15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$72,42 sem juros | Total R$72,42 | |
2 x de R$36,21 sem juros | Total R$72,42 | |
3 x de R$24,14 sem juros | Total R$72,42 | |
4 x de R$18,74 | Total R$74,95 | |
5 x de R$15,25 | Total R$76,23 | |
6 x de R$12,92 | Total R$77,53 | |
7 x de R$11,26 | Total R$78,84 | |
8 x de R$10,02 | Total R$80,18 | |
9 x de R$9,06 | Total R$81,52 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,88 |
Autores: Maurício Compiani (Org)
Sinopse:
O livro apresenta e discute os resultados e as formulações teórico-práticas do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. O projeto traz aportes teóricos com dados de práticas com professores e alunos em escolas reais no seu dia a dia, sobre interdisciplinaridade, contextualização, autonomia do professor e da escola para elaboração de currículos locais, levando em conta e qualificando o lugar da escola em relação à diversidade cultural, regional, ambiental etc, como também novos modos de tratar as relações sociedade e ambiente. O projeto desenvolveu-se de forma inovadora em quatro frentes, a saber: formação continuada de professores em exercício; docência dos professores em suas respectivas escolas; elaboração de conhecimentos escolares relacionados à microbacia urbana; e educar para a participação com atividades de intervenções para solução de problemas socioambientais. Foram práticas do projeto envolver a comunidade escolar na elaboração de conhecimentos escolares relacionados aos problemas socioambientais da microbacia e quebrar a hegemonia da concepção de professor como aplicador de conhecimentos produzidos por outros. Como um dos resultados temos o impacto nas escolas e na qualidade profissional dos professores com o desenvolvimento de grupos de trabalho nas escolas e atividades escolares interdisciplinares e contextualizadas. Outro, foi a sistemática colaborativa entre academia e escolas públicas, rompendo com o papel da universidade como hegemônica na produção do conhecimento que estaria sendo transmitido na sala de aula da educação básica, inaugurando, dessa maneira, as possibilidades de produção por parte dos docentes e seus alunos de conhecimento escolarizado único e sistematizado. É fácil prever que essa tendência também dará vida a um determinado currículo, compreendido não somente como tópicos de conteúdos a serem ministrados, mas como um planejamento de ações e intenções a serem levadas coletivamente no seio escolar.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425598
DOI:10.24824/978858042559.8
Ano de edição:2013
Número de páginas:250
Formato:16x23
Assunto:
Ensino Fundamental
Produção de textos narrativos por meio de atividades
geocientÃficas com alunos do ensino fundamental II
Espaço, formas, grandezas e medidas: saberes matemáticos
contextualizados com o lugar/ambiente em microbacia urbana
Grupo Ensino-Aprendizagem
Grupo de Pesquisa Escolar:
Linguagens e Representações
Disciplina: Artes
Riscos Ambientais: desenvolvendo
um conceito para o tratamento na educação fÃsica
O ensino de cartografia no contexto escolar local:
a construção de uma proposta
Atividades de Português desenvolvidas
Um caminho possÃvel para a prática interdisciplinar na
escola: contribuições do subgrupo “olhares, saberes e
fazeres� para o tratamento da temática socioambiental
Editora CRV
versão para revisão do autor
Editora CRV - versão para revisão do autor - Proibida a impressão
- CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE
REVITALIZAÇÃO E PRIMEIRA INT
R366
Ribeirão Anhumas na escola: projeto de formação continuada elaborando
conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente /
Maurício Compiani, organizador. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
250p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-559-8
1. Ribeirão Anhumas na Escola (Projeto). 2. Professores - Formação. 3.
Educação permanente. 4. Educação de crianças. I. Compiani, Maurício.
12-8485. CDD: 370.71
CDU: 337.011.3-051
21.11.12 27.11.12 040914