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Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Maria Cristina Figueiredo Aguiar Guasti
Sinopse:
O livro apresenta um estudo sobre as representações socias de estudantes da Ufes sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) instituido pela Lei Federal 12.711 de 29/08/12 e o Decreto 7.824 de 11/10/12 e sobre os estudantes cotistas. Estão ressaltadas tanto as representações dos diferentes grupos de cotistas e não cotistas, bem como suas repercussões em cada um dos grupos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544409572
DOI:10.24824/978854440957.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:144
Formato:14x21
Assunto:
G896
Guasti, Maria Cristina Figueiredo Aguiar.
Representações sociais: sobre as ações afirmativas no Ensino Superior e
sobre os estudantes cotistas da Ufes
1. Educação 2. Representações 3 Cotas - estudantes 4. Ensino superior - UFES
I. Título II. Série.
CDD 378
Prof Dr Sérgio Pereira dos Santos
A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS):
conceitos e contribuições
AÇÕES AFIRMATIVAS: origem teórica e conceitos
Sobre as primeiras iniciativas conhecidas
O alcance da igualdade material
Ações afirmativas no caso brasileiro
Ações afirmativas na Ufes:
o sistema de reserva de vagas (cotas)
TENSÕES E CONFLITOS NAS REPRESENTAÇÕES
DOS ESTUDANTES
NOS DADOS COLETADOS ALGUMAS
CATEGORIAS ANALÍTICAS
Sobre o sistema de reserva de vagas
Até onde somos iguais e a partir de onde
começam nossas diferenças?
As funções do sistema de reserva
de vagas/cotas
Sobre as falhas no sistema de reserva
de vagas
A falsa igualdade entre os estudantes
de escolas púbicas e a suposta facilidade
de burlar os comprovantes de renda
Para ser cotista é preciso comprovar
Condições de permanência na universidade
e seus desafios
E o que é ser cotista afinal?
Sobre o “ser estudante cotista”:
por eles mesmos
Os estudantes cotistas pelos olhos
dos não cotistas
A difícil condição de ser negro num
país racista
Sobre as cotas raciais
O estabelecimento das relações intra
e inter grupos de estudantes cotistas
e não cotistas
O “nós” e o “eles” nas relações
entre os estudantes
O pertencimento ao grupo “estudantes
universitários”
A importância do ser “estudante universitário”
para a família do estudante
Da percepção do preconceito
à assimilação do “habitus”: estratégia
para manter-se no território “alheio” ?
A percepção do preconceito contra cotas:
ser cotista não é ser ladrão de vagas,
cotas como privilégio e não como direito
pensando sobre as representações e as formas
de representar
ISBN 978-85-444-0957-2
