| 1 x de R$62,12 sem juros | Total R$62,12 | |
| 2 x de R$31,06 sem juros | Total R$62,12 | |
| 3 x de R$20,71 sem juros | Total R$62,12 | |
| 4 x de R$16,07 | Total R$64,29 | |
| 5 x de R$13,08 | Total R$65,39 | |
| 6 x de R$11,08 | Total R$66,51 | |
| 7 x de R$9,66 | Total R$67,63 | |
| 8 x de R$8,60 | Total R$68,77 | |
| 9 x de R$7,77 | Total R$69,92 | |
| 10 x de R$7,11 | Total R$71,09 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Alexandre Maia do Bomfim
Sinopse:
Este livro analisa a área de Trabalho e Educação, precisamente para recontar parte de sua história e quiçá contribuir com sua avaliação. O estudo permitiu constatar que a identidade do grupo de Trabalho-Educação da Anped (o GTTE) ligada à perspectiva marxista constituiu uma pauta nos anos 80 que não conseguiu ainda ser cumprida. Constatou, também, que a década de 90 trouxe novos desafios para o GTTE e que a manutenção da perspectiva teórica hegemônica do grupo, o colocou diante de uma difícil escolha: mais ortodoxia ou mais heterodoxia? Não obstante, considerando os desafios, é um dos grupos que promove mais fecunda reflexão na área de Educação pois não se restringe ao espaço escolar para pensar a própria escola.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408940
DOI:10.24824/978854440894.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:252
Formato:14x21
Assunto:
B695
Bomfim, Alexandre Maia do.
Reflexões em trabalho e educação no Brasil: um reconto histórico do
GT mais marxista da Anped. / Alexandre Maia do Bomfim.
1. Educação – marxismo 2. Educação – reflexões 3. Educação – problematização
I. Título II. série
CDD 370.12
Nós e Eles
O senso comum dos homens da ciência
- Do que vamos falando?
QUANDO “EDUCAÇÃO E TRABALHO” TRANSFORMOU-SE
EM “TRABALHO E EDUCAÇÃO”: da construção da
identidade marxista aos desafios da década de
Introdução: O GTTE e a Anped
A área de Trabalho e Educação até aqui: o
balanço de alguns balanços e o legado dos
fundadores da década de
Três fundadores do GTTE e três
obras clássicas
Da Educação e Trabalho para Trabalho e
Educação: o GTTE definindo a sua identidade
A identidade marxista do GTTE
Trabalho e Educação:
identidade ou retração?
O GTTE e a escolha de seus temas
O GTTE e os desafios da década de
A Educação minguou-se diante
do Trabalho
Alexandre Maia do Bomfimindd // ::
Os temas menores
Os sujeitos produtores de conhecimento
no GTTE
Os coordenadores, a política e o prestígio
Dos seniors aos juniors
A necessidade da avaliação: para onde vamos?
MAPEANDO O GTTE DA ANPED:
um estudo panorâmico da Anped e do GTTE
Introdução: A Anped do GTTE e o GTTE
da Anped
- A Anped e os seus recentes desafios
O GTTE na Anped
- A Genealogia do GTTE:
agentes que formam e agentes que participam
Conclusões provisórias sobre os
agentes do GTTE
QUEM FARÁ A MEDIAÇÃO? ESTUDO E PROBLEMATIZAÇÃO
DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO GRUPO TRABALHO E
EDUCAÇÃO DA ANPED
Introdução: o que está oblíquo?
As categorias de análise
A produção escrita do GTTE
O GTTEÓRICO: as Reflexões
Teóricas do GTTE
Alexandre Maia do Bomfimindd // ::
A Teoria dos Trabalhos
Encomendados e dos Minicursos
Os textos das pesquisas empíricas: a sempre
presente denúncia da Pedagogia da Fábrica
Os homens de negócio e os educadores
críticos: discursos que se aproximam?
O GTTE e a preferência pelos setores de
ponta
Os textos que focalizam a escola ou a
educação formal
O Pouco Diálogo com a
Educação Básica
A crítica ao governo
Os textos com temas dissonantes
Setor Terciário e Setor Primário
A Terceirização, as micro e médias
empresas, o Terceiro Setor, trabalho
informal e o desemprego
História, análise macro e conjuntural,
os estudos de (um) caso
Temas à margem, questões raciais,
de gênero
A Contra-hegemonia
Considerações finais: a análise de um texto
longitudinal e os desafios de se pesquisar
em educação
Alexandre Maia do Bomfimindd // ::
O GTTE E SEUS AGENTES: quem faz e de que forma
faz a produção acadêmica no GTTE da Anped
- Introdução: não há escolhas
Nossas categorias e nossa pesquisa
- Problematizando mais uma vez as escolhas feitas
pelos agentes do GTTE
- O que pensam do GTTE os agentes do GTTE?
Da problematização às explicações
e aos enfrentamentos
Os Agentes do GTTE
diante de si mesmos?
Nós e os entrevistados
Dos trabalhos teóricos aos trabalhos
de um caso
Entre os Seniors e os novatos
Ortodoxia ou heterodoxia:
concentrar ou diversificar temas?
Capital X Trabalho:
onde está a contradição?
A questão Trabalho X educação
- Enfim, o GTTE e um futuro a construir
A NARRATIVA POSSÍVEL: conclusões e considerações
sobre a perspectiva marxista do GTTE
ISBN 978-85-444-0894-0
