15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$70,28 sem juros | Total R$70,28 | |
2 x de R$35,14 sem juros | Total R$70,28 | |
3 x de R$23,43 sem juros | Total R$70,28 | |
4 x de R$18,18 | Total R$72,73 | |
5 x de R$14,80 | Total R$73,98 | |
6 x de R$12,54 | Total R$75,24 | |
7 x de R$10,93 | Total R$76,51 | |
8 x de R$9,73 | Total R$77,81 | |
9 x de R$8,79 | Total R$79,11 | |
10 x de R$8,04 | Total R$80,43 |
Autores: Jussara Martins Albernaz
Sinopse:
Temas instigantes são abordados neste livro. Os artigos foram escritos por educadores e pesquisadores que procuram entender o processo de ensinar a aprender, tecido com o apoio de ambientes virtuais de aprendizagem, presentes em escolas e instituições acadêmicas. Eles representam parte dos estudos do grupo NIEPACIS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social), coordenados pela professora Doutora Jussara Martins Albernaz, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram selecionados os que tangenciam a informática educativa e a tecnologia computacional, mantendo a linha de interesse geral do grupo pelos processos de ensino-aprendizagem. Alguns examinam atividades que envolvem mais diretamente alunos e professores do ensino fundamental, inclusive alunos especiais, avaliando diferentes recursos utilizados, sobretudo lúdicos, construções e estratégias elaboradas, com o apoio de softwares educativos livres ou proprietários; outros se debruçam sobre políticas de uso computacional em escolas e a implantação de sistemas computacionais livres, analisando entraves, dificuldades e possibilidades, que impactam as atividades em sala de aula. Também são examinados e avaliados aspectos variados do ensino a distância em cursos de especialização oferecidos a professores. Há estudos sobre a produção de alunos do ensino básico com recursos tecnológicos e da Internet, mediados por contato presencial ou à distância, inclusão digital de idosos e uso da tecnologia computacional, inclusive por alunos de altas habilidades/superdotação do ensino fundamental.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422702
DOI:10.24824/978858042270.2
Ano de edição:2012
Número de páginas:326
Formato:16x23
Assunto:
Jussara Martins Albernaz
TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS
E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS:
perspectivas de trabalho em escolas e instituições acadêmicas
Tecnologias computacionais e práticas educativas inclusivas: perspectivas de trabalho em escolas e instituições acadêmicas / Jussara Martins Albernaz (organizadora). - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011. 325p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-8042-270-2 1. Tecnologia educacional. 2. Educação - Inovações tecnológicas. 3. Tecnologia da informação - Aspectos sociais. 4. Inclusão digital. I. Albernaz, Jussara Martins. 11-7730. CDD: 371.3078 CDU: 37.016:316.774 17.11.11 28.11.11 031542
TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS: perspectivas de trabalho em escolas e
instituições acadêmicas
JOGOS COMPUTACIONAIS LIVRES, PRIMEIRAS APRENDIZAGENS NUMÉRICAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS: um estudo envolvendo professores e alunos, em ambiente presencial e a distância
Jussara Martins Albernaz
CRIAÇÕES E INTERAÇÕES NO AMBIENTE LOGO POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS: primeiras programações e o “projeto história viva”
Sandra Maria de Aguiar Rocha
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS NO ESPAÇO ESCOLAR POR ALUNOS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Samuel Paganoto Duarte
TECENDO CONHECIMENTOS EM AMBIENTE VIRTUAL: uma experiência de ensino e aprendizagem com alunos e mediadores de diferentes países de língua portuguesa
Maria da Graça Von Kruger Pimentel
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – VITÓRIA/ES
Sebastião Luiz Batista, Juares Dutra
À BRINCA OU À VERA: a presença de jogos e brincadeiras nos diferentes espaços/tempo da escola, e sua manifestação no laboratório de informática
Rosemary Christina Ferreira da Costa Mancuso
APRENDIZAGENS DA INFÂNCIA À IDADE ADULTA:
espaço representativo, formas geométricas e jogo computacional
Jussara Martins Albernaz
MIGRAÇÃO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL PROPRIETÁRIO PARA UM SISTEMA LIVRE EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: sentidos, percepções e atividades vivenciadas por
professores e alunos
Eliana Maria da Silva Madeira Lourenço
CRIAÇÃO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS LIVRES POR ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Doriedson Alves de Almeida
AVALIAÇÃO DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Vanessa Battestin Nunes
IDOSOS E INFORMÁTICA: da alfabetização digital à inclusão social – experiência e reflexões
Monica Costa Arrevabeni
DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA: o papel do docente
Isaura Alcina Martins Nobre, Danielli Veiga Carneiro Sondermann