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Autores: Sônia Regina de Souza Fernandes
Sinopse:
A tese de Sonia Fernandes traz uma tematização atual que visibiliza a necessidade de um projeto de Escola e de processos pedagógicos possíveis em que o conhecimento escolarizado pode ser produzido na materialidade das relações concretas do mundo da vida e do trabalho. Como afirma a autora: “é possível dizer que a (re)significação desta experiência no quadro ou no campo dos estudos da escola e dos processos de alfabetização pressupõe compreender as trajetórias escolares como sendo caminhos provisórios e contextualizados que se vão construindo e reconstruindo em processos de negociação, conflitos e contradições com as situações e os sujeitos educativos nela envolvidos, sejam eles locais e ou universais”.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408896
DOI:10.24824/978854440889.6
Ano de edição:2016
Número de páginas:212
Formato:16x23
Assunto:
F411p
Fernandes, Sônia Regina de Souza
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emancipatórias: os contributos da escola da ponte de Portugal / Sônia Regina de Souza Fernandes. - 1. ed.
1. Letramento - Brasil. 2. Alfabetização. 3. Leitura. 4. Educação - Brasil. 5. Educação - Portugal. 6. Educação comparada. I. Título.
16-32088
CDD: 372.4
CDU: 372.4
SUMÁRIO
PREFÁCIO
NOTAS INTRODUTÓRIAS
LEMBRANÇAS DO QUE FUI OU DO QUE ESTOU SENDO?
As Origens do Trabalho
Cantando não me canso nem de viver, nem
de sonhar: a Escola da Ponte um sonho possível?
Situando o problema
Os conceitos/categorias de sustentação: explicitando
o lugar, a compreensão
O conceito de emancipação
O conceito de autonomia
Os conceitos de reforma, inovação e r
uptura
O conceito de alfabetização
O conceito de cidadania
DIÁLOGOS POSSÍVEIS: os caminhos da pesquisa
A Forma?
O Local e os Sujeitos da investigação
Caracterizando a escola em seu contexto micro
Políticas educacionais em Portugal: contextos
e movimentos
Situando o lugar, os movimentos
Movimentos
educativos e curriculares
Tradição
Territorialização
Gestão Flexível do Currículo
Concretização da autonomia escolar
EDUCAÇÃO, ESCOLA E CONHECIMENTO:
tramas, teias e recortes
Escolhemos a Ponte porque não ensina
só conteúdo ensina ‘valores’: os sentidos da escola
SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO: a dialogocidade possível
A dimensão cidadã, a prática social:
movimentos e processos na Ponte
A dimensão teórico-metodológica: a iniciação ª vez
O processo em sala de aula
PONTES PARA COMPREENDER A PONTE
Tesouros, mapas, caminhos:
a construção histórica da Ponte
As condições que viabilizaram (ou não) a existência
do Projeto Fazer a Ponte, a conquista da
autonomia e a crise
O contexto social, cultural e político
O arquiteto, a importância do líder, as relações
de colegiabilidade, o trabalho em ‘equipa’:
o identificar-se ou não com projeto
Da clandest
inidade à visibilidade: a visibilidade
como condição para manutenção do projeto
O Projeto como ‘Ponte’: a sustentação da travessia
A Ponte não inventou nada, a sustentação teórica,
a ruptura: nem ciclos, nem séries, nunca mais
o professor sozinho
As formas de agrupamento:
tempo de estar todos juntos
As formas de participação no processo
de gestão da escola: crianças e professores
como protagonistas
A autonomia (autonomia conquistada x autonomia
outorgada): as dimensões desse processo
REFLEXÕES QUE NÃO CESSAM:
as (in)conclusões de uma travessia de pesquisa
ISBN 978-85-444-0889-6