1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Preencha seu nome e e-mail para receber a liberação deste livro.
Autores:
FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA
Licenciado em Física (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Professor de Física da rede estadual do Ceará.
SILVANY BASTOS SANTIAGO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Avaliação Educacional (UFC). Doutora em Educação (UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
ELONEID FELIPE NOBRE
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Física pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
LUCIELMA BERNARDINO COELHO DE ARRUDA
Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
JOAIS MARTINS SILVA
Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
ANA LÚCIA LEAL
Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste. Professora Adjunta do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
RAQUEL SALES MIRANDA
Licenciada em Ciências Biológicas (UFC). Mestre em Educação (UFC) e Doutoranda em Educação (UFC). Professora de Ciências da Rede Municipal de Fortaleza.
ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO
Licenciado em Ciências Biológicas (UFAL).
MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA
Licenciada em Ciências Biológicas (UECE). Mestre em Educação (UFC) e Doutoranda em Educação (UFC). Professora assistente 2 da Universidade Federal de Alagoas.
RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Licenciada em Ciências Biológicas (UFU). Mestre em Educação (UFC) e Doutora em Educação (UFSC). Professora Adjunta 4 da Universidade Federal do Ceará.
RAQUEL SALES MIRANDA
Licenciada em Ciências Biológicas (UFC). Mestre em Educação (UECE) e Doutoranda em Educação (UFC). Professora de Ciências da Rede Municipal de Fortaleza.
JOSÉ OSSIAN GADELHA DE LIMA
Licenciado em Química (UFPI). Doutor em Química (UFMG). Professor Adjunto L do curso de licenciatura plena em Química da Faculdade de Educação de Crateús (UECE).
MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS
Graduado em Licenciatura em Matemática (UFS). Pós-Graduando em nível Lato Sensu pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI em Ensino de Matemática e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS).
LAERTE SILVA DA FONSECA
Pós-Doutorado e Doutorado em Educação Matemática (UNIAN), Professor Titular da Área de Educação Matemática (IFS). Docente e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS). Bacharelando em Psicologia (FASE/Estácio).
MILÍNIA STEPHANIE NOGUEIRA BARBOSA FELÍCIO
Laboratório de Pesquisa Multimeios.
ELAINE DE SOUSA TEODOSIO
Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática.
JOSÉ AIRTON DE OLIVEIRA FAUSTINO
Universidade Federal do Ceará.
MARIA IRACEMA BARBOSA MOURA
Licenciada em Ciências Biológicas (UFPI). Especialista Em Ensino de Biologia (IFPI). Mestranda em Ensino das Ciências (UFRPE). Professora de Biologia do Ensino Básico.
RENATO ARAÚJO TORRES DE MELO MOUL
Licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE). Mestrando em Ensino das Ciências (UFRPE). Professor de Biologia do Ensino Básico.
FRANCISCA DAS CHAGAS ALVES DA SILVA
Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI-PICOS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA). Professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI-PICOS).
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Engenheira Química (UFC). Mestre em Química Inorgânica. Doutora em Química Orgânica (UFC). Professora Associada do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
FÁTIMA MIRANDA NUNES
Bacharel em Química Industrial (UFC), Mestre e Doutora em Química Orgânica (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC.
SILVANY BASTOS SANTIAGO
Graduada em Pedagogia (UFC). Especialista em Controle de Qualidade em Educação (UFC). Mestre e doutora em Educação Brasileira (UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
JHONNATA DE SOUSA BATISTA
Licenciado em Química (UVA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Professor de Química do ensino Médio da Secretaria da Educação do Ceará.
MARIA DAS GRAÇAS GOMES
Doutora em Físico Química pela Universidade de São Paulo São Carlos. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará – Departamento de Química Analítica e Físico-Química. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
ECIÂNGELA ERNESTO BORGES
Licenciada em Química pela UFC. Especialista em Ensino de Química pela UFC. Mestre em Ensino de Ciências de Ciências e Matemática pela UFC (ENCIMA). Professora efetiva de Química da E.E.F.M. Professor Paulo Freire.
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Engenheira Química. Mestre em Química Inorgânica. Doutora em Química Orgânica pela UFC. Professora Associada do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
ISAÍAS BATISTA LIMA
Graduado e Bacharel em Filosofia (UECE). Mestre e Doutor em educação brasileira pela UFC. Professor Adjunto da UECE. Professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
Químico Industrial. Professor Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
ERIKA MARIA DA SILVA OLIVEIRA
Graduanda do curso de Bacharelado em Química (UFC).
FÁTIMA MIRANDA NUNES
Bacharel em Química Industrial (UFC). Mestre e Doutora em Química Orgânica (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC.
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Engenheira Química (UFC). Mestre em Química Inorgânica (UFC). Doutora em Química (UFC). Professora Associada do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC.
RAFAEL NASCIMENTO SOUSA
EEEP – Eusébio de Queiroz CE e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).
ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências. Departamento de Química Analítica e Físico-Química e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências. Departamento de Química Analítica e Físico-Química e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).
MARIA DE FÁTIMA LOPES FERNANDES
Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências. Departamento de Química Analítica e Físico-Química.
MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES
Licenciado em Ciências Biológicas (UNIVEN). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Bolsista CAPES.
GUILHERME FERNANDES RAMOS DA SILVA
Licenciado em Filosofia e Graduando em Medicina (UFS). Mestre em Filosofia (UFBA). / Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFS).
MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS
Licenciado em Matemática (UFS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Bolsista FAPITEC.
MARIA CLEIDIANE BARBOSA DA SILVA
Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Área de concentração Ensino de Ciências.
BRUNO VENTURA DE QUEIROZ
Licenciado em Química. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Área de Concentração Ensino de Química.
RAPHAEL ALVES FEITOSA
Departamento de Biologia da UFC. Doutor em Educação. Docente do ENCIMA-UFC e do PGECM-IFCE.
FELIPE ALVES SILVEIRA
Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Mestrando acadêmico do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática do IFCE.
ANA KARINE PORTELA VASCONCELOS
Orientadora da pesquisa. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati. Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará- UFC.
PEDRO HERMANO MENEZES DE VASCONCELOS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
GLEISON LOPES DA SILVA
Licenciado em Química (IFCE). Professor de Química do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
SILVANY BASTOS SANTIAGO
Graduada em Pedagogia (UFC). Mestre em Educação (UFC) e Doutora em Educação (UFC). Atualmente é professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Ceará. Professora permanente do Mestrado Profissional do Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará.
ELONEID FELIPE NOBRE
Bacharelado em Física (UFC). Mestrado em Física (UFC) e doutorado em Física (UFC). Atualmente atua na área de Ensino de Física, com ênfase no Ensino à Distância e na formação de professores. É professora e orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará.
JAQUELINE DE LIMA NASCIMENTO
Licenciada em Química (IFCE).
JOÃO GOMES DE OLIVEIRA NETO
Licenciado em Química (IFCE). Mestrando em Ciências dos Materiais (UFMA).
RAYCHIMAM DOUGLAS SANTANA BEZERRA
Licenciado em Química (IFCE). Mestrando em Ciências dos Materiais (UFMA).
FRANCISCO MÁRCIO MORAIS
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza.
ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza. Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis.
DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
MARIA IZABEL GALLÃO
Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.
PATRÍCIA MATIAS SENA DE CARVALHO
Licenciada em Química (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA). Professora efetiva da E.E.F.M. Adahil Barreto Cavalcante.
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Engenheira Química (UFC). Mestre em Química Inorgânica. Doutora em Química Orgânica (UFC). Professora Associada do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
ISAÍAS BATISTA DE LIMA
Bacharel e Licenciado em Filosofia (UECE). Especialista em Filosofia Política (UECE). Mestre e doutor em Educação Brasileira (UFC). Professor Adjunto da UECE. Professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
AGILSON NASCIMENTO DE SOUZA
Licenciado em Química (UFRPE). Mestre em Ensino de Ciências (UFRPE). Professor de Química do Ensino Básico e Químico da UFPE.
REGINA CÉLIA BARBOSA DE OLIVEIRA
Doutora em Ciências Marinhas Tropicais. Professora Adjunto 1 do Curso de Química-Licenciatura da UFPE e do mestrado em Educação em Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática.
KHENNYA MARIA GONÇALVES DE ARAÚJO
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Cariri – URCA.
RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA
Licenciada em Matemática (IFCE). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará, SEDUC.
FRANCISCO RÉGIS VIEIRA ALVES
Bacharel e Licenciado em Matemática (UFC). Mestre em Matemática Pura e Educação (UFC). Doutor em Educação (UFC). Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE).
JEFFERSON SILVA COSTA
Licenciado em Ciências Biológicas (UFAL – Campus Arapiraca). Especialista em Educação Ambiental na Faculdade de Educação São Luís. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (UFRPE), no qual é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (UFRPE) e Professora Adjunta dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca.
ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO-LEÃO
Graduada em Medicina e Mestre em Bioquímica (UFPE). Doutora em Ciências (Bioquímica) (UFPR). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Associada 4 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências.
ESILENE DOS SANTOS REIS
Licenciada em Ciências Naturais (UEPA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA). Professora de Química do Ensino Básico da Secretaria de Educação do Estado do Pará.
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Engenheira Química (UFC). Mestre em Química Inorgânica. Doutora em Química Orgânica (UFC). Professora Associada do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
ISAÍAS BATISTA DE LIMA
Bacharel e Licenciado em Filosofia (UECE). Especialista em Filosofia Política (UECE). Mestre e doutor em Educação Brasileira (UFC). Professor Adjunto da UECE. Professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
MERIELLE CRISTINE DA SILVA ARRUDA
Licenciada em Pedagogia (UFRPE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE).
LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Educação da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática – UFRPE.
RENATO ARAÚJO TORRES DE MELO MOUL
Licenciado em Biologia. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Departamento de Educação. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências.
ROSÂNGELA VIDAL DE SOUZA ARAÚJO
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal.
MARÍLIA DE FRANÇA ROCHA
Universidade de Pernambuco (UPE). Instituto de Ciências Biológicas.
ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO-LEÃO
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal.
ALEXANDRE D’EMERY DA SILVA GOMES
Licenciado em Química (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Professor Pleno I (SEDUC-CE).
JÚLIO WILSON RIBEIRO
Doutor em Ciências (ITA). Professor (DFE/PPGEB e ENCIMA/UFC).
JOSÉ ROGÉRIO SANTANA
Doutor em Educação (PPGEB/UFC). Professor (DFE/PPGEB e ENCIMA/UFC).
FRANCISCO CLEUTON DE ARAUJO
Professor de Matemática e Ciências em escolas públicas de Fortaleza – SME. Mestre em Matemática – UFERSA. Especialista em Ensino de Física – UFC.
FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES
Licenciado em Física (UECE). Especialista em Ensino de Física (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCCE). Professor da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC).
EWERTON WAGNER SANTOS CAETANO
Bacharel em Física (UFC). Mestre em Física (UFC). Doutor em Física (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE).
FRANCISCO RÉGIS VIEIRA ALVES
Licenciado em Matemática (UFC). Mestrado em Matemática (UFC). Doutor em Educação (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE).
ANA KÉDYNA RIBEIRO DE SOUZA
Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Química da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).
MARIA GORETTI DE VASCONCELOS SILVA
Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutor em Química Orgânica (UFC). Pós-doutorado no IQSC-USP e na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC).
MARCELLO SPIANDORIN
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológica (UEL). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.
LUCAS DE SOUSA RIBEIRO
Licenciado em Ciências Biológicas (UFC). Mestrando em Educação Brasileira (UFC). Professor de Ciências da Rede Municipal de Fortaleza, Professor de Biologia na Rede Estadual do Ceará.
RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Doutora em Educação (UFSC). Professor Associado 1 do Curso de Pedagogia da UFC, do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação Brasileira (UFC), na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, na linha Métodos Pedagógicos no Ensino de Ciências.
DAIANE SANTOS LIMA
Licencianda em Ciências Biológicas. Bolsista do PET/ Biologia UFC MEC/SESu. Universidade Federal do Ceará.
NAELE COELHO DA ROCHA
Licencianda em Ciências Biológicas. Bolsista do PET/ Biologia UFC MEC/SESu. Universidade Federal do Ceará.
MARIA IZABEL GALLÃO
Professora Titular do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET/Biologia/UFC.
JOSIEL ALBINO LIMA
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE).
CAROLINE DE GOES SAMPAIO
Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.
MARIA CLEIDE DA SILVA BARROSO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC.
GLAUCIANE CAMELO PINHO
Bacharel em Química Industrial (UFC). Licenciada em Química (UECE). Especialização em Ensino de Química (UFC). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará.
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA
Engenheira Química. Mestrado em Química Inorgânica. Doutorado em Química Orgânica pela UFC. Professora Associada do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
ISAÍAS BATISTA DE LIMA
Bacharel em Filosofia (UECE). Mestrado e doutorado em educação brasileira pela UFC. Professor Adjunto da UECE. Professor do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC (ENCIMA).
PAULO HENRIQUE MACHADO DE SOUSA
Licenciado em Química (UFC). Mestrado em Tecnologia de Alimentos (UFC). Doutorado em Ciências e Tecnologia de Alimentos (UFV). Professor do Curso de Gastronomia e do Curso de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos (UFC).
FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES
Licenciado em Física (UECE). Especialista em Ensino de Física (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCCE). Professor da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC).
SUIANE COSTA ALVES
Licenciada em Química (UECE). Especialista em Mídias na Educação (UFC). Mestre em Ensino de Ciências (UFC). Professora da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC).
ANA KAMILA MEDEIROS LIMA
Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do Programa de Educação Tutorial PET/Biologia/UFC.
JENNIFER BRUNA OLIVEIRA DE BRITO
Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do PET/Biologia/UFC.
RENATA CÂNDIDO CARVALHO
Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do PET/Biologia/UFC.
ÁLIFE BRUNO SOUSA DA SILVA
Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do PET/Biologia/UFC.
FRANCISCO BRENO SILVA TEÓFILO
Aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. Licenciado em Ciências Biológicas. Membro do Programa de Educação Tutorial PET/Biologia/UFC.
MARIA IZABEL GALLÃO
Professora Titular do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET/Biologia/UFC.
MONA LISA DIAS DA SILVA
Licenciada em Ciências Biológicas (UPE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFRPE), no qual é bolsista da Capes.
JEFFERSON SILVA COSTA
Licenciado em Ciências Biológicas (UFAL – Campus Arapiraca). Especialista em Educação Ambiental na Faculdade de Educação São Luís. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (UFRPE), no qual é bolsista da Capes.
CLEÓPATRA MARIA DO Ó
Graduada em Medicina Veterinária e Licenciada em Ciências Biológicas (UFRPE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (UFRPE).
ZÉLIA MARIA SOARES JÓFILI
Graduada em Sociologia Política pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais (PE). Mestre em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, SP. Doutora em Educação – University of Surrey, UK, sendo o título revalidado pela UFPE. Professora Adjunto IV aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na qual atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância.
ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO-LEÃO
Graduada em Medicina e Mestre em Bioquímica (UFPE). Doutora em Ciências (Bioquímica) (UFPR). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Associada 4 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências.E-mail.
GUILHERME FERNANDES RAMOS DA SILVA
Licenciado em Filosofia e Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFS). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/UFS).
MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES
Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (UNIVEN). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista CAPES.
FÁBIO HENRIQUE GONÇALVES CONCEIÇÃO
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista FAPITEC.
FRANCISCA CLÁUDIA FERNANDES FONTENELE
Licenciada em Matemática (UVA). Mestra em Educação Brasileira (UFC) e doutoranda em Educação (UFC).
ALESSANDRA SENES MARINS
Licenciada em Matemática (UEL). Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) e doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
DANIEL BRANDÃO MENEZES
Doutorando em Educação Brasileira pela UFC, Mestre em Matemática (UFC), licenciado em Matemática (UECE) e Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
ANTÔNIO VILEMAR BEZERRA LIMA
Universidade Federal do Ceará (UFC). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).
ELONEID FELIPE NOBRE
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).
WILTON DE CARVALHO LOPES
Licenciado em Física (UESPI). Especialista em Ensino de Física (UFPI) e Mestrando em Ensino de Física (UECE). Professor de Física do ensino Básico Técnico e Tecnológico Federal (IFPI).
Sinopse:
O livro Propostas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática contempla trabalhos desenvolvidos no Nordeste, em cinco Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática: ENCIMA-UFC, PGECM-UFPE, PPGEC-UFRPE; NPGECIMA-UFS; PGECM-IFCE, EDUMATEC-UFPE.
Detalhes:
ISBN: 978-85-444-2173-4
ISBN Digital: Não possui
DOI: 10.24824/978854442173.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 446
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
P959 Propostas inovadoras de ensino-aprendizagem no ensino de ciências e matemática / Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Carlos Alberto Santos de Almeida, Maria Izabel Gallão, Francisco Régis Vieira Alves (organizadores) ISBN 978-85-444-2173-4 DOI 10.24824/978854442173.4 1. Matemática – Estudo e ensino. 2. Professores de matemática – Formação. 3. Prática de ensino. I. Silva, Maria Goretti de Vasconcelos. org. II. Almeida, Carlos Alberto Santos de. org. III. Gallão, Maria Izabel. org. IV. Alves, Francisco Régis Vieira. org. 18-47109 CDD: 510 CDU: 51 PREFÁCIO Marco Antonio Moreira A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: uma estratégia para o estudo do Eletromagnetismo no ensino médio Francisco José da Rocha Silvany Bastos Santiago Eloneid Felipe Nobre A CONFIANÇA ATRAVÉS DO OLHAR DE OTTO FRIEDRICH BOLLNOW E A RELAÇÃO COM A RESILIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Lucielma Bernardino Coelho de Arruda Joais Martins Silva Ana Lúcia Leal A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SOBRE PRÁTICA AVALIATIVA PARA FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA Raquel Sales Miranda Alexandre Rodrigues da Conceição Maria Danielle Araújo Mota Raquel Crosara Maia Leite A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E A ATUAÇÃO DAS EDITORAS Raquel Sales Miranda José Ossian Gadelha de Lima ANALISANDO DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA NEUROCOGNITIVA Márcio Ponciano dos Santos Laerte Silva da Fonseca ASTROLÁBIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A TRIGONOMETRIA Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício Elaine de Sousa Teodosio José Airton de Oliveira Faustino CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: a célula e os desafios de sua compreensão Maria Iracema Barbosa Moura Renato Araújo Torres de Melo Moul CONSTRUINDO UM MUSEU ITINERANTE DE QUÍMICA SOB O OLHAR DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Francisca das Chagas Alves da Silva Maria Mozarina Beserra Almeida Fátima Miranda Nunes Silvany Bastos Santiago CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA MELHORIA DO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA Jhonnata de Sousa Batista Maria das Graças Gomes CONTRIBUIÇÕES DO PRODUTO EDUCACIONAL CONSTITUÍDO POR JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA Eciângela Ernesto Borges Maria Mozarina Beserra Almeida Isaías Batista Lima Antonio Carlos Magalhães CONTRIBUINDO COM A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA DA UFC ATRAVÉS DE MINICURSO DE QUÍMICA ORGÂNICA Erika Maria da Silva Oliveira Fátima Miranda Nunes Maria Mozarina Beserra Almeida CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DO SOFTWARE MULTIMÍDIA PILHA DE DANIELL PARA O ENSINO DE QUÍMICA Rafael Nascimento Sousa Antonio Carlos Magalhães Maria Mozarina Beserra Almeida Maria de Fátima Lopes Fernandes DESEMPENHO ESCOLAR: refletindo sobre as relações entre estilos de vida saudáveis e vulnerabilidade às IST/AIDS na adolescência Manoel Messias Santos Alves Guilherme Fernandes Ramos da Silva Márcio Ponciano dos Santos DIÁLOGO ENTRE DIVULGAR E APRENDER: a Seara da Ciência como cenário da formação docente Maria Cleidiane Barbosa da Silva Bruno Ventura de Queiroz Raphael Alves Feitosa ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA Felipe Alves Silveira Ana Karine Portela Vasconcelos Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos ENSINO DE QUÍMICA: plantas medicinais como uma ferramenta no ensino de funções orgânicas Gleison Lopes da Silva Silvany Bastos Santiago Eloneid Felipe Nobre Jaqueline de Lima Nascimento João Gomes de Oliveira Neto Raychimam Douglas Santana Bezerra ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM ESTUDANTE SURDO: estudo de caso em uma escola pública de Redenção-CE Francisco Márcio Morais Elcimar Simão Martins ENZIMA CATALASE EM AÇÃO: indicadores do enfoque CTS em textos de divulgação científica Diego Adaylano Monteiro Rodrigues Raquel Crosara Maia Leite Maria Izabel Gallão EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Patrícia Matias Sena de Carvalho Maria Mozarina Beserra Almeida Isaías Batista de Lima FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA REFLEXIVA Agilson Nascimento de Souza Regina Célia Barbosa de Oliveira HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA Khennya Maria Gonçalves de Araújo INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE COMPLEXIFICAÇÃO DO MODELO DE FIBONACCI FUNDAMENTADA NA ENGENHARIA DIDÁTICA ARTICULADA COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS Rannyelly Rodrigues de Oliveira Francisco Régis Vieira Alves LEITURA DE IMAGENS E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Jefferson Silva Costa Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão MINIDICIONÁRIO DIGITAL DE CONCEITOS QUÍMICOS ADAPTADOS PARA LIBRAS: um instrumento de aprendizagem para inclusão de alunos surdos Esilene dos Santos Reis Maria Mozarina Beserra Almeida Isaías Batista de Lima O CONTRATO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA? Merielle Cristine da Silva Arruda Lúcia de Fátima Araújo O ENSINO DE BIOQUÍMICA SOB UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA Renato Araújo Torres de Melo Moul Rosângela Vidal de Souza Araújo Marília de França Rocha Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão O USO DE SOFTWARE DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ELETROQUÍMICA NA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO Alexandre D’Emery da Silva Gomes Júlio Wilson Ribeiro José Rogério Santana USO DE VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA Francisco Cleuton de Araujo O USO DO MATHEMATICA® NO ENSINO DE FÍSICA Francisco Halyson Ferreira Gomes Ewerton Wagner Santos Caetano Francisco Régis Vieira Alves OFICINA TEMÁTICA – QUÍMICA FORENSE COMO FERRAMENTA DE ENSINO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Ana Kédyna Ribeiro de Souza Maria Goretti de Vasconcelos Silva OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DOS ECOSSISTEMAS CEARENSES Marcello Spiandorin OS MANUAIS DE APOIO DOS LIVROS DO PNLD DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS CONCEPÇÕES DE ENSINO Lucas de Sousa Ribeiro Raquel Crosara Maia Leite PET BIOLOGIA UFC: importância da prática do ensino para a formação dos Petianos Daiane Santos Lima Naele Coelho da Rocha Maria Izabel Gallão PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA AULA DE QUÍMICA Josiel Albino Lima Caroline de Goes Sampaio Maria Cleide da Silva Barroso PRODUTO EDUCACIONAL: orientações para o desenvolvimento de projetos em educação ambiental Glauciane Camelo Pinho Maria Mozarina Beserra Almeida Isaías Batista de Lima Paulo Henrique Machado de Sousa PROJETO PARQUE-ESCOLA: contextualizando o ensino e promovendo a aprendizagem em Física Francisco Halyson Ferreira Gomes Suiane Costa Alves QUE SOM É ESSE? APLICAÇÃO DE SONS DE ANIMAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ZOOLOGIA Ana Kamila Medeiros Lima Jennifer Bruna Oliveira de Brito Renata Cândido Carvalho Álife Bruno Sousa da Silva Francisco Breno Silva Teófilo Maria Izabel Gallão REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Mona Lisa Dias da Silva Jefferson Silva Costa Cleópatra Maria do Ó Zélia Maria Soares Jófili Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão TECNOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: um estudo multidisciplinar Guilherme Fernandes Ramos da Silva Manoel Messias Santos Alves Fábio Henrique Gonçalves Conceição UM OLHAR SOBRE O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: reflexões para o professor de Matemática Francisca Cláudia Fernandes Fontenele Alessandra Senes Marins Daniel Brandão Menezes UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA PERSPECTIVA DE UMA AULA CONTEXTUALIZADA DE HIDRODINÂMICA Antônio Vilemar Bezerra Lima Eloneid Felipe Nobre USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: uma estratégia de superar as práticas tradicionais Wilton de Carvalho Lopes