15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$60,40 sem juros | Total R$60,40 | |
2 x de R$30,20 sem juros | Total R$60,40 | |
3 x de R$20,13 sem juros | Total R$60,40 | |
4 x de R$15,63 | Total R$62,51 | |
5 x de R$12,72 | Total R$63,58 | |
6 x de R$10,78 | Total R$64,66 | |
7 x de R$9,39 | Total R$65,76 | |
8 x de R$8,36 | Total R$66,87 | |
9 x de R$7,55 | Total R$67,99 | |
10 x de R$6,91 | Total R$69,12 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Fátima Maria Nobre Lopes - Danielle Rodrigues de Oliveira - Mayara Alves de Castro - Adauto Lopes da Silva Filho (Orgs.)
Sinopse:
Esta coletânea de artigos distingue-se por uma caráter singular, pois, em seus vinte e um capítulos e na diversidade temática proposta, os cinquenta e três autores buscaram promover um amplo debate, apontado como indispensável ao cotidiano acadêmico de alunos e professores, a partir de elementos teórico-práticos fundamentais à formação do pensamento crítico na atual conjuntura. Pela escolha de objetos diversos, o resultado de tais incursões investigativas agregam questões importantes que permitem melhor entender a pluralidade de leituras e abordagens, desde as reflexões e leituras teóricas e o pensar a educação, aos campos de estudos direcionados à investigação dos espaços escolares e não escolarizados. Por isso, a coletânea foi organizada em duas partes. Na primeira, sob a perspectiva “Temas de filosofia e de história da educação: bases teóricas” e, a segunda parte, tendo como foco central: “Temas de filosofia e de história da educação: bases experienciais”. Em tempos de globalização e de desapego ao conhecimento humanístico, particularmente no Brasil, a obra é, certamente, um convite à superação do pragmatismo, a medida que sugere como desafio pensar a ciência em suas bases “teóricas e experienciais”, levadas a efeito num campo multidisciplinar e dialógico.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544427767
DOI:10.24824/978854442776.7
Ano de edição:2018
Número de páginas:274
Formato:16x23
Assunto:
T278
Temas de f losof a e de história da educação bases teóricas e experienciais Fátima Maria
Nobre Lopes, Danielle Rodrigues de Oliveira, Mayara Alves de Castro, Adauto Lopes da Silva
Filho (organizadores) – Curitiba CRV, 2018
274 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2776-7
DOI 10248249788544427767
1 Educação 2 Filosof a 3 História 4 Ensino I Lopes, Fátima Maria Nobre org II Oliveira,
Danielle Rodrigues de org III Castro, Mayara Alves de org IV Silva Filho, Adauto Lopes da
org V Título VI Série
CDU 37 CDD 3701
Í
PREFÁCIO
Charliton José dos Santos Machado
PARTE I
TEMAS DE FILOSOFIA E DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO bases teóricas
CAPÍTULO
ELEMENTOS DE UMA ÉTICA FUNDAMENTAL
a obtenção do bem humano
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO
A SOCIEDADE DE CONTROLE NA NOVA ORDEM POLÍTICA E A
FILOSOFIA CRÍTICA COMO PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃO
Leandro Viana Ávila
Uly Alves Moreira
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO
A CONCEPÇÃO DE IDEOLOGIA EM LUKÁCS
Felipe Azevedo do Nascimento
Fátima Maria Nobre Lopes
CAPÍTULO
RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TRABALHO E
FORMAÇÃO HUMANA
Maria Zélia Pinto da Silva
Fátima Maria Nobre Lopes
CAPÍTULO
A DUPLA DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO
NO CAPITALISMO
Víctor Moita Pinheiro
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO
OS LIMITES DE UMA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA NO BRASIL
Ana Paula Lima Azevedo
Fátima Maria Nobre Lopes
Danielle de Oliveira - indd CAPÍTULO
O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO uma reflexão sobre o
papel das assistentes de educação infantil
Mayara Alves de Castro
Marilene Marques Monteiro
Carmem Xavier de Carvalho
CAPÍTULO
FINANCIAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
entre avanços e contradições
Izabelle Marques Fonteles
Maria Elyara Lima de Oliveira
Maria Rafaela de Oliveira
CAPÍTULO
A PESQUISA EM HISTÓRIA EDUCACIONAL discursos sobre o
campo historiográfco
Liane de Almeida Martins
Orlando de Souza Lira Filho
PARTE II
TEMAS DE FILOSOFIA E DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
bases experienciais
CAPÍTULO
BIOGRAFIA DA MADAME contribuições educacionais e políticas
na cidade de Horizonte-CE
Mayara Alves de Castro
José Gerardo Vasconcelos
Danielle Rodrigues de Oliveira
CAPÍTULO
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E O DESENVOLVIMENTO
DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM
AMBIENTES EDUCATIVOS
Cristiane Carvalho Holanda
Karla Patrícia Martins Ferreira
CAPÍTULO
UMA PRÁTICA DE ENSINO PARALELA estudo de caso
Ana Maria Teixeira Andrade
Luiz Botelho Albuquerque
Pedro Rogério
Danielle de Oliveira - indd CAPÍTULO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA
DE PROFESSORES EM SERVIÇO desafos e possibilidades
Maria Solene Santiago
Sara Emanuelle Santiago da Silva
Hamilton Perninck Vieira
CAPÍTULO
O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS ESCOLAS
DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO DOS INHAMUNS
CEARENSE À LUZ DAS IDEIAS DE PIERRE BOURDIEU
Gilmar Pereira Costa
Antônia Rafaela da Cruz Costa
Antonio Germano Magalhães Júnior
CAPÍTULO
A PEDAGOGIA DE PROJETO COMO VALORIZAÇÃO DO
PROTAGONISMO INFANTIL uma experiência estética com as
obras do artista Dim Brinquedim
Maria Edilane da Silva Lima
Aline Gomes da Costa
Vera Lúcia Damasceno dos Santos
CAPÍTULO
AS TÁTICAS E AS ESTRATÉGIAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
NO CEARÁ
Danielle Rodrigues de Oliveira
José Gerardo Vasconcelos
Mayara Alves de Castro
CAPÍTULO
OS DISCURSOS, AS REPRESENTAÇÕES E A FÉ o corpo
feminino na educação cearense no século XX
Carlos Rochester Ferreira de Lima
Anna Carolina Farias de Araújo Sombra
Ana Maria de Lima
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ROMPIMENTO DE
FRONTEIRAS diálogo intercultural
Carlos Rafael Vieira Caxile
Luana Mateus de Souza
Gledson de Souza Ferreira
Danielle de Oliveira - indd CAPÍTULO
A PISADA FEMININA DO GRUPO “A GENTE DO COCO”
ANCORADA NO CORPO DANÇA-AFROANCESTRAL uma
proposta pedagógica para o ensino das africanidades e valorização
da cosmovisão africana nas escolas cratense
Samuel Morais Silva
Sandra Haydée Petit
CAPÍTULO
A PRÁTICA EDUCATIVA NO TEMPLO DE CANDOMBLÉ,
TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO
Madelyne dos Santos Barbosa
José Gerardo Vasconcelos
CAPÍTULO
PRÁXIS CORPORAL NA PERSPECTIVA DO “SER MAIS”
contributos para uma perspectiva pedagógica crítica na educação
física escolar
Maria de Fátima de Lacerda
Maria Eleni Henrique Silva
João Batista de Albuquerque Figueiredo