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Autores: Ronaldo Cardoso Alves
Sinopse:
A obra apresenta pesquisa que teve como objetivo estudar a construção de consciência histórica em alunos do ensino básico, a partir do encontro/confronto, em sala de aula, dos diferentes saberes oriundos do senso comum e da ciência da História, por meio da análise das representações sociais constituídas por seus sujeitos: alunos e professores. Desenvolvida no Mestrado em Educação na Universidade de São Paulo (2003-2006), e orientada pela Profa. Katia Maria Abud, a pesquisa utilizou metodologia de inspiração etnográfica, somada a outros instrumentais qualitativos, junto a estudantes e professores do ensino fundamental e do médio, de escolas públicas situadas na periferia da Cidade de São Paulo, possibilitando a interpretação das configurações sociais da comunidade escolar à luz da teoria das representações sociais de Serge Moscovici, e do conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Baseado nesse repertório teórico e empírico, a obra buscou compreender a influência da dupla dimensão do cotidiano (local e global) na construção das representações sociais dos alunos, bem como sua transformação (ou reprodução) após a atuação do ensino de História no espaço escolar, com vistas à consecução (ou não) de consciência histórica na vida prática. Por fim, a partir da análise do confronto de representações sociais de alunos e de professores, oriundas da apreensão de um conceito substantivo (“Revolução”) trabalhado nas aulas de História, propõe a socialização e a discussão dessas diferentes representações no espaço escolar como possibilidade de formação de consciência histórica e de maior aproximação do estudo da História da vida prática dos alunos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544427323
DOI:10.24824/978854442732.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:154
Formato:14x21
Assunto:
Al472
Alves, Ronaldo Cardoso
Representações sociais e a construção da consciência histórica Ronaldo
Cardoso Alves – Curitiba CRV, 2018
154 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2732-3
DOI 10248249788544427323
1 Educação 2 Ensino de História I Título II Série
CDU 9 CDD 37308
37
PREFÁCIO
Katia Maria Abud
INTRODUÇÃO
Didática da História breve histórico
A pesquisa seleção do objeto e construção
de instrumentais
A expressão do cotidiano o fenômeno
das Representações Sociais
A Gênese das Representações Sociais
Do senso comum para a ciência;
da ciência para o senso comum
O processo dinâmico das
Representações Sociais
Ancoragem e objetivação
CAPÍTULO
POR UMA DIDÁTICA DA HISTÓRIA
do pensamento científico à consciência histórica
A formação do pensamento histórico
A consciência histórica
CAPÍTULO
A DUPLA DIMENSÃO DO COTIDIANO
o global e o local
Visão geral da contemporaneidade
o “global” no “local”
Visão socioeconômica do grupo pesquisado
o “local” no “global”
As escolas
A região Brasilândia
Contexto socioeconômico dos alunos
o “Perfil Discente”
Ronaldo Cardoso Alves_indd CAPÍTULO
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS o encontro da sala de aula com o cotidiano
A análise de Representações Sociais
como verificadora de consciência histórica
Os ensaios etnográficos
A entrevista
A análise das Representações Sociais
Consciência histórica como orientação
prática no tempo
Consciência histórica como criadora
de identidade
Consciência histórica pelo senso comum?
O confronto de Representações Sociais
como possibilidade de construção
de consciência histórica
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO