15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$43,08 sem juros | Total R$43,08 | |
2 x de R$21,54 sem juros | Total R$43,08 | |
3 x de R$14,36 sem juros | Total R$43,08 | |
4 x de R$11,15 | Total R$44,58 | |
5 x de R$9,07 | Total R$45,35 | |
6 x de R$7,69 | Total R$46,12 | |
7 x de R$6,70 | Total R$46,90 | |
8 x de R$5,96 | Total R$47,69 | |
9 x de R$5,39 | Total R$48,49 | |
10 x de R$4,93 | Total R$49,30 |
Autores: Rafael Batista Andrade
Sinopse:
Poesia, canção e voz. Inegavelmente, essas três palavras definem o trabalho de uma das maiores intérpretes brasileiras: Maria Bethânia. A teatralidade que a cantora baiana imprime em suas performances de palco já são conhecidas do grande público. Porém, nesse livro, são elucidados outros aspectos das contribuições de Bethânia para o reino da linguagem. Fundamentado sobre uma árdua e cuidadosa produção científica, o autor do livro discorre acerca de alguns questionamentos surgidos ao longo de seu percurso acadêmico: De que maneira, ao unir poemas e canções, a artista (re)cria um novo gênero do discurso? Como, a partir de textos isolados e de diferentes épocas, é confeccionado um terceiro processo de construção de tessitura discursiva? Sem dúvida, esta obra traz à luz uma abordagem sobre as relações dialógicas que perpassam a língua e a contribuição da intérprete para a reconstrução de sentidos dos gêneros textuais. Assim, apresentando-se como uma produção aclarada e meticulosa, tem-se em mãos não só um objeto de interesse aos aficionados pela obra de Maria Bethânia, mas também aos amantes de linguística, semiótica, análise do discurso e questões de ensino-aprendizagem de língua materna.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405024
DOI:10.24824/978854440502.4
Ano de edição:2015
Número de páginas:158
Formato:14x21
Assunto:
Andrade, Rafael Batista
Semiótica, éthos e gêneros de discurso nas canções-poemas de Maria Bethânia / Rafael Batista Andrade.
158 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0502-4
1. Semiótica. 2. Música popular - Brasil - História e crítica. 3. Mulheres - Canções e música - História e crítica. I. Título.
15-24229
CDD: 784.5
CDU: 81'42
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
QUESTÕES METODOLÓGICAS E TEÓRICAS
A recorrência da canção-poema na trajetória artística
de Maria Bethânia
Os gêneros poema e canção: origens e
transformações
A canção: um resultado do processo urbanista
A lira ou o poema: um gênero literário por
excelência
A canção e o poema: pontos de divergência
social e uma tentativa de definição
As categorias semióticas
Éthos discursivo
Estilo
Autor ou autoralidade
Problemáticas voltadas para o estudo dos
gêneros de discurso
CAPÍTULO
ANÁLISE DOS TEMAS E FIGURAS
NAS CANÇÕES-POEMA
Eros e Psique / Tigresa
Análise do poema Eros e Psique
Análise da canção Tigresa
Análise de Eros e Psique / Tigresa:
um terceiro texto
O poeta come amendoim / Canto do Pajé
Análise do poema O poeta come amendoim
Análise da canção O canto do Pajé
Análise de O poeta come amendoim /
O canto do Pajé: um terceiro texto
Pátria minha/ Melodia sentimental
Análise do poema Pátria minha
Análise da canção Melodia sentimental
Análise de Pátria minha/ Melodia sentimental: um terceiro texto
Poema do menino Jesus/ Doce mistério da vida
Análise do poema VIII
Análise da canção Doce mistério da vida
Análise de Poema do menino Jesus /
Doce mistério da vida: um terceiro texto
Aniversário/ Uma canção desnaturada
Análise do poema Aniversário
Análise da canção Uma canção desnaturada
Análise de Aniversário/Uma canção desnaturada: um terceiro texto
E depois de uma tarde/ Amor de Índio
Análise do poema E depois de uma tarde
Análise da canção Amor de Índio
Análise de E depois de uma tarde/ Amor
de Índio: um terceiro texto
O Rio/ Francisco, Francisco
Análise do poema O Rio
Análise da canção Francisco, Francisco
Análise de O Rio/ Francisco, Francisco:
um terceiro texto
CAPÍTULO :
ÉTHOS, ESTILO, AUTORIA E GÊNEROS DE DISCURSO
Análise do éthos da intérprete Maria Bethânia
Análise do estilo nas canções-poemas da intérprete
Maria Bethânia
Análise em torno da noção autor ou autoralidade
Discussão de algumas problemáticas voltadas para
o estudo dos gêneros de discurso
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR