1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Preencha seu nome e e-mail para receber a liberação deste livro.
Autores:
Esta Coletânea reúne 46 textos produzidos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Passo Fundo, RS, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Os artigos foram produzidos sob orientação dos docentes coordenadores de área dos subprojetos e contam com a participação direta e indireta de professores supervisores de área das escolas de educação básica conveniadas.
Os textos que integram a Coletânea estão distribuídos por áreas do conhecimento, as quais são precedidas por um artigo assinado pela coordenação institucional e de gestão do Pibid 2013-2018, seguido de três artigos produzidos por bolsistas pibidianos do Curso de Pedagogia. Na sequência, seguem 19 artigos pertencentes à Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, oriundos dos subprojetos de Educação Física, Letras Espanhol, Letras interdisciplinar, Letras Português e Música; 4 textos da Área de Matemática; 9 artigos da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, representando os subprojetos de Biologia, Física, Química e, por fim, a Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias com 10 artigos dos subprojetos de Filosofia, Geografia e História.
As temáticas presentes discutem desde a reflexão sobre a experiência do Pibid na formação inicial do docente, passando pela contribuição do Programa na formação continuada do professor, a relação escola x universidade, relatos de experiência dos subprojetos nas diferentes áreas e disciplinas, apresentações de propostas e intervenções pedagógicas.
Esperamos que o leitor possa encontrar nesta Coletânea mais do que uma diversidade de propostas bem-sucedidas realizadas pelo Pibid Capes UPF nos últimos anos. Desejamos que as ideias e discussões sigam inspirando os sujeitos envolvidos com a educação e sensibilizem os gestores das diversas instâncias a manterem o investimento necessário para a qualidade da formação docente em todos os níveis.
Sinopse:
“Solo cuando somos instruidos por la realidad es que podemos cambiarla”. Con esta frase lapidaria, el poeta y dramaturgo alemán Berthold Brecht evoca el concepto fi losófi co de praxis para enfatizar la importancia del conocimiento de la realidad como un prerrequisito para una acción verdaderamente transformadora. Aliar teoría y práctica es el gran desafío enfrentado por todos los que luchan por cambios en las estructuras sociales y económicas. Este libro, que presenta los resultados de la investigación llevada a cabo por los Profesores Elis Palma Priotto y Oscar Kenji Nihei, de la Unioeste – Campus Foz do Iguaçu, trae una notable contribución para profundizar el diagnóstico sobre la situación de los adolescentes y jóvenes que viven en la región trinacional, comprendida por las ciudades fronterizas de Brasil (Foz do Iguaçu), Paraguay (Ciudad del Este) y Argentina (Puerto Iguazú).
Detalhes:
ISBN: 978-85-444-2190-1
ISBN Digital: Não possui
DOI: 10.24824/978854442190.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 664
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
S113 Saberes e experiências em construção: a importância do PIBID / Luiz Marcelo Darroz, Maria de Fátima Baptista Betencourt, Patrícia da Silva Valério (Orgs.) 656 p. Bibliografa ISBN 978-85-444-2190-1 DOI 10.24824/978854442190.1 1. Educação 2. PIBID – ensino I. Darroz, Luiz Marcelo. org. II. Betencourt, Maria de Fátima Baptista. org. III. Valério, Patrícia da Silva. org. IV. Título V. Série. CDU 37 CDD 370PIBID INSTITUCIONAL A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO CURSO DE LICENCIATURA Luiz Marcelo Darroz Maria de Fátima Baptista Betencourt Patrícia da Silva Valério PEDAGOGIA CONSTITUIR-SE PROFESSOR: as contribuições do PIBID Caroline Comassetto Denise Cristina Freitag Chaves Joelise Moschaider Luana Foncharte Martins Mylena Caroline Lottermann Bugs Pauline de Moura SISTEMATIZANDO PROJETOS DE TRABALHO NOS ANOS INCIAIS – PIBID PEDAGOGIA Teresinha Indaiá Mendes Fabris Aline Raquel Diel de Moura Angélica Rodrigues Sattler Cintia Chaves Ferro Eduarda Pavan Keske Vivian Bordignon Falabrette UMA PRÁTICA EM PROJETOS DE TRABALHO DESENVOLVIDA PELO PIBID PEDAGOGIA Caroline de Oliveira Silveira Daniela Lizot Lorenson Gabriela Aparecida Barden Silvia Letícia Moraes da Silva Thássia Grando Lago Luiz Marcelo Darroz_MARCOSindd // ::LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÕES EMERGENTES DO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PARTICIPANTES DO PIBID Andrea Bona Denise Eloi de Moura Gomes Lucas da Fontoura EDUCACAÇAO FÍSICA ESCOLAR: vivências da área em dois cenários educacionais por meio das práticas do PIBID Andréa Bona Adriana Santin Yan Alisson Lang de Azevedo Dias RELAÇÃO UNIVERSIDADE – PIBID – ESCOLA: a construção de uma experiência docente Evelin da Silva Teixeira Barcellos Jardel Paulo Welter Lucas Santos da Silva Nadine de Oliveira Rocha Rosaura dos Santos Ribas Taís Souza Magalhães Lorita Maria Weschenfelder REFLEXOS PEDAGÓGICOS DO PIBID NA ESCOLA ESCOLA MUNICIPAL IGNÁCIO MONTANHA Melina Dequi Baggio Carina Stochero Carlos Miguel Manfo Martins Elisangela do Nascimento Luan Tomasi Febras Paulo Lucas Ribeiro Bruno de Souza Simon Daniel Schenkel Jordan Kelvin Bareto Karine Francesquetto Tainá Bariviera Lorita Maria Weschelfelder Luiz Marcelo Darroz_MARCOSindd // ::VIVÊNCIAS NO PIBID Débora Cátia Dall ´Oglio Otero Amaro Ardenghi Dutra Cristiano Kaipper Paula Mattana Ungaratti Silva Paola Prestes Pinheiro Talita Pereira Caumo Fernanda Danieli Severo Clodinei Borges Fernanda Maciel Tatieli Brandão Lorita Maria Weschenfelder PIBID POSSIBILIDADE ÍMPAR DE PARTILHAR HISTÓRIAS, SONHOS, CONQUISTAS E FORTALECER A EDUCAÇÃO FÍSICA Karina de Aguiar Eduardo Farias da Silva Djenifer Suelen Andrade Freitas Fernanda Tonietto Pinheiro Raudielly Rissi Briato Juliani Brandão Moraes Leandro Santos de Arruda Michele Lutz do Prado Orlei Azeredo Junior Lorita Maria Weschenfelder TÊNIS NA ESCOLA: possibilidades de adaptação por meio do mini-tênis Diego Ortiz André Oliveira Brendon Henkes Diego Ramos Jean Ortiz Yan Maciel Maurício Quevedo PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): vivências Pibidianas e suas contribuições para a formação acadêmica Graziela Rech Silveira Tainara Machado DIAGNÓSTICO E PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA (PIBID – ESPANHOL LAGOA VERMELHA) Natália de Matos Silva Mônica Sasset PRÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL: uma análise do planejamento realizado pelo Pibid Letras – espanhol Lagoa Vermelha Sabrina Pereira Guilherme Ferreira Francismar Furlanetto MULHERES QUE INSPIRAM: uma proposta interdisciplinar no ensino de língua estrangeira Cinthia F Bageston Davita Francieli Dickmann Lisandra de Oliveira Mara Regina da Rosa Pablo Natan de Mello AS TRAMAS DA LEGENDAGEM Daniele Susana Petry Julia Alessandra Crestani Júlia Munhon de Andrade Patrícia Guterres Rosane Sangalli A ESCRITA DE SI NO TEXTO NARRATIVO: uma experiência com alunos do º ano Eliange Peres Pacheco Sinara Maria Spezia Tamires Caroline Arend Yasmin Seibel MEMÓRIAS DE AULA: a subjetividade na reflexão da iniciação à docência Érika Novello José Felipe Rodrigues Kaian Spricigo Lissara Kaiuane D Alves Rafael da Cruz Freitas PAPEL DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL Daniela Ribas Nunes Gustavo Borella Rosa Natália Dezordi Louzada Sabrina de Lima Guedes Thais Geraldi de Andrade A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: uma formação para os Pibidianos de Letras Português Adelair Pablo Lescano Emanuele Rostirolla Mascarello Gislaine de Oliveira de Almeida Larissa Ribas Nass Marina de Oliveira RITMOS BRASILEIROS: relato de uma experiência na escola estadual de ensino médio Adelino Pereira Simões Jônata Ribeiro de Azevedo Ihago Godinho Jury Vianna Maria Regina Ortiz Rosson RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: ritmos brasileiros no colégio estadual Joaquim Fagundes dos Reis pelo Pibid/Capes – Música/UPF Wellington Girardi Rodrigues Carlon Kern Ramos RITMOS BRASILEIROS: relato de uma experiência de iniciação à docência na escola estadual ensino fundamental Coronel Gervásio Lucas Annes Aline Bellé Jader Escouto dos Santos MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANNA LUÍSA FERRÃO TEIXEIRA Leonardo Caumo Biasotto Pethry Agustinho Teixeira Jeferson de Lima Vieira Henrique Schons Assumpção Nathiele Braiz Cecchin Rafael Andrioli da Rosa Marília Hassan AÇÕES DO PIBID/MATEMÁTICA NO PERÍODO DE À NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA EULINA BRAGA DE PASSO FUNDO/RS Camila Faligurski Fim Carla Milena Spielmann Daniel Francisco Nichele Gabriela Carollo Géssica dos Santos Vanessa Oliveira Costa Lisiane Visentin Gross Sinkewicz PIBID MATEMÁTICA: refletido sobre uma vivência Valores e atitudes construídas Luiz Henrique Ferraz Pereira Marília Hassan Lisiane Visentin Gross Sinkewicz Rosí de Fatima Oliveira Portela O PROGRAMA PIBID/CAPES/UPF – MATEMÁTICA - NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MÁRIO QUINTANA Claudiane Raquel Feltes Jaqueline Simon Maurício Ramos Sgarbi Pâmela Ceolin Pinto Adrieli Rejane Daronch Rosí de Fatima Oliveira Portela Luiz Henrique Ferraz Pereira CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS O ENSINO DE CIÊNCIAS TRABALHADO COM AULAS PRÁTICAS E METODOLOGIAS LÚDICAS PELO PIBID BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Lisete Maria Lorini Leila Corrêa Folchini Bruna Hannecker Sousa Júlia Raiter Corrêa Karen Letícia Rocha Pietra da Silva Nardi Thiago Lang Lopes A INTERVENÇÃO NA DOCÊNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Alana Gabriela Gomes Amanda Corrêa dos Santos Gabriel Antônio Iorczeski Gabriela de Mello Tagliari Nícolas dos Santos Rita de Cássia Silveira Juliana Leitão Lisete Maria Lorini CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: a musicalização no estudo da acústica Franciele dos Reis Fibrans Vinicius Fernandes Uzeda Tauane Mikaelle Rangel Juliana Stallbaum Ruziski Bruno Eduardo Cima Dalpupo Cleci T Werner da Rosa A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO RECURSO ESTRATÉGICO PARA ENSINAR E APRENDER FÍSICA Helena Gloria Pieri Claudiane Kirchoff da Silva Diana da Rosa Limberger Kevin Dorneles Machado Lucas de Aguiar Varisa Cleci T Werner da Rosa MAPAS CONCEITUAIS NA ESTRUTURAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM ELETRICIDADE Marcelo da Silva Afonso Werner da Rosa João Vitor Zago Nicole Assumpção de Souza Thais Trevisan Vinicius Sottoriva Trentin Cleci T Werner da Rosa ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA ABORDAR CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO Jussara Salles Bianca Vieira Felipe André Foltz Filipe Serro Algeri Guilherme R Dalla Lana Dassi Nathalia de Campos Prediger Cleci T Werner da Rosa A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS Ana Luiza Carvalho Pinto Ana Paula Härter Vaniel Kérly Alessandra Rosa Denkio Silva Julia Hippler Júlio Bernieri Nilson Silva Rafaela Moretti SABERES POPULARES MEDIANDO A REFLEXÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS EM SALA DE AULA Kelen Fontana da Silva André Slaviero Ana Paula Härter Vaniel Deivid Machado Giseli Guarienti Verônica Possamai Carvalho Nelsi Suzana Cunico DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS AOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: uma abordagem atrativa e contextualizada da química Micheli Aguirres Ana Paula HärterVaniel Claudete Terezinha Dal Canton Giacomini Camila Segalin Luana Cazarotto Marcela Prates Milene Fracasso Galvagni Mônica Zadorazny dos Santos CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS INVEJA: o sentimento solitário Gerson Luís Trombetta Cristopher Dallo Andrieli Duarte Garcias Angélica Schmitt Emanoel Xavier Vanessa Rommel Zaira de Oliveira Canci FILOSOFIA COM OBJETOS Gerson Luís Trombetta Zaira de Oliveira Canci Cristopher Dallo Andrieli Duarte Garcias Angélica Schmitt Emanoel Xavier Vanessa Rommel MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO? FILOSOFANDO SOBRE O PODER Gerson Luís Trombetta Anderson Juliano Soares dos Santos Lucas Pedro Robaert Thalia Faria Helen Louise Koop dos Santos CONSUMO E IDENTIDADE: uma experiência de ensino Gerson Luís Trombetta Vera Dalbosco Daniel Confortin Cesar Fernando dos Santos Alan Montana Camila Alves Branco Belini O FANTASMA, A MÁQUINA E A FELICIDADE: sobre as bases identitárias na sociedade de consumo Gerson Luís Trombetta Daniel Confortin Cesar Fernando dos Santos Vera Dalbosco Alan Montana JOGOS BOOLE: uma experiência interdisciplinar Cesar Fernando dos Santos Vanessa Rommel A UTILIZAÇÃO DA GINCANA GEOGRÁFICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Chilavert Topolski Karina de Lirio Lisboa Mateus Pessetti Paula Rodrigues da Rosa Yan Castro Lisboa Luciane Rodrigues de Bitencourt Márcia da Silva Jorge RESGATANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA ALBERTO PASQUALINI: um olhar através do tempo Eliane Teresinha Noll Ebertz Akira Tanaka da Silva Fogaça Áxsel Batistella de Oliveira Bruno Almeida Silva Êmili da Chagas de Oliveira Gustavo Ferreira João Francisco Cardoso da Silva Jocelito Radamez Alves de Camargo AS MARCAS DO TEMPO: abordando conceitos com estudantes do ensino médio Sandra Mara Barichello Aline Nizzola Berton André de Souza Pereira Bruna Bueno Eitelvein Jean Pietro Colet de Carli Leonardo da Silva Conceição Renan Pezzi ABORDANDO O FEUDALISMO POR MEIO DO TEATRO Neuza de Almeida Rebechi Êmily Barbosa Rodrigues Hérica de Matos Frandoloso Gabriel Petry Landenberg Gabriel Rabuske Marques Murilo Fernandes Vitória Comiran