15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Camila Macenhan
Sinopse:
O estudo evidencia quais aspectos exercem influência na natureza dos saberes dos professores da Educação Infantil e ressalta que os cursos de formação, a própria organização das instituições, a caminhada escolar dos professores ainda na condição de alunos, os valores adquiridos na família e a relação entre os pares são elementos para a análise da constituição dos saberes dos docentes. A condição de que os saberes docentes não são simplesmente transmitidos, por isso a formação inicial não dá conta de suprir todas as necessidades dos profissionais é demonstrada na obra, a qual mantém a organização em três capítulos. Desse modo, os pontos específicos da docência, a fim de diferenciá-la das demais ocupações, e também as questões referentes à profissionalização da docência estão presentes no primeiro capítulo. No segundo capítulo, a texto traz tipologias de saberes docentes, utilizando como pressupostos teóricos os estudos na perspectiva de Tardif (2002), Gauthier et al. (2006) e Shulman (2005). O conceito de desenvolvimento profissional do professor e os elementos implícitos nesse processo compõem o referido capítulo. Assim, a análise dos dados coletados nas instituições de ensino é apresentada no capítulo seguinte da pesquisa e nele estão presentes três categorias. Estas, por sua vez, abrangem as fontes de aprendizagem como forma de originar os saberes docentes; os processos formativos, à medida que possibilitam o desenvolvimento dos saberes do professor; e, como outra categoria, a prática pedagógica na qual há a mobilização dos saberes.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405505
DOI:10.24824/978854440550.5
Ano de edição:2015
Número de páginas:184
Formato:16x23
Assunto:
Macenhan, Camila
Saberes e práticas docentes na educação infantil / Camila Macenhan.
- Curitiba, PR: CRV, 2015.
184 p.
ISBN 978-85-444-0550-5
1. Professores - Formação. 2. Prática de ensino. 3. Educação de base. 4.
Educação de crianças. I. Título.
15-25487 CDD: 370.71
CDU: 37.02
11/08/2015 11/08/2015
A DOCÊNCIA
A docência diante das transformações da sociedade
O trabalho docente e sua especifiidade
A docência, seu processo de profisionalização e a
temática saberes docentes
SABERES DOCENTES
Pesquisas sobre saberes docentes no Brasil
Saberes docentes na perspectiva de Tardif ()
Saberes da formação profisional
Saberes disciplinares
Saberes curriculares
Saberes experienciais
Saberes docentes na perspectiva de Gauthier et al ()
Saber disciplinar
Saber curricular
Saber das ciências da educação
Saber da tradição pedagógica
Saber experiencial
Saber da ação pedagógica
Conhecimentos docentes na perspectiva
de Shulman ()
Conhecimento do conteúdo específio
Conhecimento pedagógico geral
Conhecimento pedagógico do conteúdo
O desenvolvimento profisional do professor e sua
relação com os saberes docentes
A prática e sua relação com os saberes docentes
PROCEDIMENTOS DE COLETA, DE ANÁLISE E DE
INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
As instituições envolvidas na pesquisa
Instituição A (IA)
Instituição B (IB)
Instituição C (IC)
Os sujeitos da pesquisa
Os instrumentos da coleta de dados
Observações
Entrevistas
Análises dos dados
Fontes de aprendizagem: a origem dos
saberes docentes
Processos formativos: o desenvolvimento dos
saberes docentes
Prática pedagógica: a mobilização dos saberes docentes
CONSIDERAÇÕES FINAIS
APÊNDICE A
APÊNDICE B
APÊNDICE C
APÊNDICE D
APÊNDICE E
APÊNDICE F