15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Telma Ferraz Leal - Alexsandro da Silva
Sinopse:
Esta obra surge em resposta às muitas perguntas que nos fazemos sobre como melhorar, sempre, o ensino da língua portuguesa, fazendo com que os estudantes se sintam mais motivados, atraídos, participantes. É uma síntese de muitas pesquisas que temos feito e de nossas andanças nos encontros de formação continuada de professores. Decidimos coletivamente falar sobre recursos didáticos, visto que as escolhas dos materiais que vamos usar em sala de aula estão intrinsecamente relacionadas aos nossos objetivos didáticos, às nossas concepções sobre o que é mais importante de ser aprendido, às nossas concepções sobre quais são as melhores situações de ensino. Os recursos didáticos não são acessórios de nossa ação docente, são a materialização dela. Não sendo possível contemplar todos os recursos didáticos importantes no ensino da língua, centramos nossas reflexões em alguns deles, na certeza de que em outros momentos, em outros textos, daremos continuidade a este diálogo. Nesta obra, contemplamos, principalmente, recursos como jogos, dicionários, televisão, computadores, obras literárias, livros diversos para além da esfera literária (os chamados paradidáticos), livros didáticos, jornais, dentre outros portadores textuais. Ao escrevermos este livro, trazendo à discussão textos que abordam diferentes recursos didáticos, esperamos contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa nas escolas, pois é isso o que nos move enquanto pesquisadores, professores e formadores de professores. Não temos a pretensão de esgotar a discussão aqui apresentada, mas tão somente de manter acesa a chama da reflexão sobre a ação docente, que é materializada, também, como dissemos no início desta apresentação, pelos recursos didáticos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480799
DOI:10.24824/978856248079.9
Ano de edição:2011
Número de páginas:200
Formato:14x21
Assunto:
CAPÍTULO
Brincando e aprendendo: os jogos com palavras
no processo de alfabetização
Alexsandro da Silva e Artur Gomes de Morais
O jogo como recurso didático: um ponto de partida
Os jogos de alfabetização e o processo de apropriação
do sistema de escrita alfabética
Jogando com palavras para compreender as propriedades
do sistema de escrita alfabética e suas convenções
Palavras finais
CAPÍTULO
Recursos didáticos e ensino da ortografia:
jogos e dicionário
Ana Claudia R G Pessoa e Kátia Leal R de Melo
A aprendizagem da ortografia
O ensino da ortografia
Uso do dicionário
Considerações finais
CAPÍTULO
Jogos enunciativos na TV
Cristina Teixeira Vieira de Melo
Naturalismo e antinaturalismo
Mediação à mostra
Realidades discursivas e regimes de crença
Encaminhando propostas
CAPÍTULO
Gêneros digitais e ensino de língua
Carmi Ferraz Santos e Maria Lúcia de F Barbosa
O paradigma das Novas Tecnologias
da Informação e da Comunicação (TDICs):
uma questão para o professor de Língua Portuguesa
Gêneros Digitais e possibilidades didáticas
O uso dos blogs na sala de aula
Fanfic na sala de aula: espaço de leitura e produção de texto
Considerações finais
CAPÍTULO
O tratamento do texto literário no ensino fundamental e médio
Kátia Maria B S Leite e Normanda da S Beserra
Introdução
A presença da obra literária na sala de aula
A educação literária começa no professor
O aluno-leitor de obras literárias nos anos finais
do ensino fundamental
O aluno-leitor de obras literárias no ensino médio
Conclusões
CAPÍTULO
Além das obras literárias, que outros livros queremos
na sala de aula?
Telma Ferraz Leal e Siane G C Rodrigues
Planejamento didático: ponto de partida para
uma ação intencional e consistente
Que tipos de livros podem e devem ser usados
pelos professores para o ensino de língua portuguesa?
Considerações finais (ou quase finais)
CAPÍTULO
Os textos na sala de aula: as questões ideológicas
como foco de atenção
Siane G C Rodrigues e Telma Ferraz Leal
Texto e ideologia: relações
O preconceito na escola: algumas reflexões
A ideologia em livros destinados a crianças
Para concluir o texto
CAPÍTULO
Os livros didáticos na alfabetização: mudanças
e possibilidades de uso
Eliana B C de Albuquerque e Artur G de Morais
Mudanças nos livros de alfabetização
O Ensino Fundamental de anos e os livros
de alfabetização: mudanças no PNLD
As coleções de alfabetização do PNLD :
o trabalho nos diferentes eixos de ensino
Leitura
Produção de textos escritos
Oralidade
Apropriação da escrita alfabética
Atividades relativas à aquisição do sistema de escrita
Alguns Comentários Finais
CAPÍTULO
O Livro didático: interface com outros portadores de textos
Fátima Soares da Silva e Telma Ferraz Leal
Ponto de partida
O livro didático e a leitura no livro didático
Atividades de leitura envolvendo o gênero
reportagem no livro didático
Análise de uma sequência de atividades do livro
didático envolvendo o gênero reportagem
O livro didático e os outros suportes
textuais: o jornal como exemplo
CAPÍTULO
Pesquisa escolar, projetos didáticos e gêneros textuais:
uma aproximação possível
Ester C de Sousa Rosa e Normanda da S Beserra
Introdução
Pesquisa escolar, leitura e produção de textos:
como se articulam na prática pedagógica?
Pesquisa como conteúdo a ser aprendido
Por que comunicar ciência?
Gêneros textuais na pesquisa escolar
Conclusão
ANEXO
SOBRE OS AUTORES
Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa : computadores, livros -- e muitos mais / Telma Ferraz Leal, Alexsandro da Silva, organizadores . -- 1. ed. -- Curitiba : Editora CRV, 2011.
199p.
Blibliografia
ISBN 978-85-62480-79-9
1. Aprendizagem - Metodologia 2. Comunicação na educação 3. Ensino - Meios auxiliares 4. Português - Estudo e ensino 5. Prática de ensino I. Leal, Telma Ferraz. II. Silva, Alexsandro da.
10-06276 CDD-371.33