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Autores: Maria das Dores Sampaio
Sinopse:
Esta obra é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como campo empírico a aplicação da política educacional ‘Gênero e Diversidade na Escola’, denominada GDE, edições de 2013/2014 (SECADI/MEC). Trata-se de uma política pública destinada à formação docente com vistas à promoção do ideário de reconhecimento à diversidade com interfaces as questões de gênero, das relações étnico-raciais, de orientação sexual no processo escolar. A preocupação da autora foi verificar em que medida a escola de educação básica, como lócus privilegiado de formação do/da cidadão/cidadã, viabiliza mecanismos valorativos em respeito à diversidade, notadamente os elementos que configuram enfrentamento ao preconceito e às formas diversas de discriminação, como exercício do direito e garantia de cidadania aos sujeitos partícipes. Ganha destaque neste estudo a visão de seus/suas interlocutores/as ? gestores públicos, coordenadores/as, docentes, professores/as da rede oficial de ensino do Distrito Federal, participantes do curso, sobre a atuação dessa política em seu contexto. Como um trabalho reflexivo, crítico e propositivo, digno de um educador e de um acadêmico altamente compromissado com seu desempenho profissional e com a sociedade, o estudo traz valiosa contribuição para educadores/as, estudantes, para demais sujeitos interessados que vislumbram uma perspectiva de educação inclusiva, não sexista, não homofóbica, não racista.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416402
DOI:10.24824/978854441640.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:166
Formato:14x21
Assunto:
Sampaio, Maria das Dores.
Reconhecimento da diversidade na escola: ideário por igualdade substantiva / Maria das
Dores Sampaio
Dores Sampaio. – Curitiba: CRV, 2017.
166 p
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1640-2
DOI: 10.24824/978854441640.2
1. Educação 2. Direitos humanos 3. Diversidade 4. Igualdade substantiva I. Título II. Série.
CDD 371.9
Cláudia Denís Alves da Paz
O ESTADO BRASILEIRO NO ÂMBITO DAS
POLÍTICAS PÚBLICAS: cenário de contradições
Políticas públicas para as minorias: uma
questão de justiça social
Direitos humanos: perspectiva histórica e
dimensões de sentido
Considerações acerca da constituição da
cidadania no Brasil
A trajetória da cidadania no Brasil
Políticas públicas educacionais no Brasil:
breves considerações
Políticas públicas educacionais sob os
imperativos neoliberais
O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE:
promoção de direitos
Interlocuções sobre o reconhecimento do
direito e respeito às diferenças
Diversidade: cenário marcado pela
(in)diferença ao outro
O Protagonismo dos Movimentos Sociais:
retóricas negras
Igualdade de gênero: uma voz silenciada
Escola: local de encontro dos diferentes
O curso gênero e diversidade na escola
GDE): contextualização CAPÍTULO
GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA NO DF:
limites e possibilidades
O contexto pesquisado
Caminhos trilhados na pesquisa
O perfl dos/as interlocutores/as
A visão dos/as interlocutores/as sobre o GDE
Percepções dos/as professores/as
cursistas sobre o trabalho pedagógico da escola
Avaliação dos/as cursistas sobre o GDE