15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Fabiana Neiva Veloso Brasileiro - Francisco Antônio Francileudo - Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke
Sinopse:
Na ambiência de transformações nas relações familiares, a ideia de “limite” precisa ser questionada e assume enorme importância em nossa época: o limite como condição necessária para o exercício da autonomia, por meio da prática de valores que é produtora de liberdade, para o sentido da vida que é desvelado quando o processo educativo acontece em um clima familiar que forma para a responsabilidade. Acreditamos que a problemática dos limites na educação é bem mais complexa e exige leitura ampla e crítica da família e da sociedade e implica questionamentos: será que o problema dos limites está relacionado apenas à opção educativa de pais e mães? Será que é fruto dos tempos hipermodernos? Têm influenciado na educação dos filhos as novas mídias, redes sociais e as tecnologias? A família é uma instituição bastante antiga, contudo, passa por profundas transformações por meio dos eventos socioculturais, que incidem sobre a sociedade hipermoderna. Salientamos que não queremos a ilusão do futuro nem a coerção do passado. Postulamos a intensidade do aqui e agora como necessidades vitais (Lipovetsky, 2005). Com isso, fica claro o momento que vive a família, não detém um modelo único de estrutura, dinâmica ou funcionamento de processos educacionais. Nessa perspectiva, a ausência de referenciais institucionais e valorativos afetam a estrutura de personalidade dos adolescentes e dificulta aos pais um processo educativo orientado pelos limites e internalização de valores.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544421130
DOI:10.24824/978854442113.0
Ano de edição:2017
Número de páginas:136
Formato:16x23
Assunto:
B 794
Brasileiro, Fabiana Neiva Veloso.
Relacionamento pais e filhos na adolescência: educar com limites por meio de valores para
o sentido da vida. / Fabiana Neiva Veloso Brasileiro, Francisco Antonio Francileudo, Júlia Sursis
Nobre Ferro Bucher-Maluschke
136 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-2113-0
DOI 10.24824/978854442113.0
1. Psicologia 2. Relacionamento 3. Valores 4. Pais e filhos I. Francileudo, Francisco
Antônio II. Bucher-Maluschke, Julia S. N. Ferro III. Título IV. Série
CDU 159.92 CDD 155.5
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PRÓLOGO
Julia Sursis Nobre Ferro Bucher- Maluschke
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
FRONTEIRAS E LIMITES DA
INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA
Limites e valores na educação dos filhos
A internalização de limites
Relacionamento pais e filhos: estilos de criação
A família como construto social: reconfigurações hipermodernas
A sociedade brasileira e a educação nas famílias
CAPÍTULO II
FAMÍLIAS COM FILHOS ADOLESCENTES:
as transformações no ciclo vital
Ciclo vital
Infância
Adolescência
Adolescência: aspectos do desenvolvimento
psicológico da identidade
O papel da família nas transformações no ciclo vital
Família com filhos adolescentes: um enfoque de gênero
CAPÍTULO III
PERCEPÇÕES DE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES
SOBRE LIMITES E VALORES
O mundo doméstico na educação familiar no
contexto da hipermodernidade
A vivência de limites no âmbito doméstico
A vivência de limites no âmbito social
Vivência de limites e tomada de decisões
Vivência de limites e comunicação intrafamiliar
Vivência de limites e grau de liberdade
Vivência de limites e relacionamento familiar
Vivência de limites e práticas educativas
Comparando o relacionamento no ambiente parental
CAPÍTULO IV
INOVAR NO RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS:
educar para o sentido por meio de valores
A logoeducação na adolescência: a importância
de limites e valores
A liberdade no processo educativo
Educar para o sentido da vida
Educar para a responsabilidade: uma exigência
na relação pais e filhos
Indicações finais – Entre valores e limites:
a relação pais e filhos na adolescência
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES