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Autores: Larissa de Oliveira Neves, Ana Vitória Prudente (Organizadoras).
Sinopse:
Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Essa lei tem como objetivo promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. Sabe-se que a educação é um instrumento fundamental para a promoção das demandas da população negra no combate às desigualdades sócio raciais. Entretanto, quando pensamos no ensino superior há uma brecha, uma ruptura entre a composição populacional e os dados da presença afrodescendente no âmbito universitário. Há pouquíssimos negros dentro da academia, seja como docentes ou como discentes, e dentro da universidade é comum ver negros ocupando como maioria, apenas, os serviços terceirizados relacionados à limpeza, alimentação e segurança. Essa polarização do espaço ocupado por negros e o espaço ocupado por brancos é gritante. Esse livro traz sete artigos sobre manifestações artísticas que lutam contra essa desigualdade. São textos oriundos de pesquisas sobre a presença ativa e criativa dos negros nas artes cênicas, nas artes audiovisuais e na universidade. Sua publicação visa a ser um pequeno passo numa luta que deveria ser de todos os brasileiros e de toda a humanidade, uma luta para que o preconceito e o racismo deixem de existir um dia.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412602
DOI:10.24824/978854441260.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:100
Formato:16x23
Assunto:
R425
Representação e representatividade: a afrodescendência. / Larissa de Oliveira
Neves, Ana Vitória Prudente (Organizadoras).
100 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1260-2
1. Teatro 2. Afrodescendência 3. Cinema 4. Televisão I. Neves, Larissa de
Oliveira. org. II. Prudente, Ana Vitória, org. III. Título IV. Série.
CDD 792
SUMÁRIO
O NEGRO NO TEATRO
O NEGRO E A NEGRITUDE NO CONTEXTO
ACADÊMICO-TEATRAL: Onde está o (a) negro (a) e as
questões da negritude nas pesquisas e nas aulas de teatro no Brasil?
Mário Medeiros
O TEATRO NEGRO COMO FONTE DE
MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRODESCENDENTE
Emerson de Paula Silva
TREZENCENA ANJO NEGRO
Grácia Navarro
O NEGRO NAS ARTES AUDIOVISUAIS
IMAGENS DO NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO –
ESTEREÓTIPOS E LUTA POR REPRESENTAÇÃO
Noel dos Santos Carvalho
A ARTE COMO FONTE PROPULSORA DO DESENVOLVIMENTO
DE MOVIMENTOS POLÍTICO-SOCIAIS, NA CONSTRUÇÃO
DE UMA IMAGEM POSITIVA DO AFRODESCENDENTE
Ana Vitória Prudente
AJUSTE DE COR NA TELEVISÃO NORTE-AMERICANA:
Reflexões sobre o filme Color Adjustment ()
Lygia Pereira dos Santos Costa
O NEGRO COMO SUJEITO
O NEGRO DENTRO E FORA DOS CONTEXTOS CÊNICOS:
uma crítica sobre a constituição do sujeito moderno a partir
de Hegel e Marx
Douglas Rodrigues Barros
SOBRE OS AUTORES