15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$50,28 sem juros | Total R$50,28 | |
2 x de R$25,14 sem juros | Total R$50,28 | |
3 x de R$16,76 sem juros | Total R$50,28 | |
4 x de R$13,01 | Total R$52,03 | |
5 x de R$10,58 | Total R$52,92 | |
6 x de R$8,97 | Total R$53,83 | |
7 x de R$7,82 | Total R$54,74 | |
8 x de R$6,96 | Total R$55,66 | |
9 x de R$6,29 | Total R$56,60 | |
10 x de R$5,75 | Total R$57,54 |
Autores: Cristina Aparecida Leite
Sinopse:
Seria possível despertar o ser brincante do professor por meio de um curso de formação continuada? Teria como sensibilizar o docente sobre a importância do brincar para todas as etapas do ensino, e não somente para a etapa da Educação Infantil? Até que ponto esse curso poderia transformar a prática pedagógica do professor, tornando suas aulas mais dinâmicas, lúdicas e atraentes? Seria possível encontrar um espaço para o brincar durante as aulas e, não somente, no intervalo ou no “dia do brinquedo”? Teríamos como ampliar o repertório de brincadeiras dos professores e, num efeito cascata, dos estudantes? Essas foram algumas das inquietações que motivaram a oferta do curso Rodas de Brincar aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF (potenciais multiplicadores) e, consequentemente, aos professores-cursistas das quatorze Regionais de Ensino do DF. A estrutura do curso baseia-se nos princípios de oficina pedagógica como opção metodológica de organização das aulas, em que aliamos teoria e prática. Três foram as principais noções que emergiram da realidade observada: ludicidade, corporeidade e experiência estética. Ao estarmos em roda, vivenciando as atividades lúdico-corporais propostas, tais fenômenos acontecem simultaneamente, não havendo hierarquia, mas uma interdependência. O círculo traz em si a noção de plenitude, de integração, agregando a todos. Completamos e somos completados na vivência com o outro. Tais momentos promovem uma forte sinergia no grupo, que se toca, se olha, canta, dança e sorri junto, emergindo sentimentos positivos, destacadamente a alegria. Assim, em momentos prosaicos da vida, é possível vivenciar estados poéticos. Uma ruptura no cotidiano, uma suspensão no tempo. Esperamos que estas rodas sejam ampliadas, tornem-se mais presentes em nosso cotidiano, seduzindo mais professores para este movimento que busca trazer, por meio de brincadeiras, cantigas e danças, um pouco mais de humanidade para o ser humano. Será que você aceitaria o convite de nos dar as mãos e contribuir conosco para a roda continuar girando?
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432945
DOI:10.24824/978854443294.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:170
Formato:16x23
Assunto:
L525
Leite, Cristina Aparecida
Rodas de Brincar uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos
professores-formadores das Ofi cinas Pedagógicas do DF Cristina Aparecida Leite – Curitiba
CRV, 2019
170 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3294-5
DOI 10248249788544432945
1 Educação 2 Formação de professores 3 Corporeidade 4 Experiência estética
I Título II Série
CDU 37 CDD 37071
PREFÁCIO I
ENTRAR NA RODA, PARA BRINCAR E APRENDER JUNTOS
Luciana Hartmann
PREFÁCIO II
Cláudia Nascimento
ABRINDO A RODA
CAPÍTULO
CONHECENDO AS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO DISTRITO
FEDERAL E UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA NA
FORMAÇÃO CONTINUADA
CAPÍTULO
CIRANDANDO A EXPERIÊNCIA
CAPÍTULO
PENSANDO, SENTINDO, AGINDO saber-saboreando
CAPÍTULO
CANTANDO, DANÇANDO, BRINCANDO sendo
FECHANDO A RODA (?)
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
PLANOS DE AULA