15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$57,48 sem juros | Total R$57,48 | |
2 x de R$28,74 sem juros | Total R$57,48 | |
3 x de R$19,16 sem juros | Total R$57,48 | |
4 x de R$14,87 | Total R$59,49 | |
5 x de R$12,10 | Total R$60,50 | |
6 x de R$10,26 | Total R$61,54 | |
7 x de R$8,94 | Total R$62,58 | |
8 x de R$7,95 | Total R$63,64 | |
9 x de R$7,19 | Total R$64,70 | |
10 x de R$6,58 | Total R$65,78 |
Autores: Mônica Mano Trindade Ferraz - Erivaldo Pereira do Nascimento (Orgs.)
Sinopse:
Os estudos que compõem os capítulos deste livro partem do pressuposto de que as questões abordadas na área da Semântica muito podem contribuir para as práticas de ensino da língua portuguesa. Pretendemos, com esta obra, possibilitar a reflexão sobre o ensino de diferentes fenômenos semânticos, a exemplo das relações lexicais, da pressuposição ou da polifonia, demonstrando como isso pode ser realizado no contexto de sala de aula, pautando-nos tanto em relatos de experiências já realizadas quanto em discussões teóricas com propostas aplicáveis à didatização de determinados gêneros discursivos. É nesse sentido que mostramos um pouco do resultado das investigações advindas de dois diferentes projetos que investigam o ensino de diferentes fenômenos semânticos, aplicando-os, em diferentes perspectivas e em diferentes proporções, ao contexto didático. São eles: Semântica e Ensino e Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos, que agrega o subprojeto Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas. Acrescenta-se a esses resultados a colaboração de outros professores que compartilham o interesse pela discussão aqui proposta. Enfim, como fio condutor da proposta, os capítulos que apresentamos se organizam a partir da escolha de tópico da semântica, seja na linha da semântica lexical ou da semântica argumentativa, relacionando-o a um ou mais gêneros textuais específicos, com a finalidade de promover a discussão sobre o ensino.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405284
DOI:10.24824/978854440528.4
Ano de edição:2015
Número de páginas:214
Formato:16x23
Assunto:
Semântica e ensino / organização Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Pereira do Nascimento.
214 p.
ISBN 978-85-444-0528-4
1. Semântica. 2. Língua portuguesa. I. Ferraz, Mônica Mano Trindade. II. Nascimento, Erivaldo Pereira do.
15-25031
CDD: 401.43
CDU: 81’37
CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SIGNIFICAÇÃO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA
José Wellisten Abreu de Souza
RELAÇÕES LEXICAIS E O EFEITO DE PRODUÇÃO
DE SENTIDO A PARTIR DO TEXTO:
a sinonímia e a hiperonímia em retomadas anafóricas
Adriana Hoffmann
Morgana Fabiola Cambrussi
RELAÇÕES SEMÂNTICO-LEXICAIS E MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO:
o papel da sinonímia na arquitetura dos textos
Alessandra Magda de Miranda
EXPLORANDO AS NOÇÕES DE OPOSIÇÃO NA INTERFACE LÉXICO-CULTURAL:
a relação de antonímia como elemento constitutivo do texto
Mariana Lins Escarpinete
Mônica Mano Trindade Ferraz
NAS GRAÇAS DA AMBIGUIDADE:
brincando com os sentidos na produção do humor em tirinhas
Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO ENSINO
DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO GÊNERO
RESUMO ACADÊMICO
Marcos Antônio da Silva
A POLIFONIA DE LOCUTORES E O PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA DO GÊNERO NOTÍCIA
Adnilda Suely D’ Almeida
A MODALIZAÇÃO E O ENSINO DE LEITURA E DE ESCRITA
DOS GÊNEROS FORMULAICOS
Erivaldo Pereira do Nascimento
A PRESSUPOSIÇÃO COMO RECURSO DE COESÃO
E DE COERÊNCIA TEXTUAIS
Morgana Fabiola Cambrussi
Magdiel Medeiros Aragão Neto