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Autores: Joaquim Jose de Freitas
Sinopse:
O tema central é o estudo da personalidade em uma abordagem sociocultural. Como referência, as pesquisas recaem sobre os escritos de Vygotsky e diversos autores da psicologia russa, cubanos e outros que contribuíram com o desenvolvimento desta abordagem no estudo da personalidade. Esse livro é apresentado de forma didática, de fácil compreensão e inédito no Brasil. De uma forma quase unânime, as teorias psicológicas são apresentadas em livros e artigos com grande ênfase no aspecto cognitivo. A instância afetiva é o indutor sem a qual não há aprendizagem, não há desenvolvimento. Na abordagem sociocultural, estuda-se os processos e formações psicológicas em sua forma integral, nas três instâncias psíquicas que formam a personalidade: o cognitivo (executor); o afetivo (indutor); e o consciente-volitivo como instância reguladora superior. Desmistifica-se a ideia de Vygotsky sobre a teoria sociocultural que é desenvolvida a partir de seus pressupostos teóricos como uma abordagem cognitivista fragmentada. A psicologia sociocultural estuda o ser humano em sua integralidade a partir das três instâncias reguladoras, das quais a psicologia pode avaliar, caracterizar, diagnosticar tanto quanto sobre a saúde mental como no processo de aprendizagem, ou qualquer que seja a avaliação psicológica a realizar, permitindo uma visão geral do sujeito em sua integralidade, e assim, poder orientar e possibilitar a formação e desenvolvimento de uma personalidade sadia do ponto de vista individual e social.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424612
DOI:10.24824/978854442461.2
Ano de edição:2018
Número de páginas:198
Formato:16x23
Assunto:
F849
Freitas, Joaquim José de.
Psicologia da personalidade: uma abordagem sociocultural / Joaquim José de Freitas –
Curitiba: CRV, 2018.
198 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2461-2
DOI 10.24824/978854442461.2
1. Psicologia 2. Abordagem sociocultural 3. Personalidade I. Título II. Série.
CDU 159.923 CDD 155.2
APRESENTAÇÃO
CONCEITOS GERAIS SOBRE A PERSONALIDADE
O processo de aprendizagem na psicologia sociocultural
Instrumentos e signos como mediadores da aprendizagem
A concepção de aprendizagem a partir da zona de
desenvolvimento proximal
Unidades psíquicas da personalidade
Personalidade e consciência
O conceito de consciência
Gênesis da consciência
Características gerais da consciência
Caráter seletivo da consciência: a atenção
Tipos de atenção
Atenção involuntária
Causas do surgimento da atenção involuntária
Causas de caráter externo
Causas de caráter interno
Atenção voluntária
Causas do surgimento da atenção voluntária
Características da atenção
Estabilidade ou constância da atenção
Volume da atenção
Distribuição da atenção
Oscilação ou flutuação da atenção
Mudança ou mobilidade da atenção
Desordens de atenção: distração, dispersão e déficit de atenção
Relação da atenção com a atividade cognitiva e afetiva
da personalidade
Tendências no desenvolvimento da atenção
Expressão semântica da consciência: a linguagem
Conceitos da linguagem
A linguagem como meio de expressão de significados
A linguagem como meio de expressão afetiva
A linguagem como instrumento da atividade psíquica
Relação da linguagem com a atividade da personalidade
ATIVIDADE COGNITIVA DA PERSONALIDADE
Caracterização geral da atividade cognitiva
Interiorização e exteriorização da atividade
Conhecimento sensorial ou empírico: sensopercepção
Receptores sensoriais e sua sensibilidade
Sensibilidade dos receptores sensoriais
Adaptação sensorial
(PSICOLOGIA) Joaquim de Freitasindd // ::
Interação de receptores
Sensibilização dos receptores
A sensopercepção
Classificação da percepção
Percepção de espaço
Percepção de tempo
Percepção de movimento
Outros critérios de classificação da percepção a partir do
receptor predominante
A observação como percepção voluntária premeditada
Fatores que influem no processo perceptivo
Alterações da sensopercepção
Conhecimento representativo
Memória e imaginação
A memória
Processos da memória
Tipos de memória
A memória motora
A memória afetiva
A memória por imagens ou figurativa
A memória lógico-verbal
A memória mecânica
A memória racional
A memória de trabalho
Diferenças individuais de memória
A importância da memória no processo de aprendizagem
A imaginação
Tipos de imaginação
Imaginação premeditada
Imaginação não premeditada
Imaginação ativa
Imaginação passiva
A fantasia
Diferenças individuais da imaginação
Conhecimento racional ou teórico
O raciocínio e o pensamento
O pensamento como formação psicológica
O pensamento na psicologia e na lógica
Relação entre imaginação e pensamento na solução de problemas
Diferenças individuais de pensamento
Habilidades e hábitos
A formação de habilidades
A formação de hábitos
Diferenças entre hábitos e costumes
Relação entre habilidades, hábitos, costumes e conhecimentos
As capacidades
Formação das capacidades
A inteligência
(PSICOLOGIA) Joaquim de Freitasindd // ::
ATIVIDADE AFETIVA DA PERSONALIDADE
Vivências afetivas
A função sinalizadora das vivências afetivas
A função reguladora das vivências afetivas
As qualidades ambivalentes ou indefinidas das vivências afetivas
As atitudes
Os afetos
As emoções
A paixão
Os estados de ânimo
Os sentimentos
Formação dos sentimentos
Estados de tensão emocional
A ansiedade
As frustrações
Os conflitos
O estresse
Alterações patológicas das emoções e dos sentimentos
Alterações patológicas do estado de ânimo ou humor
As necessidades
A motivação, o comportamento e a conduta
A motivação
Conceitos de comportamento e de conduta
Necessidade, motivação, atitude ou disposição
As necessidades, os motivos e a conduta
O motivo como processo psíquico superior
ATIVIDADE VOLITIVA DA PERSONALIDADE
Estrutura da atividade volitiva
FORMAÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
Formação de valores
Os interesses
As convicções
As aspirações
Os ideais
A autoavaliação
As intenções
O TEMPERAMENTO
Características gerais do temperamento
Caracterização psicológica dos tipos de temperamento