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Autores: Gumercindo Vieira dos Santos
Sinopse:
“QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE COMO OBJETO DA EDUCAÇÃO FÍSICA” resulta da tese de Doutoramento elaborada pelo Prof. Dr. Gumercindo Vieira dos Santos. Baseia-se na pesquisa realizada a partir de ampla revisão teórica e documental, além de levantamento minucioso entre organizações promotoras de projetos e ações em saúde e Qualidade de Vida (QV). Com este estudo o autor demonstrou a importância do papel pedagógico da Profissional de Educação Física em relação à população e a imposição do desafio de articular novos conteúdos e abordagens sobre o tema nos programas de formação. O trabalho concluiu que a apreensão ampliada da saúde e de sua promoção constituem-se em construtos multidimensionais que exigem prática inter setorial e conhecimento interdisciplinar. Os construtos alteram não só a participação dos profissionais de saúde - entre os quais os de EF, sujeitos, comunidades e organizações, como os compromissos dos governos, instituições de ensino e sociedade organizada, aspectos que promovem novas abordagens no currículo de formação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402214
DOI:10.24824/978854440221.4
Ano de edição:2015
Número de páginas:272
Formato:16x23
Assunto:
Santos, Gumercindo Vieira dos
Qualidade de Vida e Promoção da Saúde objeto da Educação Física / Gumercindo Vieira dos Santos. - 1. ed.
272 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0221-4
1. Educação física - Estudo e ensino. 2. Prática de ensino. 3. Professores de educação física - Formação. I. Título.
14-16510
CDD: 372.86
CDU: 372.86
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Saúde e qualidade de vida: demandas na sociedade
Marco teórico e epistemológico
Abordagens de partida das ferramentas para análise
Metodologia da pesquisa / caracterização
da pesquisa
A Situação - Problema:
o campo da saúde e novas práticas para a EF
Delimitações
Questões de investigação
Justificativa
Hipótese
Do Problema à construção da Hipótese
Hipótese sobre a prática social como fonte
dos saberes necessários
Hipótese e seus desdobramentos:
demandas que mudam a natureza da intervenção
Objetivos
Objetivo Primário
Objetivos Secundários
Caracterização da pesquisa
Procedimentos metodológicos
Procedimentos técnicos
Triangulação: os conceitos, a prática e a formação necessária
Revisão integrativa
Etapas da revisão integrativa
Critérios de Inclusão
Critérios de Exclusão
Riscos
Metodologia de análise e interpretação dos dados
Estratégias de pesquisa
REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA
Conceitos, fatores, implicações qualidade de vida e sociedade
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
WHOQOL - World Health Organization Quality of Life
Conceitos de saúde e qualidade de vida
Qualidade de Vida e Promoção da Saúde
A Carta de Ottawa: significado das políticas públicas saudáveis
Qualidade de Vida e o trabalho
Corpo, inteligência e desempenho profissional
Qualidade de Vida, Promoção da Saúde e Ginástica Laboral
QVT: outros aspectos da qualidade
de vida na relação homem-trabalho
QVT e Educação Física
A discussão sobre o conceito de saúde
Políticas públicas
Contribuições da atividade física na saúde e QV
Demandas de formação do profissional de Educação Física
O perfil profissional e a formação acadêmica
Novos conceitos em saúde: transformações na formação
Implicações: os conceitos de saúde, as políticas de saúde
coletiva e o papel da Educação Física - outra visão
Discutindo a formação adequada aos novos papéis
Bases epistemológicas para a formação em Educação Física
Conceitos de educação e de promoção em saúde:
mudanças individuais e organizacionais
Papel do CONFEF: estruturação do campo profissional
Instituição, campo simbólico e resistência
Papel institucional do CONFEF
AS DEMANDAS E REVELAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA
Análise de resultados: programas - ações estratégicas
Análise de resultados - projetos - atividades - ações tático
- operacionais
Expectativas: desempenho profissional de EF em PS, QV e SC
O programa de bem-estar de uma instituição religiosa
A visão de QV e Promoção da Saúde de uma instituição
de ensino superior
Qualidade de Vida como conhecimento compartilhado
Um Centro de Atividades Físicas numa IES
Atenção e Orientação a dependentes químicos
Tecnologia Assistiva, QV e PS
QV e o trabalhador
Voluntariado como Promoção da Saúde e QV
QV na Escola para deficientes auditivos
Promoção da Saúde e QV no campo da atenção básica
Alimentação e Nutrição como tema gerador de
Promoção da Saúde
A saúde do adulto nas políticas públicas
Promoção da Saúde Mental: política pública
Fisioterapia numa Unidade de Saúde
Análise dos dados: triangulação dos campos de referência
As inter-relações entre os campos
Prática social e políticas como fonte de conceitos e
formação profissional: contribuições dos conceitos ampliados
e suas implicações na formação
Estratégia para nova prática: as demandas
históricas de formação em EF e as contradições
Demandas e revelações do campo pesquisado:
as ações e expectativas em relação à EF
CONSIDERAÇÕES
Formação para a saúde e QV: dificuldades próprias
Indicadores para mudanças e inovação curricular
Educação Física e QV: formação e papel pedagógico
do Profissional
Competências esperadas em PS, QV E SC
Conhecimentos
Habilidades
Atitudes
CONCLUSÕES
RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES PARA APROFUNDAMENTO
Sugestões: princípios para a inovação curricular
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR