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Autores:
Afonso Henriques
Doutorado em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier Grenoble - França (2006), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2010). Atualmente é Professor Pleno na Universidade Estadual de Santa Cruz UESC/BA, Brasil. líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) e do Laboratório de Visualização Matemática (L@VIM) da UESC. Professor do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) e do Programa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC. Membro do GT 14 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Matemática, Didática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e Desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral com um enfoque computacional, TIC, Produção de Modelos de Projetos de Construção de Objetos Concretos (PCOC) como materiais didáticos, Gestão de códigos de modelos para impressora 3D, Ensino e Aprendizagem, Registros de Representação Semiótica, Antropologia Didática, Abordagem Instrumental, Geometria Dinâmica, Análise Institucional e Sequências Didáticas
Alexandre Mopondi Bendeko Mbumbu
Ph.D. em Didática da Matemática pela Universidade de Bordeaux 1. Professor da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), membro fundador do GREMA (Grupo de Reflexão sobre o Ensino da Matemática na África Francófona Saara), IREM da Universidade de Paris 7 Diderot. Membro associado do Laboratório de Didática e Antropologia do Ensino Científico e Técnico (DAEST), da Universidade Victor Segalen (Bordeaux II) e do IUFM da Aquitânia. O autor identifica alguns obstáculos à formação intelectual dos formadores na Republica Democrático do Congo (RDC): a fala de qualificação dos formadores no ensino básico, a falta de estruturas para a formação contínua e, sobretudo, as condições em que é realizada. O autor propõe algumas diretrizes para o trabalho didático, com exemplos de apoio, para responder a esse problema de eficácia.
Annie Bessot
Tese de doutoramento da Universidade de Bordéus I. Professor Sénior, aposentada da Universidade Joseph Fourier, Grenoble. Estudo de conhecimentos matemáticos operacionais e fundamentais para a formação profissional: conceção de simulação computacional de situações de trabalho na construção civil para formação. Estudo dos constrangimentos do sistema de ensino e análise das práticas de professores e alunos no ensino geral e profissional da matemática. Estudo didático, na França e no Vietnã, da relação entre o ensino da noção de limite no ensino médio e a programação de algoritmos computacionais em um ambiente de ‘calculadora’ (links para texto científico de Le Thai Bao Thien Trung,). Estudo da noção de integral no ensino da matemática no Liceu e no início da Universidade: um estudo comparativo entre a França e o Vietname. (links para texto científico de Tran Luong Cong Khanh). Estudo didático da introdução de objetos elementares da Ciência da Computação no ensino de matemática na França e no Vietnã (links para texto científico de Nguyen Chi Thanh).
Claire Margolinas
É doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Bordeaux (França). Professor Associado HDR. Para os autores, a didática da matemática e a didática de forma mais geral são construídas em uma tensão entre elaborações ligadas a referenciais teóricos e as realidades do ensino de uma disciplina. Dependendo do período e da escola de pensamento, esses diferentes aspectos têm precedência uns sobre os outros. Esses fenômenos transpositivos levam o didático a se interessar pelas condições e restrições que prevalecem na existência de sistemas didáticos e sua efetiva implementação. Nessa perspectiva, a autora publicou diversos artigos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática.
Clélia Maria Ignatius Nogueira
Tem doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá- UEM, atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Atua na área de Educação, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática; Educação de Surdos e em Epistemologia Genética.
Dilma Fregona
Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Bordeaux I, França sob a direção de Prof. Dr. Guy Brousseau. Anteriormente, obtive um Mestrado na Especialidade de Matemática Educacional, na Cinvestav, México. Desde 2017 é Professor Consultor na Universidade Nacional de Córdoba e e integra uma equipe de investigação em Educação Matemática, na Argentina.
Isabelle Bloch
Doutor em Didática da Matemática pela Universidade de Bordeaux I. Professor Emérito em Didática da Matemática (26ª seção da CNU), INSP. O trabalho de investigação desenvolvido nos últimos anos pode dividir-se em duas direções que podem parecer bastante alheias: o ensino dos primeiros conceitos de análise, desde o final do ensino secundário até ao início do ensino superior, e a educação especial, em particular o ensino nas secções SEGPA (Secções de Educação Geral e Profissional Adaptada) das escolas secundárias. O ponto de encontro destes dois temas é a reflexão sobre a Teoria das Situações Didáticas (TSD), aliada à preocupação em testar as ferramentas do TSD e fazer evoluir a teoria confrontando-a com a contingência; E isto mesmo num duplo campo – ensino secundário, educação especial – que não é o da sua origem. Nessa perspetiva, o trabalho sobre os conceitos de C&T tem assumido uma nova dimensão, particularmente em obras francesas (Bloch & Gibel, 2011), com repercussões na consideração da C&T no trabalho em outros países.
José Luiz Cavalcante
Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE), Professor da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VI - em Monteiro - PB. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como como professor e pesquisador no Curso de Licenciatura em Matemática e na Especialização em Ensino de Ciências da Natureza para a Convivência com o Semiárido CDSA-UFCG. Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas do Campus - VI - UEPB. Coordenou o PIBID Matemática, conveniado pela UEPB e pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba. Foi coordenador de área do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES / PIBID / UEPB) no Campus - VI (2012-2022).
José Luiz Magalhães de Freitas
Doutorado em Didática da Matemática – Universidade de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc) (1993) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Joseph Fourier (2004). Tem longa experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando em diversos campos, incluindo ensino/aprendizagem de geometria, de cálculo e aritmética/álgebra, em todos os níveis de escolaridade. É professor titular em exercício como pesquisador Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como professor permanente no programa de pós-graduação em Educação Matemática. A partir de 2018 passou a integrar o corpo docente da Uniderp-Anhanguera, em Campo Grande-MS. É membro do DDMat -Grupo de Estudos em Didática da Matemática.
José Messildo Nunes Viana
Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.
José Nicolás Gerez Cuevas
Doutor em Ciências da Educação, Bacharel em Ciências da Educação e Professor de Matemática da Universidade Nacional de Córdoba. Professor Adjunto da Seção de Educação Científica da Faculdade de Matemática, Astronomia, Física e Ciências da Computação da Universidade Nacional de Córdoba.
Luiz Márcio Santos de Farias
Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Didática das ciências em particular em Ambiente de Computação de Aprendizagem Humana, com ênfase em Formação de professores. Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC),Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia-IHAC, da Universidade Federal da Bahia-UFBA, da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.
Maria de Lourdes Pereira Lima Neta
Mestranda em Educação, Ciências e Matemática (UESC-BA). Especialista em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho da Universidade Federal do Piauí (UFPI- PI). Licenciada em Matemática pela universidade federal do Recôncavo Baiano (UFRB- BA) em Amargosa- BA. Foi aluna Especial do doutorado em 2024 e do mestrado em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela universidade federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi aluna Especial do mestrado em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Educação cientifica e formação de professores (UESB- BA). Pós-Graduanda em Educação Ciências e tecnologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pós-graduanda em tutoria em Educação a distância pela universidade federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC). Realizando pesquisas na área da Etnomodelagem.
Marie-Jeanne Perrin-Glorian
Tese de doutoramento de estado em didática da matemática pela Universidade de de Paris 7. Atualmente, é professora honorária da Universidade de Artois e membro do Laboratoire de Didactique André Revuz (LDAR) vinculado à Universidade Paris Diderot, que codirigiu entre 2008 e 2010. Pesquisadora em didática da matemática na equipe DIDIREM (posteriormente fundida com o LDSP para formar o LDAR), da qual foi responsável de 1996 a 2004. Membro da Associação para a Pesquisa em Didática da Matemática (ARDM), da qual foi presidente de 1999 a 2001. Foi professora do Instituto Universitário de Formação de Professores (IUFM) da Academia de Lille, onde contribuiu para a formação inicial em matemática de professores do ensino fundamental e médio. Começou a investigar no campo da didática da matemática em 1975. As suas investigações versam sobre o ensino da matemática no ensino básico e secundário e a formação de professores, com base na teoria das situações didáticas de Guy Brousseau.
Marilena Bittar
Doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier / Grenoble I, França (1998) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes. Professora Titular Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, do qual foi coordenadora. É membro do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática, do qual foi líder fundadora e coordenou de 2014 a 2018; é líder do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática.
Mercier Alain
Doutor em Didática da Matemática pela Universidade de Bordeaux. É professor aposentado de Educação (didática comparada e didática da matemática), Professor Emérito da École Normale Supérieure de Lyon. Desenvolveu a abordagem de uma instituição didática observando seus efeitos na biografia de seus súditos. Em seguida, realizou um trabalho comparativo sobre a forma como as disciplinas (alunos e professores) dão vida a várias instituições didáticas. Também mostrou como eles transpõem os sistemas materiais e simbólicos das práticas de conhecimento para manter a ilusão de sua ação conjunta e buscou como ajudá-los a formar uma relação mais autêntica com o conhecimento. HAL: https://hal.science/search/index?q=Mercier+Alain
Nadjanara Ana Basso Morás
Tem doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora da Secretaria da Educação do Estado do Paraná e da Secretaria da Educação do Município de Foz do Iguaçu, na Escola Bilíngue para Surdos Lucas Silveira/APASFI. Pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa), no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (GEPSEM), e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (NIPEDICMT). Integrante do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática. Pesquiso na área da Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva e Educação de alunos surdos.
Nazaré do Socorro Moraes da Silva
Mestra em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado Profissional) pela Universidade Federal do Pará. Professora da Educação Básica da rede pública estadual do Pará (SEDUC-PA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM).
Patrick Gibel
Ph.D. em matemática aplicada obtido na Universidade de Bordeaux 1, Estudo numérico de oscilações de sistemas semilineares 3x3, sob a supervisão de J.L. Joly. Menção muito honrosa. Doutorado em Ciências da Educação obtido na Universidade de Bordeaux 2, no campo da didática da matemática, Funções e estatutos das diferentes formas de raciocínio na relação didática na aula de matemática, sob a orientação de G. Brousseau, com honras. Habilitação para supervisão de pesquisa, defendida em 30 de março de 2018 na Universidade de Pau e Pays de l’Adour, Escola Doutoral “Ciências Exatas e suas aplicações”, Laboratório de Matemática Aplicada de Pau (LMAP). Professor Universitário, em Didática da Matemática, 26ª Seção “Matemática Aplicada e Aplicação da Matemática”, Universidade de Bordeaux – INSPE da Academia de Bordeaux.
Paula Moreira Baltar Bellemain
Doutora em Didática das Disciplinas Científicas - especialidade Didática da Matemática pela Universidade de Grenoble I - França (1996). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Educação Matemática com ênfase no campo teórico da Didática da Matemática e mais especificamente Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática e abordagem documental do didático. Tem dois focos principais de investigação: o primeiro diz respeito às questões de ensino, aprendizagem e formação de professores sobre conteúdos do campo das grandezas e suas medidas (análise de livros didáticos, diagnóstico dos conhecimentos dos alunos, análise de erros, construção e experimentação de sequências de aprendizagem) e o segundo é relativo à integração de tecnologias no ensino, na aprendizagem e na prática docente em matemática.
Pierre Job
Chargé de cours. LADICHEC, LADIMATH, GECEMS Mathématiques et méthodes quantitatives ICHEC Brussels Management School.
Rebeca Mata Prazeres
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia do Centro de formação de Professores (UFRB-CFP). Atualmente é mestranda em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC). Foi bolsista de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2022/CAPES) e do Programa Residência Pedagógica - RP (2022-2024/CAPES). Atualmente participa do Projeto Materiais Manipuláveis para o Ensino e Aprendizado de Matemática e do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática) em EdMat, o qual conta com pesquisadores de várias instituições, tais como UFPE, UPE, UFABC, UERJ, UFU, UESB, FURG e envolvendo 6 diferentes estados (BA, PE, RJ, MG, SP, RS).
Rochelande Felipe Rodrigues
Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.
Saddo Ag Almouloud
Concluiu o doutorado em Matemática e Aplicações pela Universidade de Rennes I em 1992 - França. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo de abril 1994 a março de 2020 e da Fundação Santo André de 2000 a 2020. Foi professor colaborador da UFPA. Foi professor visitante da UFBA (agosto de 2021 a agosto de 2023), também da UFSC (2020-2021). Atualmente é professor colaborador da PUC-SP e da UFBA, e professor titular livre da UFPA. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES e do CNPq. Foi bolsista pesquisador de CNPq, coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP. Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos em revista nacionais e internacionais.
Sara Inês dos Anjos de Almeida
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB ) do Centro de formação de Professores (CFP). Atualmente é mestranda em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC). Integrante do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática) em EdMat, o qual conta com pesquisadores de várias instituições, tais como UFPE, UPE, UFABC, UERJ, UFU, UESB, FURG e envolvendo 6 diferentes estados (BA, PE, RJ, MG, SP, RS). Foi membro do Diretório Acadêmico de Matemática (DAMAT-UFRB), atuando como coordenadora de Assuntos Científicos e Culturais (Semestres de 2019.2 - 2020.2).
Serge Quilio
É doutor em ciências da educação. Sistemas de avaliação. Sistemas de aprendizagem. É professor-pesquisador em ciências da educação no INSPÉ da Academia de Nice (Universidade de Côte d’Azur), LINE. Tem trabalhado na cooperação de professores e pesquisadores para o aumento dos poderes de agir, de representar a prática para compreendê-la e aprimorá-la. Publicou vários artigos sobre a Teoria da Ação Conjunta em Didática e engenharia didática cooperativa.
Teodora Pinheiro Figueroa
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2005), Pós-doutorado em Educação Matemática (2019). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do GT-14 Didática da Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Professora na classe de professor associado, nível 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, campus Pato Branco. Atua na área de Matemática Aplicada e Educação Matemática, mais especificamente em Didática da Matemática e Interdisciplinaridade a nível de ensino fundamental, médio e superior.
Sinopse:
A morte de Guy Brousseau em fevereiro de 2024 mergulhou a comunidade da didática da matemática no luto, privando-a de um de seus fundadores históricos. Supondo que um homem possa alcançar uma forma de imortalidade através de sua descendência intelectual, Brousseau certamente realizou esse ideal, pois a fertilidade de seu pensamento continua a marcar a didática contemporânea. Esta obra, além de uma homenagem a Guy Brousseau, destaca essa fertilidade por meio dos múltiplos prolongamentos, reapropriações e reflexões que ela continua a suscitar. Uma das marcas do gênio de Brousseau é ter colocado no coração da empresa didática o questionamento do conhecimento através da criação de modelos didáticos. Em sua abordagem, a modelagem do conhecimento a ser questionado é equipada pelo conceito de situação fundamental. Isso é revolucionário, pois evidencia o quanto os fenômenos de ensino estão intimamente ligados à natureza do conhecimento e à sua interação com o sistema educacional como um todo — como atesta a noção de obstáculo. Reunindo 14 contribuições de pesquisadores de vários continentes, a obra não busca nem a unidade fictícia nem o fechamento de um sistema: pelo contrário, visa testemunhar a atualidade viva da teoria das situações em toda a sua diversidade.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-8038-0
ISBN Digital: 978-65-251-8036-6
DOI: 10.24824/978652518038.0
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 400
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
T314 Teoria das Situações: fundamentos teóricos e metodológicos para a investigação e a formação profissional / Saddo Ag Almouloud, Pierre Job, Luiz Marcio Santos Farias, Afonso Henriques (organizadores) – Curitiba: CRV, 2025. 400 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8036-6 ISBN Físico 978-65-251-8038-0 DOI 10.24824/978652518038.0 1. Educação 2. Teoria das Situações 3. Situação didática 4. Situação adidática 5. Situação fundamental 6. Estruturação de milieu 7. Contrato didático I. Almouloud, Saddo Ag, org. II. Job, Pierre, org. III. Farias, Luiz Marcio Santos, org. IV. Henriques, Afonso, org. V. Título VI. Série. CDU: 371.3:51 CDD: 372.7 Índice para catálogo sistemático 1. Educação matemática – Teoria das Situações - 372.7