15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Arthur Vianna Ferreira
Sinopse:
Este livro tem como objetivo discutir sobre as representações sociais existentes entre os profissionais da educação que organizam práticas educativas de capacitação profissional em espaços não escolares com jovens e adultos de camadas empobrecidas e suas relações com o fenômeno da evasão educacional que acontece nestes espaços socioeducativos. Assim sendo, o autor propõe a revisão de um estudo de abordagem psicossocial na teoria das Representações Sociais sobre a evasão em oficinas de capacitação profissional em uma instituição educacional não escolar confessional. A partir dos resultados expostos neste livro acredita-se que a sua contribuição para pedagogos, professores, educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos, gestores e outros sujeitos envolvidos com as realidades sócio educacionais brasileiras, seja de que questionamento, e inquietação, sobre as suas práticas educativas com as camadas empobrecidas abrindo-se, assim, às novas possibilidades de atuação frente aos problemas inerentes a evasão educacional em todos os espaços educacionais, escolares ou não, presentes na sociedade brasileira.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544407660
DOI:10.24824/978854440766.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:130
Formato:16x23
Assunto:
F489r
Ferreira, Arthur Vianna
Representações sociais e evasão em espaços educacionais não
escolares / Arthur Vianna Ferreira. - 1. ed.
1. Evasão universitária - Brasil - Estudo de casos. 2. Educação fialidades e objetivos. 3. Psicologia educacional. I. Título.
16-29824 CDD: 371
CDU: 373
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
ELES ESTAVAM AQUI? – A fundamentação teórica a respeito
da população empobrecida
Por uma Teoria das Representações Sociais em pesquisas
no campo educacional
Obra social e população em risco: elementos básicos para uma
prática educativa com pobres
ONGs e obras sociais: existe diferença?
Família em situação de risco: os pobres prediletos da prática educativa
ELES NÃO FREQUENTAM MAIS OS CURSOS –
Uma metodologia para pesquisa em Educação
Os vários caminhos para se chegar lá: a construção de um método
para uma pesquisa em educação
Memórias de um Projeto Social: um armazém de histórias, ideias
e ações comunitárias no subúrbio do Rio de Janeiro
Uma prática educativa em meio às panelas: a história das oficinas
de capacitação de Culinária Comunitária
A história de remendos novos em problemas velhos: memórias das
Oficinas de Corte e Costura
Uma prática educativa que escorre entre os dedos sem perceber:
a evasão nas oficinas de capacitação
ELES, REALMENTE, FORAM EMBORA! – As representações de
evasão e as práticas educativas com as camadas empobrecidas
Entre “quem sai” e “quem fica” existe um discurso: a utilização da
análise retórica na busca das representações sociais
As metáforas que apontam para os pobres: os campos figurativos
das representações de evasão
A aprendizagem
O trabalho
A pobreza
Os interesses comuns
As necessidades
O diploma
Uma representação de evasão ancorada em uma metáfora de
“ser e estar” pobre
POR QUE ELES FORAM EMBORA? – Algumas conclusões
ISBN 978-85-444-0766-0