15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$63,60 sem juros | Total R$63,60 | |
2 x de R$31,80 sem juros | Total R$63,60 | |
3 x de R$21,20 sem juros | Total R$63,60 | |
4 x de R$16,45 | Total R$65,82 | |
5 x de R$13,39 | Total R$66,95 | |
6 x de R$11,35 | Total R$68,09 | |
7 x de R$9,89 | Total R$69,24 | |
8 x de R$8,80 | Total R$70,41 | |
9 x de R$7,95 | Total R$71,59 | |
10 x de R$7,28 | Total R$72,78 |
Autores: Letícia dos Santos Carvalho - André Ferrer Pinto Martins
Sinopse:
Situada na interseção entre o Ensino de Ciências, a Formação Docente e a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQ) como estratégia metodológica, a obra apresenta o resultado de uma pesquisa-ação colaborativa realizada em uma escola localizada na cidade do Natal/RN, com três professoras que lecionam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de encontros de formação continuada em serviço, sob o enfoque reflexivo sobre a prática, com a finalidade de discutir a respeito de tópicos subjacentes ao ensino de Ciências e à utilização dos quadrinhos como estratégia metodológica. Defende-se que as HQ têm grande potencial para serem utilizadas nas aulas de Ciências, desde que o professor realize um planejamento cuidadoso para tal, como também que os encontros de formação continuada promovem momentos de reflexão sobre a prática docente, os quais são capazes de suscitar novas posturas diante das dificuldades que se delineiam no contexto escolar.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432433
DOI:10.24824/978854443243.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:210
Formato:16x23
Assunto:
C257
Carvalho, Letícia dos Santos
Quadrinhos nas aulas de ciências narrando uma história de formação continuada Letícia
dos Santos Carvalho, André Ferrer Pinto Martins – Curitiba CRV, 2019
210 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3243-3
DOI 10248249788544432433
1 Formação de professores 2 Ensino de ciências 3 Formação continuada 3 História em
quadrinhos I Martins, André Ferrer Pinto II Título III Série
CDU 37 CDD
PREFÁCIO
Cristine Tinoco da Cunha Lima Rosado
A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA materializando ideias quadro a quadro
O quê?
Para quê?
Por quê?
Como?
Sequência dos quadros
CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DO DOCENTE fios e argumentos que
se entrecruzam na estrutura da trama
Primeiro fio argumentativo formação de professores
Segundo fio argumentativo desafios e tendências do
ensino de ciências
Entrecruzando os fios para tecer a trama da história formação
continuada no ensino de ciências nos anos iniciais quais as dificuldades?
DESENHANDO A ESTRATÉGIA quadrinhos com(ns)ciência
Histórias em quadrinhos onde enquadrá-las?
Quadrinhos infantis e de humor onde tudo começou
A linguagem dos quadrinhos
O que há (e o que não há) de benéfico na leitura de HQs na
escola sob o prisma da indústria cultural e da estética da mercadoria
Quadrinhos na sala de aula
História em quadrinhos como estratégia lúdica
Ciências e quadrinhos na escola um diálogo possível
O ESBOÇO E O ROTEIRO DA HISTÓRIA
Construindo o enredo os caminhos da pesquisa
Inserindo o narrador e – por que não? – participante da trama
Uma história que estará nas bancas
A pesquisa-ação colaborativa como uma alternativa na formação
continuada e suas peculiaridades argumento quadro a quadro
Traçando as estratégias e desenhando a sequência
Escolhendo as histórias em quadrinhos corpus da pesquisa
Escolhendo o material de estudo da formação
continuada em serviço
LC_indd A Autoscopia
Entrevista
O CENÁRIO E AS PROTAGONISTAS passando os rabiscos a limpo
Desenhando o cenário
Revelando as protagonistas
Passando os rabiscos a limpo – descrevendo os encontros
Encontros na mesa de luz
Mesa de luz O difícil conceito de “Ciência”
Mesa de luz O trabalho docente dá trabalho!
Mesa de luz Utilização dos quadrinhos
Preparando as sessões de leitura
TRAÇOS DE CIÊNCIAS, PINCELADAS DE QUADRINHOS E O
NANQUIM DA REFLEXÃO a arte-final
Refletindo e analisando as aulas de Arcturus
Refletindo e analisando as aulas de Canopus
Refletindo e analisando as aulas de Sirius
Nossas espirais autorreflexivas
O ACABAMENTO FINAL DE UMA HISTÓRIA SEM FIM
REFERÊNCIAS