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Autores: Antônio Walber Muniz
Sinopse:
Esta obra é uma reflexão sobre ensino superior e integração educacional entre países sul-americanos, denominada: “Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do cone sul: a questão do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtdos na região”. Tem como seu principal objetivo estudar os impactos causados no ambiente da integração regional, após o conjunto de reformas no ensino superior promovidas pelo governo brasileiro a partir de 1995. Nela analisou-se o dilema criado pela dificuldade de qualificar de imediato no Brasil quase 40 mil docentes com a titulação de mestres e doutores, bem como as repercussões advindas de um modelo de pós-graduação criado em instituições de ensino superior da Argentina e do Paraguai não equivalentes ao modelo brasileiro, para suprir as exigências na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira de 1996. A obra repercute os entraves que impediram o reconhecimento pelo Brasil dos diplomas lá obtidos por docentes em busca obrigatória de titulação. Especificamente demonstrou-se que essas reformas contribuíram para melhorar os níveis de ensino e a qualidade dos docentes na pós-graduação quando os sistemas de pós-graduação do Brasil, Argentina e Paraguai dialogam e se equivalem. Por fim, a obra resgata as preciosas contribuições dos Professores José Flávio Sombra Saraiva, articulador do Mercosul Educacional enquanto assessor do Ministro da Educação do Brasil, Murilo Hingel no Governo Itamar Franco, Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, então Coordenador da área de Direito da CAPES e das Professoras Gladys Beatriz Barreyro e Elizabeth Balbachevsky ambas da USP, para a compreensão e aperfeiçoamento do ensino superior de pós-graduação brasileiro com vistas a um sistemático, consolidadoe efetivo processo de integração educacional regional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419489
DOI:10.24824/978854441948.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:214
Formato:16x23
Assunto:
M963
Muniz, Antônio Walber Matias.
Reformas do ensino superior brasileiro e seu impacto nas demandas do cone sul: a questão
do reconhecimento de diplomas de pós-graduação obtidos na região. / Antônio Walber Matias
Muniz
214 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1948-9
DOI 10.24824/978854441948.9
1. Educação 2. Educação superior 3. Ensino – reformas 4. Integração regional 5. Pós-
-Graduação – América Latina. 6. Diplomas – reconhecimento I. Título II. Série
CDU 37(81) CDD 378.981
378.98
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
REFORMAS E NOVAS EXIGÊNCIAS NO ENSINO
SUPERIOR BRASILEIRO
O Ensino Superior brasileiro entre e início dos anos
Distribuição de funções docentes em exercício em
A Pós-Graduação brasileira: evolução, regulação,
consolidação e avaliação
Nova estrutura do ES, indicadores de qualidade e exigências da LDB
A exigência de titulação docente e o estímulo à expansão do ensino
Preocupações e respostas das IES à titulação
A demanda de e o dilema surgido para titulação dos docentes
Impactos em países vizinhos com o dilema para titular a demanda
O amparo jurídico às intervenções do Estado no Ensino Superior
PÓS-GRADUAÇÃO NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL
Considerações sobre o processo de integração regional do ES
O Cenário do ES no Brasil, na Argentina e no Paraguai
a partir de
O Ensino Superior no Brasil (resenha)
O Ensino Superior na Argentina (visão geral)
O Ensino Superior no Paraguai (visão geral)
Particularidades no ES entre os países estudados
Políticas de integração regional no ES e na Pós-Graduação
O modelo criado no Cone Sul para atender à
demanda de brasileiros
Considerações fnais sobre este
AS EXIGÊNCIAS DA CAPES E O PROTAGONISMO POR TITULAÇÃO
A nova regulamentação da CAPES para a Pós-Graduação
Novos critérios da CAPES para a Pós-Graduação
O reforço ao modelo brasileiro coordenado pela CAPES
A Lei nº / e o aumento de exigências por avaliação
O protagonismo em torno da titulação docente em países
do Cone Sul
A DEMANDA POR TITULAÇÃO E A PESQUISA FEITA
População e amostra
As variáveis de estudo
A coleta de dados: etapas da pesquisa e entrevistas feitas
A opção pelas áreas do direito e da educação para a pesquisa feita
A pesquisa feita (síntese e etapas)
Resultados encontrados na primeira etapa, por segmentos
Principais constatações encontradas na ª etapa da pesquisa
A QUESTÃO DO DIPLOMA OBTIDO EM IES DA REGIÃO
Questões que ensejaram a discussão sobre o reconhecimento
de diploma
Exigências da LDB e da CAPES para o reconhecimento de diplomas
As questões surgidas pela impossibilidade do reconhecimento
A resistência da CAPES e das IFES/IES para reconhecer
os diplomas
Etapa da pesquisa A posição de autoridades universitárias
Etapa da pesquisa A questão administrativa atinente às IFES
Caminhos a seguir para o reconhecimento desses diplomas
A questão da autonomia universitária no Brasil, na Argentina e
no Paraguai
Etapa da pesquisa A posição das Associações
Questionamentos jurídicos, decisões e outras considerações
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS