| 1 x de R$55,55 sem juros | Total R$55,55 | |
| 2 x de R$27,78 sem juros | Total R$55,55 | |
| 3 x de R$18,52 sem juros | Total R$55,55 | |
| 4 x de R$14,37 | Total R$57,49 | |
| 5 x de R$11,69 | Total R$58,47 | |
| 6 x de R$9,91 | Total R$59,47 | |
| 7 x de R$8,64 | Total R$60,48 | |
| 8 x de R$7,69 | Total R$61,50 | |
| 9 x de R$6,95 | Total R$62,53 | |
| 10 x de R$6,36 | Total R$63,57 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Cristina Aparecida Leite
Sinopse:
Seria possível despertar o ser brincante do professor por meio de um curso de formação continuada? Teria como sensibilizar o docente sobre a importância do brincar para todas as etapas do ensino, e não somente para a etapa da Educação Infantil? Até que ponto esse curso poderia transformar a prática pedagógica do professor, tornando suas aulas mais dinâmicas, lúdicas e atraentes? Seria possível encontrar um espaço para o brincar durante as aulas e, não somente, no intervalo ou no “dia do brinquedo”? Teríamos como ampliar o repertório de brincadeiras dos professores e, num efeito cascata, dos estudantes? Essas foram algumas das inquietações que motivaram a oferta do curso Rodas de Brincar aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF (potenciais multiplicadores) e, consequentemente, aos professores-cursistas das quatorze Regionais de Ensino do DF. A estrutura do curso baseia-se nos princípios de oficina pedagógica como opção metodológica de organização das aulas, em que aliamos teoria e prática. Três foram as principais noções que emergiram da realidade observada: ludicidade, corporeidade e experiência estética. Ao estarmos em roda, vivenciando as atividades lúdico-corporais propostas, tais fenômenos acontecem simultaneamente, não havendo hierarquia, mas uma interdependência. O círculo traz em si a noção de plenitude, de integração, agregando a todos. Completamos e somos completados na vivência com o outro. Tais momentos promovem uma forte sinergia no grupo, que se toca, se olha, canta, dança e sorri junto, emergindo sentimentos positivos, destacadamente a alegria. Assim, em momentos prosaicos da vida, é possível vivenciar estados poéticos. Uma ruptura no cotidiano, uma suspensão no tempo. Esperamos que estas rodas sejam ampliadas, tornem-se mais presentes em nosso cotidiano, seduzindo mais professores para este movimento que busca trazer, por meio de brincadeiras, cantigas e danças, um pouco mais de humanidade para o ser humano. Será que você aceitaria o convite de nos dar as mãos e contribuir conosco para a roda continuar girando?
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432945
DOI:10.24824/978854443294.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:170
Formato:16x23
Assunto:
L525
Leite, Cristina Aparecida
Rodas de Brincar uma experiência com atividades lúdico-corporais junto aos
professores-formadores das Ofi cinas Pedagógicas do DF Cristina Aparecida Leite – Curitiba
CRV, 2019
170 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3294-5
DOI 10248249788544432945
1 Educação 2 Formação de professores 3 Corporeidade 4 Experiência estética
I Título II Série
CDU 37 CDD 37071
PREFÁCIO I
ENTRAR NA RODA, PARA BRINCAR E APRENDER JUNTOS
Luciana Hartmann
PREFÁCIO II
Cláudia Nascimento
ABRINDO A RODA
CAPÍTULO
CONHECENDO AS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO DISTRITO
FEDERAL E UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA NA
FORMAÇÃO CONTINUADA
CAPÍTULO
CIRANDANDO A EXPERIÊNCIA
CAPÍTULO
PENSANDO, SENTINDO, AGINDO saber-saboreando
CAPÍTULO
CANTANDO, DANÇANDO, BRINCANDO sendo
FECHANDO A RODA (?)
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
PLANOS DE AULA
