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Autores:
JOELMA FERREIRA FRANZINI
Doutoranda do Curso de Pós-Graduação na Amazônia – Associação em Rede Educanorte – Curso de Doutorado em Educação (Polo UFAC). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduada em Pedagogia, Ciências Sociais e Filosofia (UFAC).
Sinopse:
A Teoria Decolonial se contrapõe ao processo de colonização imposto ao mundo pelo Eurocentrismo, que persiste e progride por meio de um intrincado mecanismo de continuidade-mudança, denominado Colonialidade. Ela busca destacar epistemologias historicamente subalternizadas e oferecer/incentivar formas de pensamento que se insurgem frente a essa lógica eurocêntrica dominante. Trata-se de uma formulação teórica que surgiu na América Latina a partir dos anos 1990, especialmente por intermédio de autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Enrique Dussel, Nelson Maldonado-Torres e Catherine Walsh, que propõe uma leitura crítica frente aos modos eurocentrados de produção e validação de conhecimento. A Teoria Decolonial aponta a persistência da Colonialidade — padrão que vai além do aspecto econômico: demarca formas de poder, modos de saber e de ser que sobrevivem ao fim do colonialismo formal e continuam a organizar as relações sociais, políticas, culturais e epistêmicas. Nesta obra, que analisa as relações entre Teoria Decolonial e educação formal, busca-se refletir possíveis contribuições desta perspectiva teórica para analisar os conhecimentos selecionados e legitimados nos currículos escolares oficiais, a partir da análise do caso específico da disciplina de Ensino Religioso em contexto Amazônico.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7787-8
ISBN Digital: 978-65-251-7786-1
DOI: 10.24824/978652517787.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 14x21
Número da Edição: 1
Assunto:
TEORIA DECOLONIAL E ENSINO RELIGIOSO: reflexões sobre questões curriculares Joelma Ferreira Franzini F435 Franzini, Joelma Ferreira Teoria Decolonial e Ensino Religioso reflexões sobre questões curriculares Joelma Ferreira Franzini – Curitiba CRV, 2025 146 p Bibliografia ISBN Digital 9786525177861 ISBN Físico 9786525177878 DOI 10248249786525177878 ISBN Digital 978-65-251-7786-1 ISBN Físico 978-65-251-7787-8 DOI 10.24824/978652517787.8 1 Teoria Decolonial 2 Ensino Religioso 3 Cultura 4 Religiosidade 5 Currículo 6 Povos originários 7 Caboclo amazônida I Título II Série CDU 37 CDD 370