15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$76,68 sem juros | Total R$76,68 | |
2 x de R$38,34 sem juros | Total R$76,68 | |
3 x de R$25,56 sem juros | Total R$76,68 | |
4 x de R$19,84 | Total R$79,36 | |
5 x de R$16,14 | Total R$80,71 | |
6 x de R$13,68 | Total R$82,09 | |
7 x de R$11,93 | Total R$83,48 | |
8 x de R$10,61 | Total R$84,89 | |
9 x de R$9,59 | Total R$86,31 | |
10 x de R$8,78 | Total R$87,75 |
Autores: Aguinaldo Rodrigues Gomes - Ana Paula Squinelo (Orgs.).
Sinopse:
A obra destina-se a professores(as), pesquisadores(as), estudantes de graduação e pós-graduação em história e demais licenciaturas, mas também ao público em geral que se interessa pelo campo das Ciências Humanas. Partilhando das preocupações listadas por Rüsen e Barca, de pensar um processo de ensino/aprendizagem contextualizado e ancorado na investigação das evidências empíricas, selecionamos os textos presentes nessa coletânea que versa sobre o Ensino de História e as questões da cultura contemporânea. Assim, a presente publicação intitulada de Prospecções no Ensino de História: direitos, cultura e diversidade nasceu das problemáticas vivenciadas e partilhadas com os colegas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis, nas quais buscamos refletir sobre as temáticas do Ensino de História e suas interfaces com os direitos humanos, linguagens e diferenças. Buscamos, assim, congregar uma pluralidade de temas, abordagens e objetos de estudos de pesquisadores de diferentes regiões do país, permitindo uma visão ampla acerca das experiências de ensino e pesquisa no Brasil. Esperamos, pois, contribuir para a construção de uma sociedade multicultural, democrática e igualitária; bem como a superação, no âmbito do ensino de história, dos preconceitos, estereótipos, discriminação social e racial e no qual a diversidade cultural, o respeito às diferenças e as relações igualitárias sejam os principais fundamentos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419380
DOI:10.24824/978854441938.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:278
Formato:16x23
Assunto:
P962
Prospecções no ensino de história: direitos, cultura e diversidade / Aguinaldo Rodrigues
Gomes, Ana Paula Squinelo, (Orgs.).
278 p. Série Ensino e história – olhares para além do eixo.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1938-0
DOI 10.24824/978854441938.0
1. Educação 2. Ensino de história 3. Metodologia do ensino de história 4. Diversidade I.
Gomes, Aguinaldo R. org. II. Squinelo, Ana P. org. III. Título IV. Série.
CDU 9 CDD 907
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO:
PROSPECÇÕES E EMBATES PELA INTERFACE ENSINADA
DA HISTÓRIA APRESENTAÇÃO
Aguinaldo Rodrigues Gomes
PREFÁCIO
(O CELEBRAR EL VALOR DE LOS ABORDAJES CRÍTICOS EN
LA HISTORIA Y EN SUS FORMAS DE ENSEÑANZA)
Magdalena López
PROSPECÇÕES SOBRE ENSINO E DIVERSIDADE
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA
PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: sujeito histórico,
pensamento e propostas pedagógicas
Márcio André Aluize
Silma do Carmo Nunes
MEMÓRIAS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E DE MORTE
Priscila de Oliveira Xavier Scudder
“PRA LÁ DE BAGDÁ”: o lugar do oriente médio e dos árabes no
conteúdo programático escolar brasileiro
Murilo Sebe Bon Meihy
AUTONOMIA DIDÁTICA: reflexões sobre a prática de um
professor comunista
Aguinaldo Rodrigues Gomes
PROSPECÇÕES SOBRE CULTURA E ENSINO
DRAMATURGIAS DO CORPO: prospecções entre performance,
educação e história
Robson Pereira da Silva
MUSEUS ETNOGRÁFICOS E PATRIMÔNIO CULTURAL:
os objetos dos “outros” e suas memórias
Lídia Maria Meirelles
O ESTRANHAMENTO DO OLHAR: os usos da fotografa nas
experiências de um grupo do PIBID história
Edvaldo Correa Sotana
Miguel Rodrigues de Sousa Netto
HISTÓRIA E PATRIMÔNIO ARTÍSTICO-CULTURAL: os traços
arquitetônicos das cidades-capitais do centro-oeste
Antonio de Lion
PROSPECÇÕES SOBRE PRÁTICAS E (IN)
VISIBILIDADES NO ENSINO DE HISTÓRIA
CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA: entre propostas e
práticas – estudo de caso
Eliane Cristina Soares Charlet
Raimundo Nonato de Sousa Trindade
COMO APRENDER A ENSINAR HISTÓRIA
DA ÁFRICA E DOS AFROBRASILEIROS
Mírian Cristina de Moura Garrido
Felipe de Moura Garrido
RELAÇÕES AFRO-AMERÍNDIAS NOS ANAIS DE VILA BELA
DA SANTÍSSIMA TRINDADE 1734-1789
Lucybeth Camargo de Arruda