15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,85 sem juros | Total R$47,85 | |
2 x de R$23,93 sem juros | Total R$47,85 | |
3 x de R$15,95 sem juros | Total R$47,85 | |
4 x de R$12,38 | Total R$49,52 | |
5 x de R$10,07 | Total R$50,37 | |
6 x de R$8,54 | Total R$51,23 | |
7 x de R$7,44 | Total R$52,09 | |
8 x de R$6,62 | Total R$52,97 | |
9 x de R$5,98 | Total R$53,86 | |
10 x de R$5,48 | Total R$54,76 |
Autores: Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (Org.)
Sinopse:
A docência nos diferentes níveis de ensino tem suas especificidades apontadas por inúmeros estudos e a necessidade de formação profissional para o magistério se constituiu um tema já assumido pelas Instituições de Ensino Superior. Da mesma forma, há uma demanda cada vez maior quanto à implementação de inovações curriculares que respondam às solicitações atuais da educação. Nas práticas educativas vivenciadas até então e socializadas em diferentes espaços pelos protagonistas das licenciaturas da UFSCar Campus Sorocaba, as concepções e experiências mostram-se suficientemente ricas para fomentar um aprofundamento das discussões sobre as necessidades comuns e as alternativas encontradas por cada curso no tocante ao processo de iniciação dos graduandos na prática docente, especificamente nos estágios curriculares, nas atividades relacionadas ao PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e às possibilidades de estreitamento entre universidade e escola de Educação Básica. As vivências que aproximam os estudantes dos professores em serviço e viabilizam um trabalho integrado tem evidenciado demandas formativas e, sobretudo, explicitado o potencial da troca de saberes para a constituição da profissionalidade docente e nessa perspectiva a criação de um laboratório interdisciplinar se apresentou como uma proposta significativa para a formação de professores da Educação Básica e como uma oportunidade de investimento no conhecimento do conteúdo e reflexão sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a ser ensinado. Diante disso, este livro toma como público alvo professores, formadores e pesquisadores e tem como foco os recursos didáticos e materiais curriculares na interface com a pesquisa e a formação de professores e foi estruturado de modo a apresentar contribuições teóricas e metodológicas, assim como relatar experiências vivenciadas por alunos dos cursos de graduação desencadeadas em virtude da disciplina Tópicos em Recursos Didáticos oferecida aos cursos de Licenciatura na interface com o Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544422717
DOI:10.24824/978854442271.7
Ano de edição:2018
Número de páginas:208
Formato:16x23
Assunto:
N163
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Recursos didáticos e materiais curriculares: refl exões em contextos educacionais e de formação de
professores / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama (org.) – Curitiba: CRV, 2018.
208 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2271-7
DOI 10.24824/978854442271.7
1. Educação 2. Materiais curriculares 3. Formação de professores I. Título II. Série.
CDU 37 CDD 371.33
370.71
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
MATERIAIS CURRICULARES, MODALIDADES E
RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Gabriel Ribeiro Demartini
Nathali Ferreira da Silva
Geraldo Sacconi Filho
Bianca Figueredo
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
DESAFIOS E ALTERNATIVAS NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS
DIDÁTICOS do convencional livro didático à construção dialógica do
saber e os materiais manipulativos como inovadores deste processo
Ana Lucia de Castro Oliveira
Flávia Hidalgo Viegas
Liliane Freitas Baldussi
Mariana Gonçalves Felippe
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
DE MR HOLLAND ÀS VIAGENS DIDÁTICAS uma análise da formação
de docentes na universidade federal de São Carlos, campus Sorocaba
Deimison Rodrigues Neves
João Felipe Bottan
Sílvio Yuji Onary Alves
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
O PAPEL EDUCATIVO DOS MUSEUS ENQUANTO
RECURSO DIDÁTICO
Pamela Omena Petravicius
Viviane Cristina Dias
Thaísa Fernandes Bergamo
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
PROJEÇÕES, EXCURSÕES E PROJETOS
recursos didáticos alternativos para o ensino de ciências e biologia
Gabriela Godinho de Almeida
Daiane Oliveira da Silva
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Barbara_Cristina_Moreiraindd
AULA EXPOSITIVA E AULA DIALOGADA diferenças que as demarcam
aulas práticas, excursões e estudos do meio
Gabriela Cachoni Brito
Jéssica Vieira
Lais Ribeiro da Silva
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
RECURSOS DIDÁTICOS
o giz, a história e o tabuleiro
Felipe Guapo de Melo
Larissa Rodrigues Ribeiro
Míriam Borsi Franchini
Pedro Rodrigues Busana
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Vinicius Benatto Ratto
Vinicius Moraes Rodrigues
Caio Isola D’ Allevo Do Amaral Gomes
Fernando Antonio Cologneze Gomes Pinheiro
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
O VÍDEO E O SEU POTENCIAL COMO RECURSO DIDÁTICO
Gabriela Rodrigues
Laura Oliveira
Victoria Cardoso
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
TECNOLOGIA – SE NÃO CONSEGUE VENCÊ-LA JUNTE-SE A ELA
Fernanda C S Francisco
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
A INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO
Beatriz Franzin
Fernando Henrique
Márcia Colombari
Winis Andrade
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
OS SLIDES COMO RECURSO DIDÁTICO NA UNIVERSIDADE
percepções de estudantes de licenciatura plena em ciências biológicas
Luiza Alves
Sarah Ferreira
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
GIBIS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS E HIPERTEXTOS
Suelen Camargo
Carina Ap S Souza
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Barbara_Cristina_Moreiraindd
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS EM AULAS
PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Diane Lelis Fernanda Chinaque
Naiara Cury
ADEOLA – PRINCESAS E GUERREIRAS um novo
conceito de recurso didático na luta antiracista
Raísa Carolina Carvalho do Amaral
Maria Angélica Nazário Sant’anna
Jenifer Fraga Cubas
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO
ENSINO DE ALUNOS SURDOS
Leticia Ansaloni
Thais Brisque
Sara Carvalho
Jaqueline Felipe
Erica Ieric
Julia Salmazo
Natalia Wassano
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
SOBRE OS AUTORES