15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$64,68 sem juros | Total R$64,68 | |
2 x de R$32,34 sem juros | Total R$64,68 | |
3 x de R$21,56 sem juros | Total R$64,68 | |
4 x de R$16,73 | Total R$66,94 | |
5 x de R$13,62 | Total R$68,08 | |
6 x de R$11,54 | Total R$69,25 | |
7 x de R$10,06 | Total R$70,42 | |
8 x de R$8,95 | Total R$71,61 | |
9 x de R$8,09 | Total R$72,80 | |
10 x de R$7,40 | Total R$74,02 |
Autores: Cristiane Gonçalves de Souza (Organizadora)
Sinopse:
O livro “Relações Étnico-Raciais e Currículo” pretende cumprir um importante papel na afirmação da relevância da temática étnico-racial para potencializar currículos onde a cultura afro-brasileira e africana, e as culturas dos povos indígenas, tenham lugar em nosso cotidiano escolar. Resultado de iniciativa desta Secretaria de Educação, a obra revela uma rede de ensino criativa e valente para discutir as temáticas e desafios relacionados à discriminação racial. Ressaltamos que este livro também pretende revelar potencialidades para ampliação da temática com plurais referenciais teóricos e práticas pedagógicas. Registramos mais de uma década da promulgação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. E, celebrar esta trajetória de lutas pela afirmação de uma escola democrática onde todos tenham o seu lugar, com esta obra, enriquecerá os debates atuais, possibilitando aporte teórico-prático para docentes e gestores educacionais. O objetivo é favorecer a formação continuada, promovendo o reconhecimento do protagonismo de profissionais da educação que, em seus diferentes papéis, ampliam o potencial da diferença que, criativamente, revela múltiplas formas de práticas pedagógicas e reflexões em nossas unidades escolares. Na rede municipal de educação de Niterói, nas unidades de educação infantil e de ensino fundamental, temos inúmeras atividades desenvolvidas por Diretores(as), Pedagogos(as) e docentes que privilegiam as temáticas das relações étnico-raciais. Contudo, pensamos que o processo de educação requer a reflexão constante de toda comunidade escolar para desbanalização de discursos e de situações que denotam o não reconhecimento das diferenças e da diversidade cultural. Nossas ações educativas estão pautadas em relações dialógicas para formação humana. Esta obra envolveu docentes de nossa rede e pesquisadores/docentes que atuam nas licenciaturas de renomadas universidades do Rio de Janeiro. Portanto, traz a marca da valentia e compromisso de trajetórias docentes e acadêmicas, com uma educação que tem como um de seus principais fundamentos a garantia de uma escola, onde todos os mundos tenham o seu lugar. Flávia Monteiro de Barros Araújo Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417737
DOI:10.24824/978854441773.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:224
Formato:16x23
Assunto:
R382
Relações étnico-raciais e currículo: temas e abordagens / Cristiane Gonçalves de Souza
(Organizadora).
224 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1773-7
DOI 10.24824/978854441773.7
1. Educação 2. Diálogo 3. Currículo 4. Métodos de ensino I. Souza, Cristiane Gonçalves
de. org. II. Título III. Série.
CDU 376.2 CDD 306.43
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Flávia Monteiro de Barros Araújo
SESSÃO ESPECIAL
CURRÍCULO, DOCÊNCIA E CULTURA: produção de
sentidos nas políticas de formação e ação docente
SENTIDOS DE IDENTIDADE DOCENTE NAS POLÍTICAS
CURRICULARES E O DESAFIO DAS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS
Clarissa Bastos Craveiro
PROFESSORES DE REPENTE APRENDEM (UMA
DISCUSSÃO EM TORNO DE CONTEXTOS NARRATIVOS
DE FORMAÇÃO)
Everardo Paiva de Andrade
CURRÍCULO, CULTURA E HIBRIDISMO: dialogando com a
política da diferença de Homi Bhabha
William de Góes Ribeiro
PARTE
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO: temas e abordagens
A PEDAGOGIA DAS ENCRUZILHADAS
Luiz Rufno
PROJETO SAGRADA NATUREZA: currículo, cultura e diferença
Cristiane Gonçalves de Souza
HISTÓRIAS QUE MOVEM A HISTÓRIA
Glória Maria Anselmo de Souza
A TEMÁTICA INDÍGENA NA SALA DE AULA: possibilidades e
desafos na perspectiva de uma didática decolonial
Paulo de Tássio Borges da Silva
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A
EJA SOB PERSPECTIVAS DA ETNOMATEMÁTICA
Adriano Vargas Freitas
O JOGO DIALOGADO DA CAPOEIRA E SUA VIVÊNCIA NA ESCOLA
Dafne González Solís
Denise de Souza Destro
CORPO PINTADO: traços de identidade, marcas da diferença
Maria Cristina Rezende de Campos
André Dias Pires
A MÚSICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS –
TERRITÓRIOS BRINCANTES DO “SER” BRASILEIRO: diálogos
entre currículo, arte e cultura
Eliza Pandino
VAMOS CHAMAR O VENTO? PAISAGENS SONORAS E
ESCUTA SENSÍVEL
Silmara Lídia Marton
PARTE
DESDOBRAMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: os relatos de experiência
LEI : uma nova abordagem
Juliana Silva da Conceição
ENSINO DE GEOGRAFIA: o conteúdo continente africano na
perspectiva da Lei
Fabrícia Costa Corrêa
O CURRÍCULO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
políticas/práticas no cotidiano escolar
Bárbara Maria Mourão Furtado
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NA UMEI OLGA BENÁRIO PRESTES PELO
ESPAÇO GRIÔ – CONTOS E HISTÓRIAS AFRICANAS PARA
OUVIR E APRENDER
Isis da Penha Monteiro Guedes
DANÇAS E APRENDIZADOS PRESENTES NOS TERREIROS:
um olhar da psicologia
Julia Caciano da Silva
A MÔNICA PRETA
Filipe Prado Mencari
A PRESENÇA DOS PERSONAGENS NEGROS NOS LIVROS
DE LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Luciana Costa da Silva