| 15% OFF | Comprando 3 unidades ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 unidades ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 unidades ou mais |
| 1 x de R$95,60 sem juros | Total R$95,60 | |
| 2 x de R$47,80 sem juros | Total R$95,60 | |
| 3 x de R$31,86 sem juros | Total R$95,60 | |
| 4 x de R$24,73 | Total R$98,94 | |
| 5 x de R$20,12 | Total R$100,63 | |
| 6 x de R$17,05 | Total R$102,35 | |
| 7 x de R$14,86 | Total R$104,08 | |
| 8 x de R$13,23 | Total R$105,84 | |
| 9 x de R$11,95 | Total R$107,61 | |
| 10 x de R$10,94 | Total R$109,40 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
O livro Saberes e Fazeres nas Práticas Educacionais, organizado por mim, Madelyne dos Santos Barbosa, e pelos autores Prof. Dr. Flávio Muniz, Prof. Dr. Francisco Ari De Andrade e Mestre Éden dos Santos Barbosa, é fruto de uma prodigiosa reunião de autores e pesquisadores de grupos de pesquisa de diversos Programas de Pós-Graduação de IFES em todo o Brasil, vinculados à agências de fomento à pesquisa como: Capes, CNPq e Funcap.
O presente livro reúne 19 artigos na área da pesquisa educacional que se fundamentam no debate metodológico que vai desde a formação docente aos aspectos historiográficos das pesquisas educacionais, às práticas educativas, à oralidade, à educação formal e informal, à cultura e aos novos desafios do ensino, apresentando-se tão múltiplo quanto é a Educação e suas áreas de atuação.
Dentre os objetivos desta coleção de artigos está, principalmente, o de difundir novos autores, suas pesquisas e relatos produzidos nos programas de Pós-Graduação e ultrapassar os limites da produção científica atual. Possibilitando, assim, que os resultados sejam acessíveis a toda comunidade acadêmica.
Autores:
Eden dos Santos Barbosa
Fotógrafo. Servidor Técnico Administrativo da Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicanálise Clínica (IESF) e Pedagogo (UFC).
Flávio Muniz Chaves
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Fez Estágio Supervisionado no Doutoramento Intercalar/Sanduíche (financiado pela Capes no edital do PDSE/2016) na Universidade de Lisboa-Portugal, sendo orientado pelo Prof.ª Dr.ª Maria João Mogarro, no eixo de Formação de Professores. Mestre em Educação/UFC (bolsista FUNCAP). Especialista em EJA/MEC-SEJUS-UFC e Pedagogo/UFC.
Madelyne dos Santos Barbosa
Psicanalista Clínica – IAMPST (Instituto Amas de Psicanálise). Doutora em Educação Brasileira pela UFC. Mestra em Educação Brasileira pela UFC. Pedagoga – UFC.
Francisco Ari de Andrade
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado na Faculdade de Educação – FACED, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE-UFC. Doutor e pós-doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará – GEPHEC.
Autores
Alessandra Magalhães de Freitas Brasil
Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda do Mestrado Profissional em Avaliação das Políticas Públicas (MAPP). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza-CE.
Aline Teixeira dos Santos
Ana Virginia de Oliveira Ramos
Artesã. Afro-empreendedora. Educadora social no Centro de Referência Social – CRAS, do Conjunto Timbó em Maracanaú-CE. Militante do Movimento Negro Unificado (MNU). Idealizadora da Rede Maloka Ancestralidades.
Ângela Maria Bessa Linhares
Ariadina Torres Guimarães
Secretária Executiva pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Athiliana de Moura Silva
Licencianda em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE). Integrante do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) e do Projeto de Extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE).
Carlos Erick Brito de Sousa
Professor Adjunto do Departamento de Biologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA/UFMA).
Deivison Paulo da Cruz
Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE). Bolsista de Monitoria Acadêmica na disciplina Pesquisa Educacional. Integrante do projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE) e do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD). Colaborador do Projeto de Iniciação Artística Núcleo de Atividades Artísticas, Lúdicas e Dialógicas na Escola (NAALDE).
Eliane Eugenia da Silva Abranches
Mestra em Educação e Tecnologia pelo Centro Universitário Carioca – UniCARIOCA. Professora da Rede Municipal de Niterói na Educação Infantil.
Eliete Marcelino Dias Andrade
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Desigualdades Sociais e Processos Formativos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro PPGEdu/FFP-UERJ. Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói na Educação Infantil.
Fernanda Cunha de Melo Banholzer
Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda do Mestrado Acadêmico de Saúde Coletiva (Unifor). Professora de Graduação do Curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Cearense (UniC).
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da UECE. Coordenador do Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE), do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) e do Núcleo de Atividades Artísticas, Lúdicas e Dialógicas na Escola (NAALDE). Integrante do Grupo Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.
Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior
Doutorado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil (2022). Professor Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Brasil.
Frederico de Andrade Pontes
Doutorando em Bens Culturais e Projetos Sociais/FGV/CPDOC. Mestre em História/UECE. Integrante do GEPPM/UFC (Grupo de estudos e pesquisa em patrimônio e memória).
João Tadeu de Andrade
Doutor em Antropologia. Docente e pesquisador da UECE. Membro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Políticas Públicas. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0371-5135
José Marcone Martins
Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Gestão e Educação Ambiental – IVA – Instituto Vale do Acaraú (2015). Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica – IVA – Instituto Vale do Acaraú (2018). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2019). Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
José Valdemir de Sousa Soares
Licenciando em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE). Foi bolsista de Iniciação Científica e integrante do projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE) e do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD).
José Valmir Guimarães de Oliveira
Professor de Sociologia pela Secretária de Educação do Ceará – SEDUC. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará.
Júlia de Fátima Santos da Silva
Professora da Educação Básica – SME – Fortaleza. Doutorando em Educação pelo PPGE-UFC.
Juliana dos Santos Alves
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Klycia Fontenele Oliveira
Doutoranda em Educação. Mestra em Comunicação. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Jornalismo Político pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Professora de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Ceará.
Lívia Carmem Franco Ribeiro
Lorena Soares Rodrigues
Licencianda em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE). Bolsista de Iniciação Artística e integrante do Projeto de Iniciação Artística Núcleo de Atividades Artísticas, Lúdicas e Dialógicas na Escola (NAALDE). Integrante do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) e do projeto de extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE).
Luiz Botelho Albuquerque
Professor Titular Aposentado do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Sociologia da Educação pela University of Iowa. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Mádja Diógenes Maia
Maria do Carmo Leal Ximenes
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará.
Marta Maria dos Santos Dantas
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Marta Regina da Silva Amorim
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Nádja Diógenes Maia
Rafael Torres Guimarães
Acadêmico de História pela Universidade Federal do Ceará.
Rommel Costa Furtado
Mestre em Direito pela Universidade Federal Rural do Semiárido.
Sandra Haydée Petit
Professora da Universidade Federal do Ceará. Doutora e mestra em Ciências da Educação pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, Paris 8, França. Graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, Paris 8, França. Coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE). Práticas Pedagógicas para a Lei nº 10.639/2003: a criação de nova abordagem de formação na perspectiva das africanidades (p. 657-684).
Sésio Santiago Freire Filho
Valdemarin Coelho Gomes
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Fundamentos da Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação).
Wellington Soares Mesquita Vieira
Professor de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maracanaú-CE. Integrante da Rede Maloka Ancestralidades. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2011). Pós-graduado em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes – UCAM-RJ (2016); em Educação Musical e Ensino de Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI – ES (2021). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo MAPP-UFC. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1827-5962.
Willame Anderson Simões Rebouças
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-Graduando em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na condição de aluno bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-7653-6
ISBN Digital: 978-65-251-7654-3
DOI: 10.24824/978652517653.6
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 310
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: S231 Saberes e fazeres na prática educacional / Eden dos Santos Barbosa, Flávio Muniz Chaves, Madelyne dos Santos Barbosa, Francisco Ari de Andrade (organizadores) – Curitiba : CRV, 2025. 310 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-7654-3 ISBN Físico 978-65-251-7653-6 DOI 10.24824/978652517653.6 1. Educação 2. Práticas educacionais 3. Diversidade I. Barbosa, Eden dos Santos, org. II. Chaves, Flávio Muniz, org. III. Barbosa, Madelyne dos Santos, org. IV. Andrade, Francisco Ari de, org. V. Título VI. Série. CDU 370 Índice para catálogo sistemático 1. Educação – 370 CDD 370
