| 1 x de R$71,46 sem juros | Total R$71,46 | |
| 2 x de R$35,73 sem juros | Total R$71,46 | |
| 3 x de R$23,82 sem juros | Total R$71,46 | |
| 4 x de R$18,49 | Total R$73,95 | |
| 5 x de R$15,04 | Total R$75,22 | |
| 6 x de R$12,75 | Total R$76,51 | |
| 7 x de R$11,11 | Total R$77,80 | |
| 8 x de R$9,89 | Total R$79,11 | |
| 9 x de R$8,94 | Total R$80,44 | |
| 10 x de R$8,18 | Total R$81,78 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Maurício Compiani (Org).
Sinopse:
Este é o segundo livro sobre o projeto Ribeirão Anhumas na Escola, que foi estruturado de forma que o desenvolvimento das atividades de ensino/aprendizagem e de pesquisa educacional se deram com professores de escolas públicas e não para esses professores. Esse professor, na sua prática profissional, desenvolve um papel central ativo, de autoria e investigativo nas suas relações com o conhecimento a ser ensinado, bem como com uma visão de currículo. Por isso, nesse livro, não encontramos prescrições do que deve ser ensinado e encontramos sim, narrativas de professores e estudantes das propostas escolares desenvolvidas de modo contextualizado e interdisciplinar da chamada pedagogia crítica do lugar/ambiente. As noções sobre essa pedagogia culminaram na estruturação do projeto em torno do Ribeirão da Anhumas e nos resultados aqui apresentados e discutidos. O ribeirão central na cidade, um lugar próximo aos lugares dos professores e dos alunos, lugares onde podem sentir as manifestações ambientais e os acontecimentos sociais, um lugar a partir do qual diferentes atores, de modo interdisciplinar, puderam pensar e elaborar aspectos do conhecimento escolar, na sua relação com o contexto de estudo. A ideia do projeto foi começar com experiências, percepções e conceituações sobre o lugar da própria escola onde alunos e professores vivem na tentativa de tratar de suas multi-dimensões entre si e com o município, sem perder de vista as relações com o mundo e planeta. Tratar das dimensões cultural, ambiental e sócio-política foi muito difícil, pois atualmente é muito ausente em nossa escola uma cultura socioambiental e um pensamento e respectivas práticas escolares científicas inter-relacionadas com as multi-dimensões do lugar/ambiente. Procuramos criar uma cultura de diálogo intrainstitucional (práticas mais grupais de soluções de problemas internos), no sentido de envolver professores, seus estudantes e comunidade em práticas mais coletivas e participativas para a resolução de problemas socioambientais no entorno de sua própria comunidade ou participar de soluções mais amplas de sua cidade, estado ou país.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404430
DOI:10.24824/978854440443.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:208
Formato:16x23
Assunto:
Ribeirão Anhumas na escola: pesquisa colaborativa entre escola e universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares / organização Maurício Compiani. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2015.
208 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0443-0
1. Educação - Brasil. 2. Igualdade na educação - Brasil. 3. Professores - Formação. 4. Prática de ensino. 5. Educação de crianças 6. Educação - Aspectos sociais. 7. Educação inclusiva - Brasil. 8. Integração social. 9. Pluralismo cultural. I. Compiani, Maurício.
15-22751
CDD: 370.981
CDU: 37(81)
SUMÁRIO
SUMÁRIO
PREFÁCIO
COMO O PROJETO RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA DESENVOLVEU
A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE
Maurício Compiani
INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTEXTO FORMATIVO
DE PROFESSORES: possibilidades acenadas pela prática docente
Fernanda Keila Marinho da Silva
Maria José Fontana Gebara
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO ESTUDO
DO LOCAL E DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
Maria Aparecida Pereira Montagner
ENSINO DE QUÍMICA:
relações com as geociências, interdisciplinaridade e lugar da escola
Fabiana Burgos Takahashi Garcia
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: sentidos e práticas
Carla Gracioto Panzeri
A IMPORTÂNCIA DO MAPA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:
uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural
Viviane Lousada Cracel
MEDIAÇÕES ON-LINE NA FORMAÇÃO CONTINUADA
DE PROFESSORES DO PROJETO
Gabriel Gerber Hornink
APROFUNDANDO A CONCEPÇÃO DE PEDAGOGIA CRÍTICA
DO LUGAR/AMBIENTE
Maurício Compiani
SOBRE OS AUTORES
