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Autores: Marco Antonio Stancik
Sinopse:
O livro aborda aspectos menos evidentes, porém não menos reais, significativos e esclarecedores relativos ao conflito. Assim, o objetivo central da obra não é descrever e analisar combates, bombardeios, destruição, ou comentar o emprego de armamentos, tampouco indicar números de mortos e feridos, embora isso também seja tratado sempre que necessário para o desenvolvimento da reflexão. Tomando por princípio que a guerra moderna, na sua forma de guerra total, não está restrita aos campos de combate ou à atuação militar, o que se propõe aqui é uma reflexão em torno de singulares e ilusoriamente singelas armas amplamente empregadas nos idílicos tempos da Belle Époque. Ou seja, trata-se de cartões-postais de conteúdo iconográfico belicista produzidos antes e durante a Grande Guerra. Eles são descritos e analisados de forma a desvelar seu papel de mobilização de militares e civis, tomando como exemplo o caso francês. Constata-se que se tratava de pequenos souvenirs cujas funções estavam então profundamente ligadas às duas acepções do termo: eles, singelamente colorizados à mão, eram enviados no intuito de presentear seus destinatários, mas também atuavam no sentido de buscar manter e reafirmar na memória elementos enraizados no imaginário social do período. Por isso, tratando da guerra, os postais se mostram reveladores de percepções relativas à virilidade e feminilidade – entre tantos outros temas que se poderia explorar -, na forma como tenderam então a ser pensados na França. Indo além e a título de comparação, a obra também analisa exemplares produzidos na Alemanha naquele mesmo contexto. Pretende-se assim proporcionar ao leitor elementos a mais para a análise e a reflexão em torno de aspectos ainda pouco explorados associados à Grande Guerra, conflito inaugurador do trágico século XX.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415122
DOI:10.24824/978854441512.2
Ano de edição:2017
Número de páginas:152
Formato:16x23
Assunto:
S789s
Stancik, Marco Antonio
Souvenirs da Grande Guerra (1914-1918): virilidade e feminilidade em cartõespostais
franceses / Marco Antonio Stancik. – 1. ed.
152 p.
Inclui bibliografia
ISBN: 978-85-444-1512-2
1. Cartões postais - Exposições. 2. Arte - Coleções particulares - Exposições.
3. Homens - Identidade. 4. Mulheres - Identidade. 5. Europa. 6. Arte e fotografia. 7.
Brasil - História - Obras ilustradas. I. Título. II. Série.
CDD 940.48944
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
HISTÓRIA
HISTÓRIA, TRANSFORMAÇÕES, PERMANÊNCIAS,
IMAGINÁRIOS: problematizando o tema
CARTÕES-POSTAIS E ILUSÕES SOCIAIS DA GUERRA TERIAM
ALGUM INTERESSE PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA?
VIRILIDADE
COMBATENTES VIRIS, POSTAIS VIRIS
HISTÓRIA, GUERRAS E CARTÕES-POSTAIS NOS TEMPOS
DA BELLE ÉPOQUE
GUERRA E VIRILIDADE NA INFÂNCIA
POILUS, BOCHES, ALSACIANAS: geopolítica em românticos souvenirs
FEMINILIDADE
A FIGURA FEMININA COMO ALEGORIA DA FRANÇA:
Marianne se apresenta no campo de batalha
MULHERES DE CARNE E OSSO: religiosas, enfermeiras,
esposas e mães nos cartões-postais franceses
EROTIZAÇÃO: o corpo da mulher, uma “doce recompensa”
CADERNO DE IMAGENS
GUERRA E DESTRUIÇÃO NOS POSTAIS FRANCESES
O MODELO MILITAR-VIRIL NA VERSÃO FRANCESA
EXPRESSÕES DE FEMINILIDADE NOS POSTAIS FRANCESES
A INFÂNCIA NA VERSÃO FRANCESA
A GUERRA E OS COMBATENTES NA VERSÃO ALEMÃ
PALAVRAS FINAIS
DEFORMAÇÕES QUE REVELAM
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR