ingresso à situação atual
Razões da opção pela docência
Referências balizadoras no início da docência
Formação acadêmica após o ingresso na universidade
Formas de ensino e concepções de aprendizagem dos
profissionais liberais professores
Características dos docentes, das disciplinas e dos
cursos na perspectiva dos professores
Expectativas dos professores sobre o comportamento
dos alunos e suas concepções de aprendizagem
Procedimentos metodológicos e estratégias de
ensino adotadas em aula
Sinais de inovação nas práticas pedagógicas dos profissionais
liberais professores
Ruptura com a mera transposição transferência
de conhecimento
Ruptura com a postura hierárquica de relação
professor/aluno
Ruptura com a concepção de conhecimento
pronto/acabado
Ruptura com a avaliação classificatória/verificatória
Ruptura com a sisudez/apatia na sala de aula
Impactos das avaliações na docência
A avaliação externa na perspectiva dos professores
A Avaliação Institucional na opinião dos professores
A avaliação no cotidiano da sala de aula e impactos
na docência
Impactos dos órgãos de classe nos profissionais
liberais professores
O papel dos órgãos de classe na perspectiva
dos professores
Os documentos dos conselhos de profissão e as
perspectivas de ensino e formação anunciadas
A Revista da OAB
A Revista do CONFEA e o Boletim do CREA/SC
A Revista do CREMESC
CAPÍTULO
Sínteses e considerações finais
REFERÊNCIAS
SOBRE O autor
Volpato, Gildo
Profissionais liberais professores: Aspectos da docência que se tornam referência na educação
superior / Gildo Volpato. -- 1. ed. -- Curitiba: Editora CRV, 2010.
201p.
Bibliografia.
ISBN 978-85-62480-71-3
1. Ensino superior 2. Pedagogia universitária 3. Pesquisa educacional 4. Professores
universitários - Prática de ensino I . Título.
10-05089 CDD-378.125