15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,29 sem juros | Total R$43,29 | |
2 x de R$21,65 sem juros | Total R$43,29 | |
3 x de R$14,43 sem juros | Total R$43,29 | |
4 x de R$11,20 | Total R$44,80 | |
5 x de R$9,11 | Total R$45,57 | |
6 x de R$7,72 | Total R$46,35 | |
7 x de R$6,73 | Total R$47,13 | |
8 x de R$5,99 | Total R$47,93 | |
9 x de R$5,41 | Total R$48,73 | |
10 x de R$4,95 | Total R$49,54 |
Autores: Josenilda Martins de Souza - Geam Karlo-Gomes (Orgs.)
Sinopse:
Saberes necessários ao cotidiano escolar nos chega a momento propício de reflexões necessárias sobre as multirreferencialidades de pensar e fazer o cotidiano escolar. Esse cotidiano, que no seu acontecimento, apresenta diversos contextos de fala, de sons, de gestos, de ideias, de imagens e de devires, nos provoca pensar em todas as relações que circundam a educação escolar. E é isto que a presente obra nos traz, um pensar/agir no tocante aos processos de inovação pedagógica, gestão escolar, educação e tecnologia, leitura e escrita; a partir de um olhar sensível e rigoroso dos pesquisadores e pesquisadoras pelas trilhas da pesquisa de campo, ou documental. [Do prefácio de Vanderléa A. Pereira]. O cotidiano escolar... Eis um cenário de múltiplos desafios. Eis um espaço onde se produz muitos discursos, e sobre o qual os discursos científicos, entre outros mais diversos, são produzidos. A escola é permeada por diversos contextos, e o ato de refletir sobre questões que permeiam esse espaço se efetiva na inter-relação com os diversos conhecimentos, saberes e práticas. Se considerarmos os múltiplos olhares sobre escola, gestores, professores, estudantes, sala de aula, a interdisciplinaridade, modelos de gestão, informação, avaliação, instrumentos pedagógicos, processos cognitivos, aprendizagem significativa, identidade... compreendemos que é por meio da visão holística que podemos captar diferentes percepções da realidade. No intuito de enxergar as várias possibilidades para os desafios que a sociedade contemporânea oferece aos profissionais da educação, na tarefa de formar cidadãos comprometidos e solidários, o modo singular e afetivo que dispomos é partilhar os saberes e experiências construídos ao longo de nossa existência. Esse é o intuito dos que compõem essa coletânea.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544440711
DOI:10.24824/978854444071.1
Ano de edição:2020
Número de páginas:184
Formato:16x23
Assunto:
S119
Saberes necessários ao cotidiano escolar gestão escolar – inovação pedagógica – educação
e tecnologia – leitura e escrita Josenilda Martins de Souza, Geam Karlo-Gomes (organizadores)
- 1 ed - Curitiba [PR] CRV, 2020
184 p (Coleção Cotidiano escolar – Volume 1)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-4070-4
ISBN VOLUME 978-85-444-4071-1
DOI 10248249788544440711
1 Educação 2 Gestão escolar 3 Educação e tecnologia 4 Leitura e escrita 5 Capacidade
de aprendizagem I Souza, Josenilda Martins de org II Karlo-Gomes, Geam org III Título
IV Série
20-62676 CDD 3712
CDU 3707005
APRESENTAÇÃO
Josenilda Martins de Souza
Geam Karlo-Gomes
PREFÁCIO
Vanderléa Andrade Pereira
PRIMEIRA PARTE
GESTÃO ESCOLAR
CAPÍTULO
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
uma contribuição às escolas aprendentes
Maria Margarete da Silva
Gustavo Henrique de Araújo Freire
CAPÍTULO
A ESCOLA APRENDENTE A PARTIR DO FORTALECIMENTO
DA GESTÃO DEMOCRÁTICA uma construção possível
Claudia Gomes Coelho Campos
CAPÍTULO
O SIEPE E A GESTÃO PEDAGÓGICA um estudo à luz
da perspectiva sociotécnica
Juliana Maria Rosilda de Oliveira Teodosio
SEGUNDA PARTE
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
CAPÍTULO
O ESTADO DA ARTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
NO CONTEXTO ESCOLAR
Maria Goretti de Araujo Souza
CAPÍTULO
INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA
EDUCAÇÃO PÚBLICA o ensino médio em enfoque
Elisângela da Silva Araujo Carvalho
André Gustavo Carvalho Machado
Josenilda MArtins e Geam Karlo - indd TERCEIRA PARTE
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
CAPÍTULO
A BUSCA PELA IDENTIDADE ENTRE OS
JOVENS DA GERAÇÃO Y
Thiago Jerônimo Pinto dos Santos
CAPÍTULO
O USO DO TELEFONE CELULAR NA ESCOLA
uma análise sobre a punição
Josenilda Martins de Souza
QUARTA PARTE
LEITURA E ESCRITA
CAPÍTULO
O DIÁRIO DE LEITURAS COMO DISPOSITIVO PARA
INTERPRETAÇÃO DE QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO
Renata Ferreira Rios
Geam Karlo-Gomes
CAPÍTULO
O PROCESSAMENTO COGNITIVO NA INTERPRETAÇÃO
DE TEXTOS uma experiência interdisciplinar em sala de aula
Emília Cristina Ribeiro dos Santos
CAPÍTULO
MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA PRODUÇÃO
TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiola Silva Sobrinho
Geam Karlo-Gomes
SOBRE OS AUTORES