15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,23 sem juros | Total R$48,23 | |
2 x de R$24,12 sem juros | Total R$48,23 | |
3 x de R$16,08 sem juros | Total R$48,23 | |
4 x de R$12,48 | Total R$49,91 | |
5 x de R$10,15 | Total R$50,77 | |
6 x de R$8,61 | Total R$51,64 | |
7 x de R$7,50 | Total R$52,51 | |
8 x de R$6,67 | Total R$53,40 | |
9 x de R$6,03 | Total R$54,29 | |
10 x de R$5,52 | Total R$55,19 |
Autores: Sonia Glaucia Costa - Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
Sinopse:
O curso à distância de especialização em gestão escolar - Escola de Gestores - promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com instituições universitárias brasileiras, enfrenta, desde 2005, o desafio da formação nacional dos gestores escolares buscando viabilizar uma educação básica com qualidade social. Apesar dos princípios democráticos estabelecerem um espaço formal de construção coletiva, a gestão escolar perpassa pela complexidade multidimensional e, dentre outros aspectos, o efetivo processo participativo depende da interação dos sujeitos na instituição. Nesse sentido, o livro analisa a dimensão da subjetividade, à luz da psicanálise, para compreensão dos reflexos da constituição singular dos membros da escola, ao reconhecer a dimensão inconsciente permeando as relações intersubjetivas no ambiente de trabalho. Analisam-se obras metapsicológicas de Freud da “virada dos anos 20”, enfocando como os laços afetivos reúnem sujeitos na dinâmica de grupos. A intersecção entre psicanálise e organizações é discutida a partir de estudos mais recentes sobre a relação sujeito-grupo-instituição. A obra traz também uma compreensão diferenciada do infantil, constitutiva da relação consigo, com o outro e com o mundo. Apesar dos crescentes estudos sobre gestão destacando a dimensão da subjetividade, é considerada uma abordagem relativamente recente. Por meio de estudo de caso, podem-se perceber os efeitos ao rememorar histórias de vida, a singularidade da gestão permeada por desejos e saberes, os laços de identificação entrelaçados a atos colaborativos, a trama de benefícios narcísicos e investimentos libidinais, e as complexas relações intersubjetivas em constante construção ou embate no espaço institucional.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580423396
DOI:10.24824/978858042339.6
Ano de edição:2012
Número de páginas:184
Formato:14x21
Assunto:
Sonia Glaucia Costa
Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR:
um estudo de caso com participantes da Escola de Gestores 2010
Costa, Sonia Glaucia
Subjetividade e complexidade na gestão escolar: um estudo de caso com participantes da escola de gestores 2010 / Sonia Glaucia Costa, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida. - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
183p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-8042-339-6 1. Escolas - Organização e administração. 2. Administradores escolares. I. Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de II. Título. 12-1091. CDD: 371.2 CDU: 37.091 27.02.12 05.03.12 033432
Objetivos da Pesquisa
Gestão Educacional
Complexidade da Dimensão da Subjetividade
à luz da Psicanálise
Metodologia
Interpretação e Discussão dos Resultados
Considerações Finais