1 x de R$49,27 sem juros | Total R$49,27 | |
2 x de R$24,64 sem juros | Total R$49,27 | |
3 x de R$16,42 sem juros | Total R$49,27 | |
4 x de R$12,75 | Total R$50,99 | |
5 x de R$10,37 | Total R$51,86 | |
6 x de R$8,79 | Total R$52,75 | |
7 x de R$7,66 | Total R$53,64 | |
8 x de R$6,82 | Total R$54,55 | |
9 x de R$6,16 | Total R$55,46 | |
10 x de R$5,64 | Total R$56,38 |
Autores: João César Fonseca
Sinopse:
A Editora CRV lança, com esta obra de João César, um livro de inestimável interesse, não só para educadores, mas para todos os estudiosos e atores sociais engajados na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a educação básica. A pesquisa empreendida pelo autor focaliza os educadores que atuam na formação profissional de curta duração. Reafirmando a importância crucial da formação de jovens vivendo em condições de vulnerabilidade social, João César se interrogou, com a sensibilidade e a curiosidade necessárias ao verdadeiro pesquisador, sobre as condições vida e de trabalho dos formadores desses jovens. Ele pesquisou cinco programas de Educação Profissional desenvolvidos por diferentes instituições (ONG’s e poder público municipal), na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma novidade desta pesquisa reside em seus pressupostos teórico-metodológicos. Eles são tomados basicamente da Psicologia do Trabalho de inspiração vygotskiana, ou seja, da elaboração teórica e dos procedimentos de pesquisa que Yves Clot denomina Clínica da Atividade. Esta permite, com efeito, o recurso a técnicas originais de observação e coleta de dados. Assim, além de entrevistas e de farta pesquisa documental, João César serviu-se do registro, em vídeo, da atividade dos trabalhadores/educadores. A posterior análise desse material foi feita pelos próprios sujeitos da pesquisa (autoconfrontação direta) ou por seus colegas/pares (autoconfrontação cruzada). Tal orientação leva em conta a subjetividade do trabalhador, ancorada no construto teórico que Yves Clot chama de “gênero profissional” e que evoca elementos como estilos, identidade e experiências profissionais partilhadas (não confundi-lo com o conceito sociológico de “gênero”, relativo à tradução social de papéis, de relações de poder e expectativas de comportamentos femininos e masculinos). Com este livro, João César se coloca na vanguarda daqueles que reafirmam a necessidade de aprimoramento das políticas públicas relativas à educação profissional básica. Não é por acaso que, para além da Clínica da Atividade, ele recorre também aos fundamentos da Pedagogia Crítica, num movimento de virtuosa convergência entre clínica, ética e política. Este livro merece lugar especial em nossas bibliotecas. Prof. Dr. José Newton Garcia Araújo (PUC-MG)
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480553
DOI:10.24824/978856248055.3
Ano de edição:2010
Número de páginas:248
Formato:14x21
Assunto:
PRÓLOGO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
O trabalho e sua centralidade
Trabalho e educação profissional: um pouco de história
Os estudos críticos sobre trabalho e educação
Formação de Educadores: itinerários diversos,
encruzilhadas constantes
As ONGs: espaços de (con)formação?
ONGs: espaços de (con)tradição
As ONGs e a Educação Profissional
O mito da inclusão pelo saber e pelo trabalho
CAPÍTULO
Subjetividade e educação: a difícil escolha pelo sujeito
Psicologia(s) do trabalho
A análise psicológica do trabalho de Yves Clot
A atividade
Catacrese e pré-ocupações
Atividade realizada, o real da atividade e o gênero profissional
A análise do trabalho
Clínica da atividade
Vygotsky, a psicologia sócio-histórica e a educação profissional
Sobre a metodologia
CAPÍTULO
Instituições de educação profissional
Centro de Educação para o Trabalho Virgílio Resi
Qualificarte
Circo de Todo Mundo
Conselho Regional das Associações Comunitárias
e Centro de Apoio Comunitário do Bairro São Paulo
Obras Sociais Nossa Senhora da Pompeia
CAPÍTULO
Educador como gênero profissional:
identidade, origens sociais e formação
Itinerários formativos: como se aprende a fazer o que se ensina
Itinerários formativos: como se aprende
a ensinar o que se sabe
Relações de trabalho: vínculos precários, múltiplas funções
e formas de compensação
Os Educadores de EP e seus gestores: modelos de gestão
e relações de poder
Condições de trabalho dos educadores de EP
Práticas pedagógicas: o acompanhamento dos alunos
Práticas pedagógicas: currículo, autonomia
e as regras do ofício
A atividade dos Educadores e sua relação com as ideologias
Racismo, sexismo, discriminações: iguais, porém diferentes
Avaliação: será que eles aprenderam mesmo?
‘Desvios’ dos Educadores
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
LISTA DE ABREVIATURAS
Fonseca, João Cesar de Freitas
Psicologia, educação profissional e subjetividade : análise do trabalho dos
educadores e das políticas públicas a partir da clínica da atividade / João
Cesar de Freitas Fonseca. -- 1. ed. -- Curitiba : Editora CRV, 2010.
247p.
Bibliografia.
ISBN 978-85-62480-55-3
1. Educação - Aspectos sociais 2. Educação profissional - Brasil 3.
Educadores - Formação 4. Organizações não-governamentais 5. Políticas
públicas 6. Psicologia do trabalho 7. Subjetividade 8. Trabalho - Aspectos
psicológicos I. Título.
10-00895 CDD-370.1130981