15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,12 sem juros | Total R$58,12 | |
2 x de R$29,06 sem juros | Total R$58,12 | |
3 x de R$19,37 sem juros | Total R$58,12 | |
4 x de R$15,04 | Total R$60,15 | |
5 x de R$12,24 | Total R$61,18 | |
6 x de R$10,37 | Total R$62,22 | |
7 x de R$9,04 | Total R$63,28 | |
8 x de R$8,04 | Total R$64,34 | |
9 x de R$7,27 | Total R$65,42 | |
10 x de R$6,65 | Total R$66,51 |
Autores: Bruno dos Santos Pastoriza - Fábio André Sangiogo - Veridiana Krolow Bosenbecker (Orgs.).
Sinopse:
O Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) é um dos eventos mais tradicionais do campo da Educação em Ciências no Brasil. Presente desde 1980 e realizado anualmente, ele foi um dos pioneiros na disponibilização de um espaço e tempo para o compartilhamento de experiências, ações e pesquisas desse campo. Sediado no Rio Grande do Sul e itinerante entre instituições de ensino dessa região, em suas 35 edições o evento contou com a mobilização da comunidade da Educação Química em sua organização, participação e avaliação. Os EDEQs caracterizam-se como um evento que reúne participantes de diferentes regiões, incluindo sujeitos para além da fronteira sul do Brasil, contemplando outros estados e países. De importância reconhecida no cenário nacional no campo da Educação em Ciências, esse evento, em 2016, após 16 anos, retornou à cidade de Pelotas e foi organizado pela parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL, campus Pelotas e campus Pelotas Visconde da Graça – CaVG), tendo a sede das atividades no campus Pelotas do IFSUL. Das atividades desenvolvidas, foi possível notar que os tempos do evento e a concomitância de algumas delas tornou necessário ampliá-las e divulgá-las a outros sujeitos num formato que extravasasse as paredes das salas nas quais foram realizadas. Nesse sentido, este livro surge dessa vontade da comunidade da Educação Química em ampliar os debates, reflexões e ações que sistematicamente vem trabalhando.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419151
DOI:10.24824/978854441915.1
Ano de edição:2017
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
R332
Reflexões e debates em educação química: ações, inovações e políticas / Bruno dos Santos
Pastoriza, Fábio André Sangiogo, Veridiana Krolow Bosenbecker (organizadores).
262 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1915-1
DOI 10.24824/978854441915.1
1. Química 2. Educação química 3. Ensino de química 4. Educação em ciências 5. Ensino
de ciências 6. Educação I. Pastoriza, Bruno dos Santos. org. II. Sangiogo, Fábio André. org. III.
Bosenbecker, Veridiana Krolow. org. IV. Título VI. Série.
CDU 54+373.5 CDD 540
372.8
SUMÁRIO
UM ENCONTRO DE IDEIAS, PESQUISAS E VIVÊNCIAS: apresentação
Bruno dos Santos Pastoriza
Veridiana Krolow Bosenbecker
Fábio André Sangiogo
A COMUNIDADE DA EDUCAÇÃO QUÍMICA, A CRIATIVIDADE,
AS NOVAS E ANTIGAS PRÁTICAS: conversas de legitimação da área
NOVAS E ANTIGAS PRÁTICAS SE ENCONTRANDO EM UM
PROCESSO CRIATIVO DO ATO DE ENSINAR QUÍMICA
Ana Luiza de Quadros
COMO CHEGAMOS ATÉ ESTA RODA DE CONVERSA NO EDEQ?
Otávio Aloísio Maldaner
Maria do Carmo Galiazzi
NOVA ET VETERA
Attico Chassot
POLÍTICAS CURRICULARES, A FORMAÇÃO DOCENTE E
ENSINO DE QUÍMICA
IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
QUÍMICA DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES
Maurivan Güntzel Ramos
POLÍTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DOCENTE:um olhar para
as h de práticas de ensino
Judite Scherer Wenzel
TENTATIVAS DE PADRONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
NO BRASIL
Júlio Emílio Diniz-Pereira
MOVIMENTO DE IMPLANTAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
NA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: ações e reações
Jane Darley Alves dos Santos
Nyuara Araújo da Silva Mesquita
CRIAÇÃO E CRIATIVIDADE EM PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS E QUÍMICA: espaços e propostas
ESPAÇOS DIFERENCIADOS DE PRODUÇÃO DE SABERES E
CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E QUÍMICA
Carolina dos Santos Fernandes
Edson Luiz Lindner
Rosana Franzen Leite
ARTES E CIÊNCIA: invasões nos espaços tradicionais para percepções
além do ordinário
Jardel Telles
O MOVIMENTO PROVOCADO NO ENSINO DE QUÍMICA PELAS
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Marcelo Prado Amaral-Rosa
Ana Luiza de Quadros
Belmayr Knopki Nery
CONSTRUÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS PARA ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Amélia Rota Borges de Bastos
Lucas Maia Dantas
A EXPERIMENTAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA
Ana Carolina Araujo da Silva
Rosangela Inês Matos Uhmann
Valmir Heckler
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO
CURRICULAR NO ENSINO DE QUÍMICA E NA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
Jackson Luís Martins Cacciamani
Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
Sandra Aparecida dos Santos
O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E NAS
PRÁTICAS DA ESCOLA
Mara Elisa Fortes Braibante
Maria Aparecida Oliveira Moreira
Talles V Demos
SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES