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Autores: Camila de Fátima Soares dos Santos - Edite Maria Sudbrack
Sinopse:
Este livro destina-se ao estudo das concepções de profissionalização docente expressas no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Apresenta análise de uma política de planejamento educacional e das políticas que orientam e definem os processos de formação e valorização - Plano Nacional de Educação (2014-2024) e atos legais sancionados após o PNE: a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 e o Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Partimos do pressuposto de que o PNE representa um marco importante no planejamento da educação brasileira, sobretudo, no campo das políticas educacionais e, dessa forma, recebe influências sociais, econômicas e culturais de ordem nacional e internacional. Ao nos reportarmos às políticas educacionais, estamos nos referindo ao agir e ao fazer, principalmente, com ações governamentais, que são pensadas e implementadas no sistema educacional; expressam a multiplicidade e a diversidade de um dado momento histórico, exercendo uma função específica, tendo certa autonomia para modificar-se e ajustar-se de acordo com o contexto e meio em que se inserem. Esta obra anuncia, ainda, os espaços e conhecimentos das políticas globais de educação na medida em que criam padrões de relacionamentos, posições e sistemas que impactam na reforma do Estado e da educação, com destaque para as influências dos organismos multilaterais (Banco Mundial, UNESCO e CEPAL), na agenda política educacional brasileira. Destaca que o PNE, enquanto política de estado, deveria assumir protagonismo na direção da elaboração de políticas educacionais, com destaque àquelas que abarcam a profissionalização docente: formação inicial e continuada, condições de trabalho, remuneração e carreira.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421970
DOI:10.24824/978854442197.0
Ano de edição:2018
Número de páginas:146
Formato:16x23
Assunto:
S194
Santos, Camila de Fátima Soares dos.
Profi ssionalização docente no contexto do PNE: entre proclamações e desmontes / Camila
de Fátima Soares dos Santos, Edite Maria Sudbrack.
ISBN 978-85-444-2197-0
DOI 10.24824/978854442197.0
1. Educação 2. PNE 3. Docência I. Sudbrack, Edite Maria II. Título III. Série.
CDU 37 CDD 370
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
PREFÁCIO
Leda Scheibe
INTRODUÇÃO
O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
NA ARENA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS:
conceitos e concepções
Contextualizando as Políticas Públicas
e Políticas Educacionais
O Plano Nacional de Educação como política
educacional: gênese e desafios
Um pouco de história
O Planejamento na história educacional brasileira
PNE -
CONTEXTOS E CENÁRIOS
Organismos multilaterais e políticas educacionais:
uma relação dependente
Banco Mundial (BM)
Organização das Nações Unidas para
Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
Comissão Econômica para a América Latina
e o Caribe (CEPAL)
Organização do Estado e Projeto Socioeducacional
no âmbito da Globalização
Repercussões e influências nas políticas
de profissionalização docente (formação e valorização),
no contexto brasileiro
Políticas de financiamento x formação
e valorização docente
Currículo e formação docente – algumas considerações
Políticas docentes nacionais para o século XXI – um
olhar sobre as ações que antecedem o PNE -
POLÍTICAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE:
entre o proclamado e o planejado, o que dizem os documentos?
Formação Docente
Valorização do Profissional Docente
Política de Profissionalização: dever do Estado
e direito dos professores – entre conquistas e desafios