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Autores: André Michel dos Santos
Sinopse:
O livro é fruto da tese em Serviço Social, defendida pelo autor em setembro de 2019 junto ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. O estudo apresenta como tema Serviço Social na Educação e buscou responder ao objetivo geral da pesquisa, o qual foi analisar as atribuições do/a assistente social na educação básica, nas legislações e nos editais de concursos públicos referentes à inserção do Serviço Social na educação. Como principais resultados, apresentamos que a materialidade sobre a inserção dos/as assistentes sociais nas escolas públicas municipais ocorre por meio das legislações, as quais apresentam requisitos para o trabalho profissional na educação. Esta inserção, nas respostas obtidas por meio da coleta de dados, é pensada a partir de competências gerais, atribuições, ou atribuições privativas frente às demandas que justificam o ingresso do Serviço Social na educação. E nesse contexto, as atribuições do/a assistente social na escola pública municipal são conformadas a partir de sua inserção nessa realidade, carregadas dos elementos fundantes da formação profissional como o pensamento crítico, o Projeto Ético-político da categoria, o Código de Ética Profissional, a Lei de Regulamentação da profissão, sendo condicionadas às demandas as quais são atribuídas ao Serviço Social em seu exercício profissional na escola. Desta forma, o trabalho profissional do/assistente social na escola pública é permeado pelas tensões presentes no sistema capitalista e a lógica da educação no contexto neoliberal, o que infere afirmar que os/as assistentes sociais possuem clareza quanto às suas atribuições frente ao trabalho profissional desenvolvido na educação básica, e que lhes diferem nesse cenário com uma prática profissional balizada em educação para além do capital.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544439791
DOI:10.24824/978854443979.1
Ano de edição:2020
Número de páginas:158
Formato:16x23
Assunto:
Sa194
Santos, André Michel dos
Serviço Social na Educação um estudo das atribuições profi ssionais em escolas públicas
municipais André Michel dos Santos – Curitiba CRV, 2020
158 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3979-1
DOI 10248249788544439791
1 Serviço Social – educação básica 2 Serviço Social – educação 3 Educação básica –
atribuições profi ssionais I Título II Série
CDU 364 CDD 361388161
PREFÁCIO
Francisco Arseli Kern
INTRODUÇÃO
A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA
O lócus da pesquisa
Tema, objetivos e método
A pesquisa bibliográfica
A realização da pesquisa documental
A efetivação da pesquisa de campo
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL
Breve historicidade da política educacional brasileira
A política de educação pós constituição federal de
A política de educação básica no contexto brasileiro
O TRABALHO DOA ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO
um debate necessário na atualidade
O Serviço Social e a categoria trabalho e suas atribuições
O Serviço Social na Educação
A inserção atual do Serviço Social na Educação editais de
concursos públicos, legislações, dissertações e teses
O SERVIÇO SOCIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO
MUNICÍPIO LIMEIRA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Contextualizando o Serviço Social no município de Limeira-SP
e o perfil dos participantes da pesquisa
As demandas do Serviço Social na educação básica
Reflexões sobre as atribuições doa assistente social
na educação
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS