1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
Em outubro de 2024, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Leped/FE/UFRJ/CNPq) realizou o VI Simpósio de Didática e Formação Docente. Dos encontros que essa experiência de pensar a docência coletivamente entre docentes e discentes de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação e de gestores/as, pesquisadores/as, formadores/as e professores/as da Educação Básica e Superior nos propiciou, nasce o e-book “Ser professor iniciante na América Latina: desafios, responsabilidades e políticas de formação e acompanhamento”. Nesta coletânea priorizamos a circularidade de oitenta e oito escritas que foram elaboradas com base nos trabalhos apresentados e discutidos nos conversatórios que ocorreram no Simpósio, organizando-o em doze partes. Esperamos que a leitura destes textos favoreça reflexões, indagações e ações voltadas para o enfrentamento das questões que atravessam os desafios, as responsabilidades e as políticas de formação e acompanhamento dos professores iniciantes na América Latina.
Autores:
Roberta Rodrigues
Doutoranda Em Educação Ppge/ufrj
Erica Teixeira
Secretaria Municipal De Educação Do Rio De Janeiro, Brasil
Josiele Moreira
Secretaria Municipal De Educação Do Rio De Janeiro, Brasil
Rejane Da Fonseca Velasco Braga
Faculdade De Formação De Professores Da Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro, Brasil
Patricia Hermosilla-Salazar
Universidad De Chile, Chile
Doctora en Pedagogía Universidad de Barcelona. Forma profesores(ras) de distintas disciplinas. Investiga con un enfoque narrativo sobre: Formación, saberes y trayectorias de docentes; experiencias en la universidad y sus desafíos para el conocimiento y la vida.
Francione Charapa Alves
Professora adjunta da Universidade Federal do Cariri. Pós- doutora em Educação (UECE). Professora do Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA). Líder do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo – GEPAFIC.
Karine Pinheiro De Souza
Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Phd Minho University em ciências da educação, com especialidade em tecnologia educacional.
Darliane Silva Do Amaral
Professora adjunta da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidade e currículo – GEPAFIC
Liana Liberato Lopes Carlos
Professora do Centro Universitário INTA -UNINTA. Doutora e Mestre em Educação (UFC). Membra efetiva da Academia Massapeense de Letras e Artes. Membra do conselho administrativo da Associação Norte-Nordeste de Histórias de vida e Formação (ANNHIVIF).
Flávia Lopes Barbosa Siqueira
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem - UENF, Orientadora Pedagógica no município de Saquarema - RJ.
Bianka Pires André
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona, Professora no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem – UENF.
Mara Lucia Da Silva Ribeiro
Universidade Federal De São Paulo – Unifesp
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp – Campus Guarulhos, mestre pela mesma instituição. Pedagoga e Professora de História. Aposentada como Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, onde trabalhou como professora, diretora e supervisora escolar. Membro do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica – GEODDIP.
Magali Aparecida Silvestre
Universidade Federal De São Paulo – Unifesp
Pedagoga, mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora associada do curso de Pedagogia e Preceptora do Programa de Residência Pedagógica da Unifesp, Campus Guarulhos. Pesquisadora credenciada no PPG em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica – GEODDIP.
Vanessa Coutinho Fagundes
Universidade Federal Do Rio De Janeiro
Escola De Formação Paulo Freire
Professora de Educação Infantil (SME/PCRJ). Mestranda em Educação (PPGE/UFRJ). Integrante do GEPROD (LEPED/UFRJ). Formadora de Educação Infantil na 9ª CRE (EPF/SME). Formadora Municipal do LEEI no Rio de Janeiro (UFRJ/UNIRIO).
Marianna Ramos Leão
Escola De Formação Paulo Freire
Professora de Educação Infantil (SME/PCRJ). Formadora de Educação Infantil na 5ª CRE (EPF/SME). Formadora Municipal do LEEI no Rio de Janeiro (UFRJ/UNIRIO).
Olga Marinho Paiva Talyuli
Doutoranda em Educação / PUC-Rio. Mestre em Educação e Pedagoga (UFRJ). Professora das séries iniciais nos municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, atuando como diretora escolar desde 2019 na rede Mesquita.
Felipe Da Costa Negrão
Universidade Federal Do Amazonas
Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph).
Hebe Duarte De Andrade Maluf
Colégio Pedro Ii
Mestranda em Práticas de Educação Básica (MPPEB) pelo Colégio Pedro II (RJ) e professora do Ensino Básico no mesmo colégio. Integrante do grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Cultura e Práticas Educativas da UFF.
Aira Suzana Ribeiro Martins
Colégio Pedro Ii
Professora do Ensino Fundamental e do MPPEB do Colégio Pedro II. Membro do Grupo SELEPROT-Semiótica, Leitura e Produção de Textos e do GEPLIEB- Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica.
Marilza Maia De Souza De Paiva
Professora do Departamento dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa que têm como foco a inserção na carreira docente e as políticas que garantam a permanência e continuidade na profissão.
Alexandar Maria De Carvalho Alves
Graduada em Pedagogia (UNIPAC), Geografia (UNOPAR), História (UNIUBE), Educação Especial (UNISANTA), Biblioteconomia CLARETIANO, Pós-Graduada pela (UNIFESP) em História da África e suas Diásporas. PEBD1 para o Uso da Biblioteca na Escola Estadual Lauro Fontoura.
Yasmin Carvalho Alves
Graduanda Em Pedagogia (claretiano). Escritora E Revisora De Textos Autônoma.
Geisla Aparecida De Carvalho
Graduada em Matemática e Física (UNIPAC), Mestre em Matemática pela UFO, Pós-Graduada pela (UFU) em Docência do Ensino Superior. PEBD1I em Matemática na Escola Estadual Professor Chaves.
Aline Crispim
Técnica Em Assuntos Educacionais/ufrj
Doutora Em Educação/ufrj
Andréia Heiderscheidt Fuck
Universidade Da Região De Joinville - Univille, Brasil
Doutoranda em Educação na Universidade da Região de Joinville. Mestra em Educação pela UNIVILLE. Integrante do GETRAFOR. Especialista em Educação Especial e em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Licenciada em Pedagogia.
Nazaré Costa
Universidade Da Região De Joinville – Univille, Brasil
Mestranda do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville e integrante do GETRAFOR. Especialista em Gestão Escolar e Fundamentos Psicopedagógicos do Ensino. Licenciada em Pedagogia.
Roberta Ferreira Volobuff
Prefeitura Municipal De Joinville, Brasil
Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Licenciada em Letras com ênfase em Espanhol e em Pedagogia. Implementou, como coordenadora, o Reforço Escolar na Rede Municipal de Ensino de Joinville entre os anos de 2023 e 2024.
Joycimar Lemos Barcellos Zeferino
Colégio Pedro Ii / Puc-Rio
Professora do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Especialização em Educação Matemática do Colégio Pedro II. Doutora em Ciências Humanas – Educação (PUC-Rio). Licencianda em Matemática (UNESA) e em Educação Especial (UFRRJ).
Luciana Da Silva Almeida
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Graduada em Pedagogia (UENF); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.
Rysian Lohse Monteiro
Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Graduada em Pedagogia (UENF); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.
Tatiane Almeida De Souza
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Doutoranda e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Graduada em Pedagogia (UENF); Graduada em Geografia (UNIVERSO); Especialista em Orientação Educacional e Pedagogia Empresarial.
Eliana Crispim França Luquetti
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Pós-doutoramento em Cognição e Linguagem. Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Professora associada (UENF).
Silvana Soares De Araujo Mesquita
Doutora em educação, PUC-Rio; Licenciada em Ciências; Professora Departamento de Educação e PPGE PUC-Rio; Vice-decana de Graduação do CTCH, Coordenadora do grupo de pesquisa PROFEX. Pesquisas nas áreas de Didática, Currículo e Formação de Professores
Antônia Yara Simão De Souza
Graduanda em Pedagogia (8° período), bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPQ, atua no grupo de pesquisa PROFEX-PUC-Rio. Voluntária no Núcleo de Educação de Adultos (NEAd).
Lucas Da Silva Alves
Graduando em Bacharelado de Ciências Sociais (8° período), bolsista de iniciação cientifica – FAPERJ, vinculado ao grupo de pesquisa PROFEX, PUC-Rio. Atuou como voluntario da Mapa Muro Mina Santa Marta vinculado ao projeto Co-Creation in Marginalised Urban Areas, financiado pela União Europeia.
Simone Henriques Gonçalves Lima
Doutoranda em Educação da PUC-Rio; membro do Profex; Licenciada em Pedagogia das Séries Iniciais, Especialização em Dificuldades de Aprendizagem: prevenção e reeducação, Professora do 1º segmento do Ensino Básico da Fundação Osorio
Adriana Cabral Pereira De Araujo
Ffp Uerj. Seeduc Rj. Pmsg.
Pedagoga (UFF). Mestre e doutoranda em Educação (FFP/UERJ). Professora SEEDUC RJ. Orientadora Pedagógica da PMSG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de professores, democracia e direito à educação. Membro do GRUPEFOR/UERJ/CNPQ.
Lucília Augusta Lino
Edu/uerj E Ppgedu/ffp/uerj.
Professora há 46 anos. Docente da Faculdade de Educação e do Programa da Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da UERJ. Doutora em Educação. Coordenadora do GRUPEFOR/UERJ/CNPq.
Jaqueline De Oliveira Costa Melo
Secretaria Municipal De Educação/rj
Professora de Educação Infantil (SME_RJ), Mestranda na área da temática da deficiência do Instituto Benjamin Constant (IBC_RJ), pesquisadora na área da comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e Comunicação tátil para pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Luciana Da Silva Almeida
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (uenf)
Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Graduada em Pedagogia (UENF); Especialista em Gestão Escolar; Coordenação Pedagógica e Direito da Criança, Juventude e Idoso (FAVENI)
Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (uenf)
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem, graduada em Letras- Português/Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Letícia Rangel De Azeredo
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (uenf)
Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Eliana Crispim França Luquetti
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (uenf)
Pós-doutoramento em Cognição e Linguagem. Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Professora associada (UENF).
Ingrid Fernandes
Doutoranda Em Educação - Ppge/ufrj
António Joaquim Fernandes Ruas Coelho
Doutorando em Educação, área de Formação de Professores e Supervisão, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal. Mestre em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta, Portugal. Licenciado em Engenharia Civil, Universidade de Lisboa. Trabalhou em São Tomé e Príncipe na área da Educação e tem desenvolvido investigação nesta área.
Ana Paula Viana Caetano
Doutorada em Ciências da Educação, com especialidade em Formação de Professores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigadora integrada da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Educação e Formação). Áreas de pesquisa: currículo e formação de professores, educação artística e educação intercultural. Coordena o Doutoramento em Educação, especialidade de Formação de professores e supervisão.
Maria João Mogarro
Doutorada em Educação pela Universidade de Estremadura, Cáceres, Espanha. Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigadora integrada da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento de Educação e Formação). Áreas de pesquisa: formação de professores, educação inclusiva, história da educação, currículo e cultura escolar. Coordena o Doutoramento em Educação Inclusiva
Juan David Galeano Marín
Candidato del Doctorado en Educación de la Universidad de Antioquia (U de A), estudiante en formación del Grupo de investigación en Perspectivas de Investigación en Educación en Ciencias – PiEnCias. Licenciado en Educación Básica. Énfasis en Ciencias Naturales y Educación Ambiental (U de A). Magister en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales (Universidad Nacional de Colombia). Profesor del Municipio de Medellín, trabaja en la básica secundaria Institución Educativa Barrio Santa Margarita.
Maria Mercedes Jiménez Narváez
Profesora Titular de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia. Miembro del Grupo de investigación en Perspectivas de Investigación en Educación en Ciencias – PiEnCias.
Licenciada en Biología de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas; Magíster en Educación con énfasis en docencia de las ciencias experimentales y Doctora en Educación de la Universidad de Antioquia.
Yesenia Quiceno Serna
Universidad De Antioquia
Docente de cátedra e investigadora de Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia y servidora pública de la Secretaría de Educación de Antioquia, Candidata a Doctora en Educación con estudios de maestría en formación de maestros.
Maria Mercedes Jiménez Narváez
Universidad De Antioquia
Profesora Titular de la Facultad de Educación de la Universidad de Antioquia. Miembro del Grupo de investigación en Perspectivas de Investigación en Educación en Ciencias – PiEnCias. Licenciada en Biología; Magíster en Educación con énfasis en docencia de las ciencias experimentales y Doctora en Educación.
Nara Lucia Gomes Lima
Universidade Estadual Do Ceará
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Professora da EAD/UECE.
Isabel Maria Sabino De Farias
Universidade Estadual Do Ceará
Doutora em Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-1D. Líder do Grupo de Pesquisa EDUCAS.
Viviane Lontra
Colégio De Aplicação Da Universidade Federal Do Rio De Janeiro
Professora da educação básica e pesquisadora da formação docente. Pedagoga (UFRJ); Mestre (UNIRIO) e Doutora em Educação (UFRJ). Atua principalmente com alfabetização e formação de professores para a escola básica.
Valeria Prado De Aragão
Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro
Estudante De Mestrado Do Programa De Pós-Graduação Em Educação – Ufrrj
Técnica Administrativa em Educação da UFRRJ. Graduada em Administração - UNESA. Pós-graduada em Educação Especial e Inovação Tecnológica- UFRRJ.
Elisangela Guimarães Da Costa
Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro
Estudante De Doutorado Do Programa De Pós-Graduação Em Educação – Ufrrj.
Secretária Executiva da UFRRJ. Graduada em Letras pela UNIGRANRIO. Mestre em Gestão e Estratégia pela UFRRJ. Pesquisa iniciação docente no ensino superior.
Rodrigo Carlos Marques Pereira
Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro
Estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação – UFRRJ. Professor do Magistério Superior na UFRRJ. Mestre e graduado em Administração pela UFRRJ e especialista em docência no ensino superior pela UCAM e educação a distância pela UFF.
Iure Coutre Gurgel
Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte
Docente do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Avançado de Patu (CAP). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-3760-2764.
Maria Gerlaine Belchior Amaral
Universidade Federal De Campina Grande
Pós-doutorado em Desenvolvimento Profissional Docente. Mestra e Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Pesquisa EDUCAS/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0745-7594.
Luciana De Oliveira Souza Mendonça
Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará (ifce)
Doutorado em Educação. Mestra em Educação. Professora Adjunta IV (DIV04) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa EDUCAS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8950-092X.
Roberta Rodrigues
Doutoranda Em Educação Ppge/ufrj
Micheli Bispo Amorim Cruz
Doutoranda em educação (UNEB), Mestre em Literatura e Cultura - (UFBA). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA). Graduada em Letras (UCSAL). Professora Efetiva da Secretaria Estadual de Educação/BA. Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Salvador/BA.
Elizeu Clementino De Souza
Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação - ASIHVIF/RBE-França.
Geani Machado Dalcim
Mestranda Em Educação Pela Universidade Da Região De Joinville – Univille
Integrante Do Grupo De Pesquisas Em Formação Docente - Getrafor
Coordenadora De Ensino Em Balneário Barra Do Sul/sc
Rita Buzzi Rausch
Pós-doutora em Educação pela UFSC, Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela FURB, Especialista em Alfabetização pela UNIVALI e Pedagoga pela FURB.
Professora do PPGE da UNIVILLE, integrante dos Grupos de Pesquisas: GETRAFOR, do NUPEDOC e RIPEFOR, da ANPED e ANFOPE.
Luciana Da Silva Almeida
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Graduada em Pedagogia (UENF); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Maria Eduarda Costa Maciel Nogueira
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem, graduada em Letras- Português/Inglês pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Letícia Rangel De Azeredo
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Graduanda no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Eliana Crispim França Luquetti
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Pós-doutoramento em Cognição e Linguagem. Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Professora associada (UENF).
Iris Martins De Souza Castro
Universidade Estadual Do Ceará
Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Educação Cultura Escolar e Sociedade.
Amanda Raquel Rodrigues Pessoa
Instituto Federal Do Ceará, Brasil
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade.
Sandy Lima Costa
Secretaria Municipal Da Educação De Fortaleza – Ceará.
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade.
Nara Lucia Gomes Lima
Universidade Estadual Do Ceará.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade. Professora da EAD/UECE.
Gabriela Miceli Sucupira De Melo
Seeduc/rj E Puc-Rio
Docente do Instituto de Educação Carmela Dutra, Mestranda em Educação da Puc- Rio e membro do grupo de Pesquisa Profex.
Ana Maria Da Silva Barbosa
Universidade Federal De São Carlos – Sp – Brasil
Pedagoga pela Universidade Federal de Alfenas – MG. Mestra em educação pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Doutoranda em educação pela Universidade Federal de São Carlos – SP.
Sandro Tiago Da Silva Figueira
Professor Adjunto (uff/infes)
Professor No Ppgedu (uerj/ffp)
Doutor em Ciências (Fiocruz) e Mestre em Educação (UERJ/FFP). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas ViDA – Vivências Didáticas Autorais (CNPq). Seus estudos percorrem a formação de professores, as práticas pedagógicas e a condição biográfica.
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego
Faculdade De Formação De Professores Da Uerj
Doutoranda do PPGEDU Processos Formativos e Desigualdades Sociais - FFP/UERJ. Mestre em Educação pelo PPPGEDU - FFP/UERJ. Pedagoga formada pela FFP/UERJ. Pesquisadora do grupo de pesquisa Tri-Vértice: Formação de Professores, Didática e Educação Matemática e bolsista Capes.
Vania Finholdt Angelo Leite
Faculdade De Formação De Professores Da Uerj
Professora associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP/UERJ. Pedagoga, Doutora em Educação pela PUC-Rio e pós-doutorada em Educação Matemática pela FURG. Professora do PPGEDU Processos Formativos e Desigualdades Sociais FFP/UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Tri-Vértice: Formação de Professores, Didática e Educação Matemática.
Letícia Oliveira Guarisa
Doutoranda Em Educação Ppge/ufrj
Francine De Paulo Martins Lima
Universidade Federal de Lavras (UFLA); Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras; Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA.
Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Adjunta da área de Didática e Estágios da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras, da UFLA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação docente, Práticas Pedagógicas e Didática – FORPEDI/CNPq/UFLA.
Cleunice Cristina Da Silva
Universidade Federal de Lavras (UFLA); SESPA - Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas – Curso de Educação Física; Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Docente da Rede Estadual de Minas Gerais e do Curso de Educação Física na Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas
Marcia Maria Espindola Gonçalves
Universidade Federal de Lavras (UFLA); Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora Novo Ensino Médio e Professora da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Marisa Bueno De Bellis
Universidade Federal de Lavras (UFLA); Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Especialista da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Professora da Educação Infantil.
Juliana Aparecida Purificação De Sousa
Diretora Escolar EMEB Eliza Zacharias Vecchio – Cabreúva/SP, Mestre em Educação pela UFSCar, com experiência em gestão educacional e organização de formação continuada. Atuou como Secretária de Educação e Co-Articuladora de projetos em Cabreúva. Atualmente, diretora de escola municipal de educação infantil.
Daniela Oliveira Vidal Da Silva
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFBA. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GEPEP/CNPq). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, Bahia.
Lúcia Gracia Ferreira
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), compus de Itapetinga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB).
Amanda Stephanni Da Costa
Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia São Paulo (ifsp)
Graduanda em Pedagogia no IFSP, campus Presidente Epitácio; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP (PIBIFSP).
Tamara De Lima
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); professora no IFSP, campus Presidente Epitácio.
Lúcia Gracia Ferreira
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da UFBA e da UESB-Itapetinga. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GPEP/ CNPq/UESB).
Roselane Duarte Ferraz
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB.
Daniel Oliveira Vidal Da Silva
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Professora efetiva da rede municipal de educação do município de Vitória da Conquista - Bahia.
Simone Da Silva Alves Andrade
Unesp – Presidente Prudente
Mestranda em Educação, Professora de Educação Infantil, formada em Pedagogia e Ciências Biológicas, especialista em Educação Infantil e Educação Ambiental.
Renata Portela Rinaldi
Unesp – Presidente Prudente, Departamento De Educação E Programa De Pós-Graduação Em Educação
Professora Associada. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior”. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, estágio supervisionado.
Claudia Iglesias Ribeiro
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima, é Mestre em Educação pela UFRJ. Trabalha no Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Projeto de Extensão Universitária Ligando Aprendizados.
Fernanda Pereira Dysarz
Técnica Em Assuntos Educacionais Na Universidade Federal Do Rio De Janeiro
Licenciada em Ciências Biológicas, é mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES-UFRJ. Atuou como professora de ciências em duas redes municipais e, atualmente, trabalha no Complexo de Formação de Professores na articulação de ações com as escolas parceiras.
Renata Corrêa Soares
Pedagoga e Assessora da Superintendência de Integração e Articulação da Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.
Pedagoga, Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFRJ), Mestra em Educação (UFRRJ) e Doutoranda em Educação (UFRJ). Atuou como professora na Rede de Japeri e como pedagoga no CEFET-RJ.
Silvia Helena Ferreira Da Silva
Técnica Em Assuntos Educacionais Na Universidade Federal Do Rio De Janeiro (ufrj).
Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pela UERJ. Atuou como professora da SME/RJ e como Professor Inspetor na SEE/RJ.Trabalhou como professora substituta na Faculdade de Educação na UFG e, atualmente, é tutora do CEDERJ e articuladora no CFP
Roberta Rodrigues
Doutoranda Em Educação Ppge/ufrj
Camila Antonia Da Silva Santos
Colégio Pedro Ii
Mestranda do Mestrado profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) - Colégio Pedro II. Especialista em Educação Básica - Colégio Pedro II (RJ). Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Aira Suzana Ribeiro Martins
Colégio Pedro Ii
Professora do Ensino Fundamental e do MPPEB do Colégio Pedro II. Membro do Grupo SELEPROT-Semiótica, Leitura e Produção de Textos e do GEPLIEB- Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica.
Julio Cesar Bresolin Marinho
Programa De Pós-Graduação Em Educação Em Ciências - Universidade Federal De Santa Maria – Ufsm
Universidade Federal Do Pampa – Unipampa, Campus São Gabriel
Universidade Federal Do Rio De Janeiro – Ufrj
Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da UNIPAMPA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.
Ana Flavia Zorzi
Programa De Pós-Graduação Em Educação Em Ciências - Universidade Federal De Santa Maria - Ufsm
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel e Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.
Ana Carolina Sabino Dos Santos
Doutoranda Em Educação Na Universidade Federal De São Carlos.
Pedagoga. Mestra Em Educação Pela Universidade Federal De Alfenas.
Iago Pereira Dos Santos
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)/ Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)/ Instituto Federal Fluminense (IFF)
Mestre e doutorando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Licenciado em Pedagogia pela mesma instituição. Licenciando em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professor das licenciaturas do Instituto Federal Fluminense (IFF campus Campos/Centro)
Eliana Crispim França Luquetti
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (uenf)
Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Letras/Português-Latim pela mesma instituição. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
Sérgio Arruda De Moura
Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (uenf)
Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística e licenciado em Letras/Português-Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).
Ana Flavia Zorzi
Programa De Pós-Graduação Em Educação Em Ciências - Universidade Federal De Santa Maria - Ufsm
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel e Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.
Julio Cesar Bresolin Marinho
Programa De Pós-Graduação Em Educação Em Ciências - Universidade Federal De Santa Maria – Ufsm
Universidade Federal Do Pampa – Unipampa, Campus São Gabriel
Universidade Federal Do Rio De Janeiro - Ufrj
Realizando Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da UNIPAMPA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.
Bianca Kersbaumer Nogueira
Instituto Federal Fluminense – Iffluminense
Especialista em Supervisão Escolar - UFRJ e em Gestão Pública - Faculdade Prof. Miguel Ângelo da S. Santos - FeMASS. Pedagoga. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense – Campus Campos Centro.
Ingrid Ribeiro Da Gama Rangel
Instituto Federal Fluminense – Iffluminense
Doutora e mestra em Cognição e Linguagem – UENF, jornalista e pedagoga (UNIFLU). Atua como professora no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias e nas licenciaturas do IFFluminense – Campus Campos Centro.
Keissy Sibelly Morais Limite
Instituto Nacional De Educação De Surdos
Prefeitura Municipal De Iguaba Grande
Secretaria Municipal De Educação De Iguaba Grande
Pedagoga (UNIRIO), pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Tutoria em EaD, e Mestre em Educação Bilíngue (INES). Autora do livro “Materiais Bilíngues para crianças surdas: Oficinas de Libração de Histórias” (Caravana, 2023) e “O Reino da Inclusão” (Literando, 2024). Criadora do canal “Libração” e projeto “Libras em todo lugar: mãos que comunicam”.
Sara Moitinho
Instituto Nacional De Educação De Surdos - Ines
Professora do Curso de Pedagogia do INES e professora do Mestrado Profissional Bilíngue da mesma Instituição. Mestre em Educação e Doutora em Educação pela USP.
Eduardo Russell
Pontifícia Universidade Católica Do Rio De Janeiro, Brasil.
Doutor Em Educação Pela Puc-Rio, Mestre Em Literatura Pela Uff E
Licenciado Em Letras Pela Ufrj. Atua Como Professor De Língua Portuguesa E Literaturas Na
Escola Parque E Como Formador De Professores No Centro De Formação Da Vila. Suas Pesquisas
Articulam Currículo, Práticas Pedagógicas Decoloniais E Formação Docente.
Maria Inês Marcondes
Professora Titular Da Puc/rio, Bolsista Do Cnpq E Cientista
Do Nosso Estado. Suas Pesquisas Articulam Currículo, Didática E Formação De Professores.
Letícia Oliveira Guarisa
Doutoranda Em Educação Ppge/ufrj
Maria Clara Gonçalves Martins
Graduada em História, mestranda em Educação na Linha Didática e Docência pelo Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Educação e Docência da FaE-UFMG.
Carmem Lúcia Eiterer
Graduada em Filosofia, mestre e doutora em Educação pela USP-SP. Professora titular da FaE-Ufmg. Integra o grupo de pesquisa Didaktiké e o Programa de pós-graduação profissional em Educação e Docência - Promestre da FaE-Ufmg.
Denilson Fernandes De Aguiar
Universidade Estadual Do Ceará (uece)
Doutorando em Educação no Centro de Educação (CED/UECE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestre em Educação (UECE), membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).
Caniggia Carneiro Pereira
Universidade Estadual Do Ceará (uece)
Doutorando em Educação no Centro de Educação (CED/UECE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).
Isabel Maria Sabino De Farias
Universidade Estadual Do Ceará (uece)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pós-Doutorado na Universidade de Brasília (UnB), líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).
André Luiz Simões Pedreira
Universidade Do Estado Da Bahia (uneb)
Prof. Adjunto de Filosofia e de Epistemologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XIV/Conceição do Coité); Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana pelo Instituto de Psicanálise da Bahia/ Faculdade Visconde de Cairu (IBP/ FVC).
Sandy Lima Costa
Secretaria Municipal Da Educação De Fortaleza – Ceará.
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade.
Iure Coutre Gurgel
Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte – Uern.
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade.
Marcela Souza Da Costa
Colégio Pedro Ii, Brasil
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores – GEPED, e professora do Ensino Fundamental (Anos iniciais) do Colégio Pedro II.
Antonio Carlos De Sousa
Secretaria Municipal De Educação De Russas - Semed
Professor da Educação Básica no Município de Russas, no Estado do Ceará. Mestre pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Pedagogo pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA.
Ana Lucia Da Silva
Universidade Federal Do Rio De Janeiro, Brasil
Priscila Andrade M. Rodrigues
Universidade Federal Do Rio De Janeiro, Brasil
Tatiana Bezerra Fagundes
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro (uerj) / Umei Jacy Pacheco (fme-Niterói)
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Uerj, pedagoga da Unidade Municipal de Educação Infantil Jacy Pacheco e coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo/Uerj)
Luma De Lima De Oliveira
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro (uerj)
Estudante da graduação em Pedagogia da Uerj, membro da equipe do Projeto de Pesquisa e Extensão Rede de Conhecimento Docente (Reconhecendo/Uerj) e bolsista do Programa de Educação para pessoas Jovens, Adultas e Idosas (PROEJAI) no CAp-Uerj.
Carla Veronica Duarte
Prof. De Biología/unam
Esp. Em Docencia Unviersitaria/ Unam
Doutora Em Cs. Da Educação/unl.
Jefferson Da Silva Moreira
Universidade Estadual De Feira De Santana (uefs).
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UEFS. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor assistente da área de Política e Gestão Educacional do Departamento de Educação (DEDU) da UEFS.
Adriana Guedes Motta
Graduanda Em Pedagogia Na Ufrj
Bolsista De Iniciação Científica Cnpq
Formada como tecnóloga em Administração Empresarial pela ETEC Lauro Gomes - SP. Possui experiência em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar com estágios realizados na Rede Municipal do Rio de Janeiro e no Colégio de Aplicação da UFRJ (Cap-UFRJ).
Yayenca Yllas
Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca (cefet/rj)
Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET) e mestra em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (UFRJ). Investiga a promoção de uma educação crítica e científica nas escolas públicas, incorporando metodologias de ensino ativas e ecopedagogia por meio da pesquisa-ação.
Maristela Da Cunha Porto
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ e Secretaria Municipal de Educação – SME/RJ.
Professora do Colégio de Aplicação do ISERJ e professora da Educação Básica na SME/RJ. Pesquisadora sobre o uso das Tecnologias na Educação, Alfabetização e Educação Infantil.
Geovana D’arc De Sousa Rocha
Instituto Superior De Educação Do Rio De Janeiro – Iserj/faetec.
Aluna Da Licenciatura Em Pedagogia Do Iserj/faetec.
Giovanna Barbosa De Andrade
Instituto Superior De Educação Do Rio De Janeiro – Iserj/faetec.
Aluna da Licenciatura em Pedagogia do ISERJ/FAETEC e graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário Carioca.
Profª Dra. Luciene De Sousa Teixeira Vales
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ e Secretaria Municipal de Educação – SME/RJ.
Professora da Licenciatura em Pedagogia do ISERJ e professora da Educação Básica na SME/RJ. Pesquisadora sobre o uso das Tecnologias na Educação, Alfabetização, Educação Infantil e formação de professores.
Maria Gerlaine Belchior Amaral
Universidade Federal De Campina Grande
Pós-doutorado em Desenvolvimento Profissional Docente. Mestra e Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Pesquisa EDUCAS/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0745-7594
Aparecida Carneiro Pires
Universidade Federal De Campina Grande
Docente Adjunto II, Unidade Acadêmica de Educação, Universidade Federal de Campina Grande -UFCG. Áreas de atuação: Didática e Prática de Ensino, Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Anos Iniciais, Educação Infantil.
Luciana De Oliveira Souza Mendonça
Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará (ifce)
Doutorado em Educação. Mestra em Educação. Professora Adjunta IV (DIV04) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa EDUCAS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8950-092X
Maria Deusimar Rios Gomes
Secretaria De Educação Do Município De Fortaleza
Professora. Mestra em Saúde Coletiva- Área de concentração: Promoção da saúde (UNIFOR). Especialista em Educação Especial, Gestão Escolar e Planejamento Educacional (UFC/UECE). Pedagoga. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6409-6740
Felipe Da Silva Ferreira
Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca – Cefet-Rj
Licenciado em Letras e especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Santa Dorotéia. Mestre em Educação pela Unirio. Doutor em Educação pela UFRJ. Professor efetivo do CEFET-RJ, atuando no Ensino Médio Integrado, graduações e pós-graduação.
Hitallo Silveira Figueiredo
Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca – Cefet-Rj
Estudante Da Licenciatura Em Física Na Uned Petrópolis Do Cefet-Rj
Jonas Araújo De Abreu
Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca – Cefet-Rj
Estudante Da Licenciatura Em Matemática Na Uned Petrópolis Do Cefet-Rj
Marcelo Luís Monsores
Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca – Cefet-Rj
Estudante Da Licenciatura Em Física Na Uned Petrópolis Do Cefet-Rj.
Kamila Petrikicz
Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Licenciatura em Pedagogia, Mestranda em Educação pela mesma Universidade e professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Porto Alegre-RS.
Luciana Piccoli
Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Curso Licenciatura em Pedagogia da UFRGS. É vice-líder do “Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino” (Faced/UFRGS) e coordenadora adjunta da “Didacoteca: acervo de recursos didáticos” (Faced/UFRGS).
Flávia Regina França Pascoal De Oliveira
Vinculações Institucionais: Escola Municipal Arlete Rosa Castanho
Mini currículo em até 3 linhas: Graduação em Pedagogia; Assessoria Pedagógica / Supervisora Escolar na Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Edna Dos Santos Lobo Erbes
Vinculações Institucionais: Escola Municipal Arlete Rosa Castanho
Mini currículo em até 3 linhas: Graduação em Pedagogia; Assessoria Pedagógica / Orientadora Educacional na Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Janaína Da Silva Ferreira
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro, Brasil
Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).
Doutora Em Ciências Da Motricidade (unesp/ Rio Claro). Mestre Em Educação (ufrrj).
Carolina Lopes Severino
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro, Brasil
Graduada Em Jornalismo Pela Universidade Federal Fluminense (uff).
Graduanda em Licenciatura em Educação Física e Bolsista de Iniciação à Docência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Aline Crispim
Técnica Em Assuntos Educacionais/ufrj
Doutora Em Educação/ufrj
Monica Dos Santos Toledo
Universidade Federal Fluminense / Colégio Universitário Geraldo Reis (coluni-Uff)
Professora dos anos Iniciais do Ensino Fundamental no Coluni-UFF. Doutoranda em Educação (PPGE-UFF). Pedagoga e Mestre em Educação. Integrante do FORMAR - Grupo de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas (UFF).
Rosane Rodrigues Da Silva.
Colégio Pedro Ii
Mestranda em Práticas de Educação Básica (MPPEB) pelo Colégio Pedro II (RJ) e professora de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual (RJ).
Rogerio Mendes De Lima.
Colégio Pedro Ii
Doutor em Ciências Humanas/Sociologia pela UFRJ. Professor Titular do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II e Docente do Programa de Mestrado Profissional em Práticas em Educação Básica do Colégio Pedro II.
Ana Paula Pires Giri Fortunato
Instituto Federal Fluminense – Iffluminense
Professora, Pedagoga E Mestranda Em Ensino E Suas Tecnologias – Iffluminense.
Atua Como Professora Na Rede Estadual De Ensino E Inspetora Escolar Na Rede Municipal.
Ingrid Ribeiro Da Gama Rangel
Instituto Federal Fluminense – Iffluminense.
Doutora e mestra em Cognição e Linguagem – UENF, jornalista e pedagoga (UNIFLU). Atua como professora no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias e nas licenciaturas do IFFluminense – Campus Campos Centro.
Aline Maria De Medeiros Rodrigues Reali
Docente Sênior Do Departamento De Teorias E Práticas Pedagógicas Da Universidade Federal De São Carlos,
Doutora em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. Lider do grupo de pesquisa “Formação Básica e Continuada de Professores”.
Rosa Maria Moraes Anunciato
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação,
Líder Do Grupo De Pesquisa “estudos Sobre A Docência: Teorias E Práticas”.
Ana Paula Gestoso De Souza
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação
Membro Do Grupo De Pesquisa “estudos Sobre A Docência: Teorias E Práticas”.
Rosa Maria Moraes Anunciato
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação,
Lider Do Grupo De Pesquisa “estudos Sobre A Docência: Teorias E Práticas”.
Ana Paula Gestoso De Souza
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação
Membro Do Grupo De Pesquisa “estudos Sobre A Docência: Teorias E Práticas”.
Aline Maria De Medeiros Rodrigues Reali
Docente Sênior Do Departamento De Teorias E Práticas Pedagógicas Da Universidade Federal De São Carlos,
Doutora em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. Lider do grupo de pesquisa “Formação Básica e Continuada de Professores”.
Aline Jorge Silva Crispim De Carvalho
Cap Ufrj
Ppge Ufrj
Doutoranda em Educação; integrante do GEPED/UFRJ; licenciada em Pedagogia, atua como Técnica em Assuntos Educacionais na UFRJ e possui como objeto investigativo, a bidocência, vivenciada por professores iniciantes em inserção profissional.
Letícia Oliveira Guarisa
Ppge Ufrj
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Pesquisa sobre professores iniciantes e o planejamento compartilhado.
Letícia Oliveira Guarisa
Ppge - Ufrj
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped). Pesquisa sobre professores iniciantes e o planejamento compartilhado.
Adriana Guedes Motta
Graduanda Em Pedagogia Na Ufrj
Bolsista de Iniciação Científica CNPQ no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped).
Laiane Caldeira Barbosa
Licencianda Em Educação Física Pela Eefd/ufrj.
Integrante e Bolsista de Iniciação Científica voluntária do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped).
Ingrid Fernandes
Doutora Em Educação/ufrj
Jaqueline Luzia Da Silva
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro – Uerj, Brasil
Doutora em Educação e Professora Associada da Faculdade de Educação/Uerj; Coordenadora do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (Prodocência/Uerj)
Bruna De Oliveira Dell’isola
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro – Uerj, Brasil
Graduanda do Curso de Pedagogia e Bolsista do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (Prodocência/Uerj)
Camila Vitória Sousa Da Silva
Universidade Do