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Autores:
ALINE DE NOVAES CONCEIÇÃO
Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Câmpus de Marília. Especialista em Educação Especial e Inclusiva e docente no curso de Pedagogia na mesma universidade. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Gestão Educacional. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela Unesp, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP e docente permanente no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN). Professora formadora na especialização em Educação Especial com ênfase no Transtorno do Espectro Autista, ofertada por meio de convênio com a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3) da Unesp e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Atua com ensino, pesquisa e extensão, articulados com os seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação Infantil, Educação Integral e Formação de Professores. Integrante de grupos de pesquisa, a saber: Diferença, Desvio e Estigma (Dide) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), ambos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é integrante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar (OIEEI).
ANA PAULA DONATON RIBEIRO
Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Especialista em UX Design e Learning Experience (LX) pelo Instituto de Desenho Instrucional e em Design Gráfico pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), onde também se graduou em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
Atua como docente na Unoeste nos cursos de Design e Design Gráfico (presencial e EAD), ministrando disciplinas como Design Instrucional, Tecnologias no Design, Projeto Editorial, Design de Embalagens e Brandesign. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Assistiva e Materiais Acessíveis (GEPITAMA). Possui experiência na criação de materiais didáticos e conteúdos educacionais digitais, com foco em acessibilidade e experiência do usuário, atuando em projetos desenvolvidos para a Unoeste, Sistema Anglo de Ensino, Unicesumar, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Google for Education e Instituto DSOP de Educação Financeira.
CARLA CRISTINA VIEIRA LOURENÇO
Carla Lourenço é docente do Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu e do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior. Possui licenciatura em Educação Física, Mestrado em Educação Física e Desporto, Especialização em Educação Especial, Doutoramento em Ciências do Desporto e um Curso de Especialização Avançada – Pós-Doutoramento em Ciências do Desporto. Atualmente frequenta o Doutoramento em Educação. A sua atividade docente centra-se, essencialmente, na Educação Física, Ensino, nomeadamente, Inclusivo, Atividade Física Adaptada e Educação Especial.
É membro integrado do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), revisora de vários jornais científicos, possui várias publicações de capítulos de livros e artigos, em revistas científicas nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação incluem Educação Inclusiva, Educação Física Inclusiva, Atividade Física Adaptada, Educação Especial.
CÍCERA APARECIDA LIMA MALHEIRO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui especializações em Gestão Educacional (Unesp) e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). É graduada em Educação Física (Unesp) e licenciada em Pedagogia (Uninove). Docente e orientadora no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), na linha de pesquisa Tecnologia Assistiva e Inovação da FCT/Unesp.
Atua em projetos e pesquisas nacionais e internacionais voltados à Educação Inclusiva e Acessibilidade.
CRISTIANE CARDOZO DA SILVA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Presidente Prudente (a partir de 2025). Membro pesquisador e gerente de mídias do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada (Gepitama), Unesp, Campus de Presidente Prudente (desde 2024). Coordenadora dos atendimentos da Equipe de Intervenção do Laboratório de Estudos em Tecnologia Assistiva, Inclusão Educacional e Adaptações (Letaia), Unesp, Campus de Presidente Prudente (a partir de 2024). Co-editora e revisora da Revista Adapta, vinculada à Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama). Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades de Dracena (Unifadra). Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (Fadap) (2004). Monitora no projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), iniciativa da Unesp, Campus de Dracena, em parceria com a Unifadra e Prefeitura Municipal de Dracena (2019). Docente da disciplina “Didática Geral” no curso de Educação Física da Unifadra, mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura – (Fundec), Dracena/SP (2024). Coordenadora Pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental no Colégio Anglo-CID, mantido pela (Fundec) (a partir de 2022). Acredita na Educação e no poder transformador que ela tem sobre a vida do indivíduo e sobre a sociedade. Acredita na força da pesquisa e da Ciência na construção de uma melhor consciência e realidade.
JÁIMA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Pós-doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2025) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Pós-doutora em Educação pela Unesp e em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mestra em Educação Especial pela UFSCar. Bacharela em Fonoaudiologia pela Unesp. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Docente do Departamento de Administração Escolar (DAE), da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social (PPGE), também dessa faculdade; Participou da Rede Internacional de Pesquisa Diferença Inclusão e Educação (CAPES-PrInt-UNESP), na qual mantém atividades com a Universidade do Minho (Portugal) e com a University of Worcester (Inglaterra, Reino Unido). Atualmente coordena a Rede “Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e à Educação Inclusiva” (OIEEI), com importantes parcerias da América Latina, Caribe e Europa (https://redesdeinclusaoescolar.com.br/); É pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e do Grupo de Trabalho de Educação Especial (GT-15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Dedica-se às investigações científicas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e da comunicação de crianças com deficiência e sobre Políticas públicas de educação especial para favorecer e promover o processo de inclusão escolar, na perspectiva da educação inclusiva.
KATIANE KAZUZA GNEIPEL KRAUSE
Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade Guilherme Guimbala (FGG). Gestora do curso de Terapia Ocupacional da Associação Catarinense de Ensino (ACE). Docente do Departamento de Terapia Ocupacional e Psicologia da mesma Instituição. Colaboradora no Laboratório de Realidade Virtual Aplicada (LARVA), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora voluntária no Projeto CNPq Universal pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Presidente Prudente, que visa desenvolver um Portal Internacional de Tecnologia Assistiva. Atua em contexto clínico de Terapia Ocupacional com ênfase na inclusão escolar, intervenção cognitiva e estimulação do brincar. No campo da pesquisa, possui interesse na avaliação e desenvolvimento de jogos digitais para fins terapêuticos e educacionais, Tecnologia Assistiva, Neurociência e Reabilitação Cognitiva, especialmente no estudo das funções executivas e programas para o desenvolvimento dessas funções em crianças e adolescentes. Idealizadora do Projeto de Extensão “Balada Inclusiva”, na qual é ofertado um espaço seguro para interação entre adolescentes e jovens, público alvo da Educação Especial.
KETILIN MAYRA PEDRO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus Marília, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona (Espanha). Pós-doutorado pela Unesp. Mestra em Educação pela Unesp, Campus Marília. Graduada em Pedagogia pela Unesp, Campus de Bauru. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp, Campus de Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação – GIEPAHS e do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” (LaTeDIP).
MAEWA MARTINA GOMES DA SILVA E SOUZA
Doutora e mestra em Educação e especialista em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Marília. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Docente da graduação da Unesp, Câmpus de Marília. Docente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela Unesp e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, oferecido pelo IBILCE, Câmpus de São José do Rio Preto. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma” (Dide). Integrante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar (OIEEI). Tem experiência na área da Educação, especificamente em Educação Especial, e desenvolve pesquisa com as seguintes temáticas: estatística não-paramétrica, dificuldades de aprendizagem, concepção de deficiência, atitudes sociais em relação à inclusão, formação de professores, inclusão escolar e social, habilidades socioemocionais e função executiva.
MANOEL OSMAR SEABRA JUNIOR
Livre Docente em Metodologias de Pesquisa em Educação Especial (2022). Pós-doutorado in The College at Brockport State University of New York (2016). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Marília (2008). Mestre em Educação Física e Adaptação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1995). Especialista em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Unesp, Campus de Rio Claro (1991). Graduado em Educação Física pela Unesp, Campus de Bauru/SP (1989). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva Atividade Motora Adaptada (Gepitama) e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e Adaptação (Letaia), Unesp, Campus de Presidente Prudente. Pesquisador do grupo Deficiências Físicas e Sensoriais (DefSen), da Unesp, Campus de Marília/SP. Membro da Rede Internacional de Pesquisa “Diferença, Inclusão e Educação” – CAPES/PRINT (Edital PROPG 2/2019 Proc. AUXPE n 88881.310517/2018-01). Membro Integrante da Equipe do Projeto Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar (chamada CNPq – 40/2022). Coordenador do Núcleo de Educação Física junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência Pibid-Capes-Unesp. Editor da Revista Adapta, vinculada à Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama). Contemplado no Edital CAPES/2024 de Internacionalização, participou como professor Sênior convidado junto à Universidade de Coimbra Portugal onde organizou o evento Brasil-Portugal de Tecnologia Assistiva e respectiva disciplina em Programa de Pós-Graduação, além de projetos, bancas aplicações de Desenvolvimento Tecnológico e em doutorado sanduíche para seus orientandos. O direcionamento das pesquisas que desenvolve visa a autonomia e independência funcional, utilizando técnicas metodológicas da Educação Especial, na perspectiva de trabalho colaborativo ou parceria colaborativa terapêutica ou educacional.
MARIA LUIZA SALZANI FIORINI
Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Marília (2017). Doutorado em Educação pela Unesp, Campus de Marília (2015). Mestrado em Educação pela Unesp, Campus de Marília (2011). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp, Campus de Bauru (2008). É docente do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e em demais cursos da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Atuou como professora substituta na Unesp, Campus de Marília em 2017 e 2022. É co-editora da Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada desde 2015; editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial desde 2018 e, auxiliar de edição da Revista Brasileira de Educação Especial desde 2011. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação Especial, e desenvolve projetos de pesquisas relacionados à estratégias de ensino, recursos pedagógicos, Tecnologia Assistiva e formação de professores de Educação Física no contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Deficiências Físicas e Sensoriais” (DefSen), Unesp, Campus de Marília (desde 2009) e, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva Atividade Motora Adaptada (Gepitama), Unesp, Campus de Presidente Prudente (desde 2020), ambos credenciados no CNPq.
MARIA MADALENA BELO DA SILVEIRA BAPTISTA
Maria Madalena Belo da Silveira Baptista, doutora em Ciências da Educação pela Universidade Católica de Lisboa, em Portugal. Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras de Lisboa. Diplomada em Educação Especial no domínio dos problemas de comunicação, pela Escola Superior de Educação de Lisboa e bacharela em Educação de Infância, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Escola Superior de Educação (ESE). Coordenadora da linha de investigação e intervenção de Educação Especial e Inclusiva na ESE, assim como da formação especializada e do mestrado em Educação Especial no domínio cognitivo e motor. Possui uma vasta experiência internacional na área da Educação de Infância, metodologias de investigação, supervisão de práticas pedagógicas, qualidade em educação, educação inclusiva e educação especial. Publicou vários artigos, capítulos de livros e livros nestas temáticas, com uma incidência muito especial em questões relacionadas com a surdez, necessidades educativas específicas e educação inclusiva. Desde 2008 que é consultora sénior internacional na área da educação, com maior enfoque em Moçambique, nomeadamente na elaboração de manuais, coordenação de investigações, e na avaliação, desenho e implementação de projetos de desenvolvimento.
MARIA JOÃO CARVALHEIRO CAMPOS
Docente na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), Portugal. Obteve uma bolsa de Pós-Doutoramento na Universidade de Münster, Alemanha, em 2024. É doutorada em Ciências do Desporto, Ramo das Ciências da Educação Física pela FCDEF-UC e no âmbito dos seus estudos, obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para se deslocar à Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos da América. Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela FCDEF-UC. Atualmente leciona na licenciatura em Ciências do Desporto, no mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no mestrado em Exercício e Saúde e no Doutoramento em Ciências do Desporto. Coordenadora da área de especialização em Populações Especiais do Mestrado em Exercício e Saúde e do Núcleo de Estudos de Atividade Física Adaptada (NEAFA FCDEF-UC). Integra diversos projetos financiados europeus e nacionais.
É pesquisadora no Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – CIPER. As suas pesquisas centram-se na conceção e implementação de programas de exercício físico adaptado às capacidades psicomotoras de participantes com desenvolvimento neurodivergente e na análise das autoperceções das pessoas (professores, treinadores, pessoas com e sem deficiência) face à inclusão em contextos educativos.
Sinopse:
Fruto de uma rede de colaboração entre Brasil e Portugal, esta é uma obra que reúne reflexões e práticas inovadoras apresentadas no III Ciclo de Conferências do Gepitama Unesp. A coletânea explora metodologias, intervenções e tecnologias que promovem desenvolvimento humano e inclusão. Entre os temas discutidos estão a relação entre funções executivas e design de jogos, a criação de jogos acessíveis, a formação de professores, modelos de adaptação em aulas de Educação Física e o uso da Comunicação Alternativa. Não apenas o registro de um evento acadêmico, a obra é um convite a pensar, propor e transformar práticas pedagógicas com base em evidências, inovação e compromisso com a inclusão social.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7974-2
ISBN Digital: 978-65-251-7975-9
DOI: 10.24824/978652517974.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
TECNOLOGIA ASSISTIVA: modelos do Brasil e de Portugal para produtos, metodologias de intervenção, protocolos e jogos educacionais acessíveis Manoel Osmar Seabra Junior Maria Luiza Salzani Fiorini Cristiane Cardozo da Silva Ana Paula Donaton Ribeiro T255 Tecnologia Assistiva modelos do Brasil e de Portugal para produtos, metodologias de intervenção, protocolos e jogos educacionais acessíveis Manoel Osmar Seabra Junior, Maria Luiza Salzani Fiorini, Cristiane Cardozo da Silva, Ana Paula Donaton Ribeiro (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 182 p Bibliografia ISBN Digital 9786525179759 ISBN Físico 9786525179742 DOI 10248249786525179742 ISBN Digital 978-65-251-7975-9 ISBN Físico 978-65-251-7974-2 DOI 10.24824/978652517974.2 1 Educação 2 Tecnologia Assistiva (TA) 3 Educação Especial 4 Pessoas com deficiência 5 Jogos I Seabra Junior, Manoel Osmar, org II Fiorini, Maria Luiza Salzani, org III Silva, Cristiane Cardozo da, org IV Ribeiro, Ana Paula Donaton, org V Título VI Série CDU 3760049 CDD 3719