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Autores: Cristina Haguenauer - Gerson Gomes Cunha - Francisco Cordeiro Filho (org.)
Sinopse:
A demanda crescente de educação e formação de jovens e adultos capazes de atender às características de cada área de conhecimento, num universo de mudanças constantes, incentivou o aprofundamento de pesquisas em torno do uso de novas tecnologias e de metodologias mais adequadas ao contexto atual. Ao mesmo tempo, os altos índices de evasão e insucesso dos alunos nos diversos cursos de formação profissional, apontaram para a urgência na busca por novas propostas de ensino. Uma conceituação contemporânea de Museu relaciona sua importância a dois motivos significativos: a necessidade de preservação das produções da natureza e da genialidade humana e a importância da existência de um espaço cultural aberto para a visitação do público. Mais recentemente relaciona-se a importância do Museu com o potencial de pesquisa e a existência de um local onde se organizam exposições, de forma a disseminar e popularizar a cultura e o conhecimento. A aprendizagem em museus com uso de tecnologias digitais e Realidade Virtual foi foco de estudos exploratórios envolvendo a utilização de Motores de Games, Animação, Realidade Virtual, Multimídia e Tecnologias da Informação. A importância deste trabalho concentra-se na disposição de professores, alunos e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, em participar de projetos que avaliaram a possibilidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, aliadas aos recursos da Realidade Virtual em contextos educativos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580421156
DOI:10.24824/978858042115.6
Ano de edição:2011
Número de páginas:182
Formato:14x21
Assunto:
Apresentação
Introdução
Imersão e interatividade em ambientes virtuais
de aprendizagem para educação a distância,
com uso de games e realidade virtual
Vânia Marins Nobre, Cristina Jasbinschek Haguenauer e Gerson Gomes Cunha
Objetos de aprendizagem e realidade virtual
em educação a distância e seus aspectos
de interatividade, imersão e simulação
Vânia Marins Nobre, Cristina Jasbinschek Haguenauer e Gerson Gomes Cunha
Realidade aumentada e objetos de aprendizagem
no ensino de física
Leonardo Pastorino, Francisco Cordeiro Filho, Cristina Jasbinschek Haguenauer
Realidade aumentada aplicada ao ensino 4
Álvaro José Rodrigues de Lima, Gerson Gomes Cunha e Cristina Jasbinschek Haguenauer
Realidade aumentada no ensino de geometria descritiva
Álvaro José Rodrigues de Lima, Gerson Gomes Cunha e Cristina Jasbinschek Haguenauer
Modelagem digital para a visualização e construção de
superfícies da geometria descritiva
Álvaro José Rodrigues de Lima, Gerson Gomes Cunha e Cristina Jasbinschek Haguenauer
A tecnologia de realidade virtual:
recurso real para potencializar a educação
Elomar Castilho Barill e Gerson Gomes Cunha
Modelo de visualização em realidade aumentada
no ensino de obstetrícia: o mecanismo do trabalho
de parto em apresentação de vértice
Valéria da Silva Fonseca, Gerson Gomes Cunha, Luiz Landau e Janine Schirmer
Projeto Museu Virtual: Criação de Ambientes Virtuais com
Recursos e Técnicas de Realidade Virtual
Cristina Jasbinschek Haguenauer, Gerson Gomes Cunha, Francisco
Cordeiro Filho, Marcos Coutinho Monnerat Araujo Leonardo de Santa
Marinha Pastorino de Almeida, Augusto de Freitas Lohmann
Museus Virtuais de Ciências: Historicizando o Conceito de
Museu, Popularização da Ciência e Inclusão Digital
Tereza Cristina Moraes do Nascimento
Aprendizagem em Museus com Uso de Tecnologias
Digitais e Realidade Virtual
Vânia Marins, Cristina Jasbinschek Haguenauer,
Gerson Cunha, Francisco Cordeiro Filho
Análise da Utilização do Software Quest D na Modelagem
de Ambientes Virtuais para Museus4
Diego de Jesus Penaforte, Cristina Jasbinschek Haguenauer
Modelagem de Ambientes Virtuais com o Unreal Engine
para Utilização na Virtualização de Acervos de Museus
Cristina Jasbinschek Haguenauer, Gerson Gomes Cunha,
Marcos Coutinho Monnerat, Leonardo Pastorino
Uso de VRML na Modelagem de Ambientes Virtuais no
Projeto Museu Virtual
Leonardo Pastorino, Cristina Jasbinschek Haguenauer, Augusto Lohmann
Sobre os autores
Realidade virtual aplicada ao ensino / Gerson Gomes Cunha, Cristina Haguenauer,
Francisco Cordeiro Filho (orgs.). - Curitiba, PR: CRV, 2011.
180 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-115-6
1. Realidade virtual na educação. 2. Inovações educacionais. 3. Tecnologia educacional.
4. Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador. 5. Internet na
educação. 6. Educação - Multimídia interativa. I. Cunha, Gerson Gomes. II. Haguenauer,
Cristina. III. Cordeiro Filho, Francisco.
11-2475. CDD: 371.3078
CDU: 37.016:316.774