15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$40,20 sem juros | Total R$40,20 | |
2 x de R$20,10 sem juros | Total R$40,20 | |
3 x de R$13,40 sem juros | Total R$40,20 | |
4 x de R$10,40 | Total R$41,60 | |
5 x de R$8,46 | Total R$42,31 | |
6 x de R$7,17 | Total R$43,04 | |
7 x de R$6,25 | Total R$43,77 | |
8 x de R$5,56 | Total R$44,51 | |
9 x de R$5,03 | Total R$45,25 | |
10 x de R$4,60 | Total R$46,00 |
Autores: Ricardo Gonçalves - Norma Suely Gomes Allevato
Sinopse:
Esta obra é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelos autores, realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, que abordou o conteúdo matemático de funções definidas por várias sentenças na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Da experiência realizada, emergiram aspectos relevantes da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que também é discutida na obra. O texto contém um resgate da formação e atuação profissional de Ricardo Gonçalves, primeiro autor e principal responsável pela pesquisa. Aborda as orientações oficiais atuais e exibe um cenário das pesquisas sobre funções. Apresenta a metodologia, os métodos adotados e a questão de pesquisa que orientou o estudo. Dedica um capítulo à temática da Aprendizagem Significativa e suas contribuições para fundamentar os estudos realizados. Também contém um capítulo em que são apresentados os fundamentos da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. O texto contém, ainda, descrições, interpretações e análises de dados que atestam como se realizou a aprendizagem sobre funções de várias sentenças através da Resolução de Problemas à luz da Aprendizagem Significativa. As reflexões finais sobre a pesquisa desenvolvida conduzem a indicações de ações relevantes do professor e do aluno nas aulas de Matemática.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544441213
DOI:10.24824/978854444121.3
Ano de edição:2020
Número de páginas:142
Formato:14x21
Assunto:
G629r
Gonçalves, Ricardo
Resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem
signifi cativa das funções defi nidas por várias sentenças Ricardo Gonçalves, Norma
Suely Gomes Allevato - 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2020
142 p
Bibliografi a
ISBN Digital 978-65-5578-056-7
ISBN Físico 978-85-444-4121-3
DOI 10248249788544441213
1 Matemática - Estudo e ensino 2 Solução de problemas - Estudo e ensino
I Allevato, Norma Suely Gomes II Título
20-62793 CDD 500
CDU 51
APRESENTAÇÃO
Norma Suely Gomes Allevato
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA DE PESQUISA
Pesquisa
Pergunta de pesquisa
Pesquisa Qualitativa
Estratégias desenvolvidas
Métodos de pesquisa
Registros de dados
TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Fundamentos da Aprendizagem Significativa
Alguns tipos de Aprendizagem
Ocorrência da Aprendizagem Significativa
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resolução de Problemas aspectos históricos
Problema e Resolução de Problemas
Tipos de Problemas
Concepções sobre Resolução de Problemas
O valor da Resolução de Problemas no Ensino
Resolução de Problemas e Funções
RELATO E ANÁLISE DE DADOS
A Coleta de Dados
Primeiro encontro Problema
A Plenária do Problema
Segundo encontro Problema
Terceiro encontro Problema
Quarto encontro Problema
Ricardo Gonçalves - indd CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES