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Autores: Raquel Barroso Silva
Sinopse:
O empenho para a construção de um “teatro nacional” na capital do Império do Brasil contou com o esforço de muitos homens de letras, em especial dos dramaturgos adeptos da escola romântica e realista. A partir da década de 1860, quando do advento dos gêneros do teatro ligeiro no Brasil, e especialmente no início da década de 1870, quando houve a fixação desses gêneros em nossos palcos, o ideal de “teatro nacional” construído pelos representantes daquelas escolas foi sensivelmente abalado. O trabalho demonstra que as transformações no contexto social, econômico, cultural e político do Rio de Janeiro, entre o final da década de 1860 e começo da década de 1870, alteraram a própria definição do conceito de “teatro nacional”, tornando-o mais amplo e menos rigoroso, pois passaram a ser considerados “nacionais” espetáculos que, na década anterior, não seriam aceitos como tal. Para compreendermos profundamente a reverberação de tais transformações contextuais no campo do teatro, foi necessário nos debruçarmos sobre o cotidiano de uma das mais importantes companhias do período, e a mais representativa em relação a essa adoção dos gêneros ligeiros pelo mundo teatral carioca: a companhia teatral Phenix Dramática (1868-1891). Dialogando com os aportes fornecidos pela chamada História dos Conceitos e no campo metodológico, com a História Social, em especial História Social da Cultura, este livro lançou mão da imprensa periódica como principal fonte de pesquisa. Foram diretamente consultados 25 jornais diferentes, em sua maioria do Rio de Janeiro, entre os anos de 1821 (Diário do Rio de Janeiro) e 1889 (O Paiz).
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544433461
DOI:10.24824/978854443346.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:200
Formato:16x23
Assunto:
Si581
Silva, Raquel Barroso
Teatro Ligeiramente Nacional no século XIX Raquel Barroso Silva – Curitiba CRV, 2019
200 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3346-1
DOI 10248249788544433461
1 Teatro 2 Teatro nacional 3 Construção da nação – Brasil 4 Brasil – século XIX
5 Nação ITítulo II Série
CDU 792026 CDD 792
PREFÁCIO
Silvia Cristina Martins de Souza
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
‘TEATRO NACIONAL’, UM IDEAL EM FORMAÇÃO
O teatro nacional na imprensa
O palco como tribuna
O teatro nacional em cena Romantismo e Realismo
CAPÍTULO
VASQUES ENCONTRA O ELDORADO
Um novo teatro para uma nova companhia de Eldorado a Phenix
A empresa teatral sob a administração de Francisco Corrêa
Vasques (-)
CAPÍTULO
PHENIX DRAMÁTICA, O TEATRO DA MODA
Os primeiros anos de Heller à frente da companhia do
Teatro Phenix
Uma abençoada terra de patacas
CAPÍTULO
NACIONAL OU LIGEIRO?
Frágeis dicotomias teatrais
Nacional x estrangeiro
Carpinteiros x grandes literatos
Ampliações da fronteira semântica do Teatro Nacional
O repertório escolhido para mostrar “nosso teatro” a
Ernesto Rossi
A mudança de parâmetros por parte da opinião pública
Um ideal difícil de ser definido
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS