15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$60,78 sem juros | Total R$60,78 | |
2 x de R$30,39 sem juros | Total R$60,78 | |
3 x de R$20,26 sem juros | Total R$60,78 | |
4 x de R$15,73 | Total R$62,90 | |
5 x de R$12,80 | Total R$63,98 | |
6 x de R$10,85 | Total R$65,07 | |
7 x de R$9,45 | Total R$66,17 | |
8 x de R$8,41 | Total R$67,29 | |
9 x de R$7,60 | Total R$68,41 | |
10 x de R$6,96 | Total R$69,56 |
Autores: Sinara Almeida da Costa - Suely Amaral Mello (Orgs.).
Sinopse:
Com esta obra buscamos discutir as implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Infantil com um olhar nas práticas, sem perder a complexidade da teoria. Apresentamos a teoria histórico-cultural acerca do desenvolvimento humano e suas implicações pedagógicas não apenas sob a forma de diretrizes que orientem a atividade docente, mas também discutindo as formas como essa teoria pode se concretizar em práticas pedagógicas. Contrariamos, com isso, o ditado popular que afirma “A teoria, na prática, é outra”, que desmerece as teorias. Aqui, defendemos que a teoria se concretiza em práticas intencionais quando temos procedimentos que a concretizem. Essa transformação de uma teoria em prática acontece quando conhecemos a teoria, refletimos sobre suas implicações pedagógicas e adotamos ou criamos práticas organizadas com base nela, sintonizadas com as diretrizes que nascem dessa teoria e avaliadas sistematicamente com a intenção de aproximar, cada vez mais, o que queremos daquilo que, de fato, fazemos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417317
DOI:10.24824/978854441731.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:276
Formato:16x23
Assunto:
T29
Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores
/ Sinara Almeida da Costa, Suely Amaral Mello (organizadoras). – 1. ed. – Curitiba, PR : CRV,
2017.
276 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-1731-7
DOI 10.24824/978854441731.7
1. Educação de crianças. I. Costa, Sinara Almeida da. org. II. Mello, Suely Amaral. org.
III. Título.
CDD: 372.21
17-43101 CDU: 372.21
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
UMA TEORIA PARA ORIENTAR NOSSO PENSAR E AGIR
DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Patrícia Lima Martins Pederiva
Sinara Almeida da Costa
Suely Amaral Mello
PREFÁCIO
Alessandra Peternella
PARTE
FUNDAMENTOS PARA O PENSAR E AGIR DOCENTES
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO INFANTIL:
concepções para orientar o pensar e o agir docentes
Sônia Regina Teixeira
Ana Paula de Araújo Barca
BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENININHAS COMO SUJEITOS:
participação e escuta
Suely Amaral Mello
O LUGAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARTINDO
DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Maria Assunção Folque
O LUGAR DA PROFESSORA E DO PROFESSOR
EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PROMOTORA
DE DESENVOLVIMENTO
Andréia Pereira de Araújo Martinez
CULTURA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Daniela Barros
Saulo Pequeno
A ESCUTA COMO MÉTODO NAS RELAÇÕES NA ESCOLA
DA INFÂNCIA
Suely Amaral Mello
COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO DA FALA
NO INTERIOR DA CRECHE
Arlene Araujo Nogueira
Michelle de Freitas Bissoli
PARTE
VIVÊNCIAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA
UM CURRÍCULO EM DEFESA DA PLENITUDE DA
FORMAÇÃO HUMANA
Elieuza Aparecida de Lima
Juliana Guimarães Marcelino Akuri
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Renata Aparecida Dezo Singulani
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA
Greice Ferreira da Silva
A BRINCADEIRA DE PAPÉIS NA ESCOLA DA INFÂNCIA
Suzana Marcolino
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA
MUSICALIDADE DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Patrícia Lima Martins Pederiva
O DESENHO COMO EXPRESSÃO DA CRIANÇA
Yaeko Nakadakari Tsuhako
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DRAMATIZADAS DE
TOLSTÓI NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Soraya Franzoni Conde
O LUGAR DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
Regina Aparecida Marques de Souza
Suely Amaral Mello
PARTE
INSTRUMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE
PLANEJANDO A AÇÃO DOCENTE PARA O MÁXIMO
DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
Cassiana Magalhães
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Greice Ferreira da Silva
Suely Amaral Mello
DOCUMENTAR A APRENDIZAGEM PARA AVALIAR E COMUNICAR
Ana Artur
Cassiana Magalhães
EDUCAÇÃO INFANTIL, LEGISLAÇÃO E TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL: algumas reflexões
Sinara Almeida da Costa
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES