15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$29,90 sem juros | Total R$29,90 | |
2 x de R$14,95 sem juros | Total R$29,90 | |
3 x de R$9,97 sem juros | Total R$29,90 | |
4 x de R$7,74 | Total R$30,94 | |
5 x de R$6,29 | Total R$31,47 | |
6 x de R$5,34 | Total R$32,01 | |
7 x de R$4,65 | Total R$32,55 | |
8 x de R$4,14 | Total R$33,10 | |
9 x de R$3,74 | Total R$33,66 | |
10 x de R$3,42 | Total R$34,22 |
Autores: Jáima Pinheiro de Oliveira - Tania Moron Saes Braga
Sinopse:
Estudiosos do desenvolvimento infantil têm utilizado muitos recursos para analisar a produção escrita de crianças com dificuldades em relação a essa habilidade. Nessas análises, as maiores preocupações relacionam-se ao campo do ensino, já que as dificuldades para ler e para escrever são as mais evidentes manifestações de escolares com atraso no processo de alfabetização. Essas análises têm incentivado a elaboração de recursos que favoreçam as habilidades de leitura e de escrita. Esse é o contexto do PRONARRAR, um programa que visa favorecer o desenvolvimento da leitura e da produção de textos. Esse programa trabalha, ao mesmo tempo, as habilidades de leitura e de escrita e tem como foco as crianças com atraso no processo de alfabetização. O programa usa o gênero narrativo ou de histórias e tem como base o princípio da metatextualidade, isto é, ele possibilita que o escolar analise os aspectos que compõem o texto. Portanto, ao analisar a sua elaboração textual, o escolar tende a melhorar a estrutura dela, à medida que essa produção acontece. Optamos pelo uso do gênero narrativo porque ele parece ser o que mais possibilita a formação de um leitor reflexivo. De acordo com alguns autores, a familiaridade com a habilidade de narrar eventos coloca a criança em contato com um gênero textual que lhe será apresentado posteriormente, sem que ela saiba. À medida que é desenvolvida a capacidade de narrar fatos e eventos, essa habilidade se aprimora a tal ponto que a criança passa não somente a relatar experiências vivenciadas, mas também a recontar histórias e utilizar-se dessa capacidade para criar novos cenários e personagens. Por isso, a sua autoria começa a ser desenvolvida. Em função dessa estreita relação da criança com o gênero textual narrativo, muito antes de sua entrada na escola, optamos por trabalhar com histórias, no PRONARRAR.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425222
DOI:10.24824/978858042522.2
Ano de edição:2012
Número de páginas:70
Formato:14x21
Assunto:
CAPÍTULO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
BASES TEÓRICAS E OBJETIVOS DO PRONARRAR
CAPÍTULO
COMO USAR O PRONARRAR
CAPÍTULO
GRAVURAS UTILIZADAS PARA A EMERGÊNCIA DE
HISTÓRIAS ESCRITAS AO LONGO DO PRONARRAR
CAPÍTULO
COMO AVALIAR AS PRODUÇÕES DOS ESCOLARES
CAPÍTULO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
Anexo
Histórias ilustradas pelo PRONARRAR
(em ordem alfabética)
Anexo
Outros quadros utilizados para analisar as
produções dos escolares (OLIVEIRA, 00)
Pareceristas ad hoc
SOBRE AS AUTORAS
Oliveira, Jáima Pinheiro de
PRONARRAR: Programa de intervenção metatextual: apoio para escolares com
atraso no processo de alfabetização / Jáima Pinheiro de Oliveira, Tania Moron Saes
Braga. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
70p.
Inclui biliografia
ISBN 978-85-8042-522-2
1. PRONARRAR. 2. Distúrbios da aprendizagem. 3. Educação de crianças. 4.
Alfabetização. I. Tania Moron Saes, Braga. II. Título
12-7089. CDD: 370.15
CDU: 37.015.3