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Sinopse:
Esta coletânea nacional articula capítulos de diferentes universidades a respeito das resistências por meio dos territórios nômades, em conexão com linhas e multiplicidades de forças, em redes de complexidade. Os textos de diferentes pesquisadores (as) brasileiros(as) foram construídos na análise das práticas que tornam vidas precárias e vulnerabilizadas. Os trabalhos presentes nesta obra são fruto de estudos consistentes, transdisciplinares e ligados a uma perspectiva histórica, cultural, psicossocial, política e social, nas ciências humanas e sociais. Em uma sociedade que tem acompanhado a expansão da ultradireita e o aumento das desigualdades sociais e econômicas, busca-se com esta coletânea problematizar os acontecimentos que são produzidos como mortificação em territórios por práticas racistas, fundamentalistas, classistas, sexistas, etaristas, capacitistas e sectaristas. Portanto, trata-se de difundir conhecimentos que são saberes locais e ferramentas políticas contra os intoleráveis do presente.
Autores:
Adriana Elisa De Alencar Macedo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Psicologia pela UFPA. Doutorado sanduíche na Universidade de Évora – Bolsista CAPES/2017. PDSE 88881.134010/2016-01. Já atuou como Psicóloga no projeto Sentinela no município de Bragança-Pará com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) – 2006 a 2018. Conselheira secretária do VIII plenário, gestão 2013 – 2016 e conselheira vice-presidente do IX plenário, gestão 09/2016-09/2019 pelo Conselho Regional de Psicologia- Pará e Amapá (CRP10). Coordenadora do Grupo de Trabalho de infâncias e juventudes do CRP10. Presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP10. Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA) – 2013 a 2017. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente – Pará – 2013 a 2018. Conselheira do conselho municipal de assistência social de Belém (CMAS) – 2017 a 2018. Integrante do Fórum do direito da criança e adolescente do Pará – FDCA – 2013 a 2018. Integrante da coordenação do núcleo ABRAPSO – BELÈM de 2015 a 2017. Entre 2015 e 2017 atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atualmente compõe a comissão de gênero e diversidade sexual do CRP 16. Representante titular do CRP 16 no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo CEDIMES e representante suplente do CRP 16 no Conselho Estadual LGBT do Espírito Santo.
Adriano Junio Moreira De Souza
Graduado em psicologia pela Faculdade de Minas (2010), mestrado (2013) e doutorado (2017) em neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC. Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular, atenção e controle motor, atuando principalmente nos seguintes temas: plasticidade e sobrevida neuronal; vias de sinalização neuronal; neurobiologia do estresse – experiências precoces e psicopatologia.
Alan Christian De Souza Santos
Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará, onde também cursou o mestrado (2011) e se tornou Licenciado Pleno e Bacharel em História (2008). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Paragominas. Tem experiência na área de História do Brasil e História da Amazônia, priorizando temas como elites e intelectuais no final do século XIX e início do XX, jogos políticos, sociabilidades, imprensa, biografia histórica e educação. É membro dos Grupos de Pesquisa Militares, Política e Fronteiras na Amazônia e Educação, Ciência e Meio Ambiente.
Alcindo Antônio Ferla
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum – Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício). Membro Titular da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT) e da Câmara Técnica de Pesquisas do Conselho Nacional de Saúde. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: integralidade em saúde, informação e comunicação em saúde, atenção à saúde, educação permanente em saúde, ensino e educação e saúde, trabalho em saúde, modelagens tecnoassistenciais em saúde e saúde suplementar.
Aluísio Ferreira De Lima
Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Associado III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Colabora como Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP, na disciplina Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia Social (PST5856). É atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (Processo: 314100/2018-0), desde 2016, no âmbito do projeto Coisas Frágeis (que tem focado na compreensão, por meio de narrativas de história de vida e imagens, os efeitos dos saberes psi nos enquadramentos contemporâneos da identidade e a sua relação com a (re)produção das formas de vida, desde a perspectiva da Psicologia Social Crítica e das teorias críticas contemporâneas). Participação em coordenações (Pós-Graduação e Graduação) e diretorias de sociedades científicas e entidades de classe: Vice-Coordenação do GT Psicologia Política da ANPEPP (desde 2020), Chefia do Departamento de Psicologia da UFC (fevereiro a agosto de 2020), Sub-chefia do Departamento de Psicologia da UFC (Gestão 2018-2020), a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (abril de 2016 a julho de 2017), a Presidência da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (gestão 2014/2015), Presidência do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região – CRP11 (Gestão 2013-2016), a Representação do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP (Gestão 2013-2015 e 2015-2017), e a Vice-Coordenação do PPG em Psicologia da UFC (03/2013 a 03/2016); c) colaboração como Editor Associado de Revista: Editor Associado da Revista da Salud & Sociedad (ISSN 0718-7475) QUALIS B1, Editor de Seção da Revista de Psicologia – UFC (ISSN: 2179-1740) QUALIS B3; d) atuação como parecerista de periódicos nacionais e internacionais e consultor ad hoc de Agências Nacionais de Fomento (CNPq, CAPES, FAPDF, Decit/SCTIE, FAPITEC/SE).
Álvaro Pinto Palha Junior
Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (2010) e especialização em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atualmente é Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia Terceira Região e Coordenador da Childrens Villages International. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
Ana Carolina Farias Franco
Psicóloga/ufpa. Mestre Em Psicologia/ufpa. Doutora Em Educação/ufpa. Concursada Como Psicóloga/ifpa.
Ana Celina Bentes Hamoy
Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é advogada Centro de Defesa da Infância do Movimento República de Emaús. Professora de Direito Penal, Processo Penal e Direito da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área da advocacia criminal, Ciência Política, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito penal, medidas socioeducativas, ato infracional, neoliberalismo e políticas, crianças e adolescentes. Já atuou junto conselhos deliberadores de políticas como o conselho de segurança pública do Pará, participa do grupo de pesquisa sobre segurança pública intervenção penal do Programa de pós-graduação em Direito do Instituto de ciência jurídicas da Universidade Federal do Pará. é Professora de direito penal e processo penal, de direito da criança e do adolescente, sociologia jurídica e Introdução ao estudo do direito.
André Benassuly Arruda
Obteve graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e concluído em junho de 2013. Iniciou o Doutorado no PPGP/UFPA em 2021 com prazo de defesa para 2025. Participa do Grupo de Pesquisa “Transversalizando” coordenado pela Profª. Drª Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA), focado em temáticas sociais, tendo como referência teórica central a obra de Michel Foucault e Filosofia Crítica. Nos anos de 2006 a 2007 trabalhou no município de Trairão/PA (transamazônica) com enquadramento funcional de técnico psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde contribuiu na organização e efetivação do Sistema Único de Saúde na referida região. De 2007 a 2008 desenvolveu suas atividades profissionais no município de Abaetetuba em unidades governamentais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA). De 2009 a 2010, com enquadramento de assessor, contribui na Câmara de Defesa Social e Direitos Humanos da Secretaria de Governo do Estado do Pará. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), encerrando suas atividades neste programa em junho de 2014. Entre os de 2015 c a 2020 lecionou na Universidade da Amazônia, nos cursos de Psicologia, História, Letras, Artes Visuais, Matemática e Biologia, Comunicação Social, Serviço Social, entre outros. Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos; Controle Penal Juvenil e Violência Letal Juvenil; Saúde Mental e atendimento psicossocial. Atualmente é docente na Faculdade dos Carajás pelo curso de Psicologia.
Antonino Alves Da Silva
Graduado Em Psicologia-Ufpa. Mestre Em Psicologia-Ufpa.
Arthur Elias Silva Santos
Possui graduação em Psicologia/UFPA (2013). Licenciado em Música/UEPA (2010). Mestre em Psicologia/UFPA (2016). Foi bolsista CAPES no Mestrado. Doutor em Psicologia/UFPA e professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo Transversalizando: estudo, pesquisa e extensão. Realiza estudos sobre Modos de subjetivação contemporâneos; Psicologia, justiça e políticas públicas; Cidade, cultura e subjetividade; Subjetividade, arte e filosofia da diferença.
Artur Nascimento Barbedo Couto
Doutor em Psicologia Social da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Clínica.
Ataualpa Sampaio Maciel
Possui graduação (1997) e mestrado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona Psicologia Social e Psicologia Aplicada ao Direito no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atua como psicólogo no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF3), realizando trabalhos com as equipes de saúde da família e com a população por elas assistidas. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de saúde mental e de modelos de atenção e de promoção à saúde.
Áurea Gianna De Sousa Azevedo Nobre
Graduada Em Psicologia – Uniceuma. Mestra Em Psicologia-Ufpa. Professora De Psicologia Na Ufma.
Ayumi Gabriela Yamashita Domingues
Graduada Em Psicologia – Ufpa. Residente Multiprofissional No Hospital João Barros Barretto-Ufpa.
Barbara Araújo Sordi
Possui título de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (2009), e graduação em psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Concluiu pós-graduação em Psicologia da Saúde e Hospitalar, realizada no Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde – IEPS (2012). Concluiu mestrado e doutorado em Psicologia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2015 e 2022, respectivamente. Tem formação como facilitadora de Círculos restaurativos em Violência Doméstica pelo Tribunal de Justiça do Pará. É Psicanalista pelo Circulo Psicanalítico do Pará (2018). É Professora em Psicologia na Universidade da Amazônia, onde coordena o Projeto Sobre (bem) viver que oferta grupos reflexivos e de cuidado em relação a gênero e saúde mental, estendendo-se em grupos para mulheres em situação de violência doméstica; homens e masculinidade; e população LGBTQIAP+ e o coletivo “Relações de gênero, feminismos e violências”. É autora do livro “Reflexão feministas em crônicas: a escrita de si como forma de re-existir”, junto com Anna Linhares (2022) e coordena a página @feminismoepsicologia, em que promove bate-papos informais sobre temas e pesquisas acadêmicas que versam por gênero, feminismo e psicologia. Realiza treinamentos, oficinas e consultoria em temáticas que envolvam relações de gênero, feminismos e violências a partir de uma perspectiva crítica de estudos de gênero, antiracistas e a favor de diversidade sexual.
Beatriz Marques Carvalho
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. Participou dos estágios em Psicologia Escolar com ênfase na avaliação do desenvolvimento e Psicologia da Saúde com ênfase clínica, atendendo adultos. Possui experiência em acompanhamento terapêutico. Linha de pesquisa voltada para as áreas de desenvolvimento humano, saúde, psiquiatrização e medicalização da saúde mental sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural.
Bruno Jáy Mercês De Lima
Doutor em Psicologia (PPGP-UFPA) Mestre em Psicologia (PPGP-UFPA) Enfermeiro graduado pela UEPA. Psicólogo graduado pela UFPA. Especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo IFPA. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UFCSPA. Dedicação aos Estudos na Área de Saúde Pública. Dedicação aos Estudos na Área de Saúde Mental. Experiência em atividade docente e gestão. Facilidade para apresentação em público.
Caio Monteiro Silva
Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Gestalt-Terapeuta pelo Instituto Gestalt do Ceará – IGC; Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Foi colaborador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade – LAPSUS. Atualmente é Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é membro colaborador do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (PARALAXE). Desenvolve trabalhos no campo dos estudos Pós-Coloniais trabalhando com os temas: Epistemologia, Ética, Família e Políticas Públicas, Sociedade e Subjetividades Contemporâneas. Atua clinicamente sob a perspectiva das abordagens Fenomenológico-Existenciais.
Caio Monteiro Silva
Doutor pela Universidade Federal do Ceará (2021) com foco para estudos com relacionado à família. É Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Gestalt-Terapeuta pelo Instituto Gestalt do Ceará – IGC; Formado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2013). Foi colaborador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade – LAPSUS. Atualmente é Professor no curso de psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS), é membro colaborador do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (PARALAXE). Desenvolve trabalhos no campo dos estudos Pós-Coloniais trabalhando com os temas: Epistemologia, Ética, Família, Sociedade e Subjetividades Contemporâneas.
Camila Gutieres Dos Santos Soares Costa
Psicóloga, Mestre Em Psicologia (ppg-Psi) Da Universidade Federal De Rondônia (unir).
Carla De Cássia Carvalho Casado
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia (ICHC-FMUSP) e em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (ICS-UFPA). Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia, no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Laboratório de Psicologia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como psicóloga na Secretaria Municipal de Saúde de Belém, por doze anos. Foi técnico do ensino superior na Escola de Governança Pública do Estado do Pará, professora da Escola Estadual de Ensino Anísio Teixeira, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ) e Centro Universitário Estácio da Amazônia (Estácio). Atualmente é docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do projeto de extensão Ambulatório de Avaliação Neuropsicológica Infantil (ANI) e do projeto Práticas Neuroeducativas de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, ambos em execução na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do adolescente, Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. É pesquisadora dos projetos: Avaliação cognitiva em crianças com epilepsia e transtorno de aprendizagem; Avaliação cognitiva e comportamental de pacientes com Distrofia de Duchene; Avaliação das habilidades pré-alfabetização de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
Carla Regina Guerra Moreira Lobo
Psicóloga (CRP 10/05833). Especialista em Saúde Mental. Docente, Participante da Comissão de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no Conselho de Curso de Psicologia e no Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de graduação em psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA ANANINDEUA). Mestranda em Psicologia-UFPA.
Carlos Alberto Batista Maciel
Professor da Universidade Federal do Pará – UFPA; Doutor em Sociologia pela UNESP/Araraquara; Endereço da UFPA: Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro Guamá, CEP 66075-110. Belém – PA.
Carmen Hannud Carbaleda Adsuara
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA; mestra em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, campus de Araraquara; graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru da mesma universidade. Atualmente e professora do curso de psicologia na Faculdade Católica Dom Orione.
Carmen Sílvia Righetti Nóbile
Pós-doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-doutorado da UNESP (Assis-SP – em andamento). Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP-FRANCA/SP (2016). Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2006). Graduada em Serviço Social (UEL-PR).
Carolline Septimio Limeira
É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA- 2007), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha Currículo, Epistemologia e História da Universidade Federal do Pará (UFPA- 2012) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE-2019) na linha Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- 2015). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores (INCLUDERE/UFPA) e do Observatório em Rede «Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual» em parceria com a UNIVALI, UFRRJ e UDESC. Discute temáticas que abordam currículo, acessibilidade, educação inclusiva, formação de professores, saberes docentes e práticas escolares. Tem experiência em Formação de Professores e Assessoramento Técnico das escolas públicas. É servidora efetiva no cargo Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará- (SEDUC-PA) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém- (SEMEC- Belém). É Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico- (NAAP) da Faculdade Estácio Castanhal. Aprovada no Processo Seletivo para Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Ciro Cesar Da Silva Lopes
Graduado Em Psicologia-Ufpa, Graduado Em Música-Uepa, Mestre Em Psicologia-Ufpa.
Claudiana Viana Godoy
Doutoranda em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO da Universidade Federal do Pará – UFPA. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). É Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2013). Foi bolsista de Iniciação Cientifica – PIBIC – CNPq no projeto: Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá, tendo como orientador José Borzacchiello da Silva na pesquisa sobre as clínicas médicas populares situadas no bairro Centro em Fortaleza. Professora de Geografia, vinculada temporariamente ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (DFCS/UEPA). Ministra as disciplinas: Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia da População, Geografia do Pará, Geografia Econômica, Social e Política do Brasil, História do Pensamento Geográfico, Metodologia do Ensino de Geografia, Ensino de Geografia e Ludicidade, Ensino de Geografia e Espaço Local e Estágio Docente em Geografia.
Cristiane De Souza Santos
Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Saúde Mental pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão, IBPEX.(2009). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2007).
Cristian Emanuel Silva De Lima
Graduando Em Psicologia-Ufal
Cristina Simone De Sousa Reis
Graduada em Pedagogia – UFPA e Serviço Social – UNOPAR. ESPECIALISTA em Psicopedagogia (UFRJ) e ESPECIALISTA em Gestão escolar (UEPA), servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Capanema e SEDUC-PA. – Mestre em Psicologia-UFPA, Doutoranda em Psicologia-UFPA. Membro do Comitê Municipal do PAR (Plano de Ações Articuladas – MEC) 2008 à 2009 – Membro do Conselho da Comunidade (secretaria do conselho fiscal), Poder Judiciário de Capanema, Biênio 2013-2015 – Membro do Conselho do FUNDEB, Representante do Executivo Municipal, Biênio 2015-2017 – Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre processos de subjetivação na contemporaneidade.
Daiane Gasparetto Da Silva
Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando, do Grupo de Trabalho “Saúde Mental, Álcool e outras drogas” (CRP-10) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). Conselheira do CRP 10 – PA/AP. Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.
Daniela Bruno Dos Santos
Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestranda em Psicologia pela mesma instituição e integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Daniela Bruno Dos Santos
Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestranda em Psicologia pela mesma instituição e integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Daniela Dias Medrado Rogério
Psicóloga/ UFMS (2015). Mestranda em Processos Psicológicos e suas dimensões Socioculturais (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Pós-graduada em MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (2018). Atualmente é servidora pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o cargo de Psicóloga. Integra o corpo Técnico-administrativo da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Desenvolve atividades voltadas para: Desenvolvimento Institucional; Qualidade de vida e saúde dos servidores; Avaliações de Desempenho; Formação Inicial de Servidores (técnicos e docentes). Atua em: comissões de heteroidentificação de concurso público, SISU e vestibular; Comissão de verificação da condição de Pessoa com Deficiência (PcD).
Daniel Araújo Sombra Soares
Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2017-2021). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2014-2016). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2009-2013), com graduação sanduíche pela Michigan State University (2012-2012). Foi consultor de pesquisa internacional da Michigan State University (2014-2016). Foi professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Terra Alta/PA (2016-2016). Foi professor substituto da Universidade do Estado do Pará (2017-2019). Foi professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Pará (2019-2022). Foi técnico-administrativo da UFPA, ocupando o cargo de Geógrafo, lotado no Núcleo de Meio Ambiente, onde foi coordenador do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC) (2016-2022). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, lotado no Campus Universitário de Ananindeua. Possui a função de Coordenador de Relações Sociais na Diretoria de Relações Interinstitucionais e Sociais (DRIS) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) (Portaria 2390/2022). É também Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM) e do Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA), ambos programas do Núcleo de Meio Ambiente. Possui experiência de pesquisa e extensão nos seguintes temas: zoneamento econômico-ecológico; zoneamento agroecológico; regionalização; análise ambiental; gestão e governança ambiental; conflitos socioambientais; bacias hidrográficas e recursos hídricos; cartografia participativa; e geotecnologias.
Daniel Castro Silva
Graduado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista (PIBIC/CNPq) de Iniciação Científica (2018/2019). Atualmente está como Bolsista Estagiário (PROBOLSA/UFPA) no projeto de extensão “Plantão Psicológico” da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA). É integrante do Grupo Transversalizando, do Grupo de Estudos na Abordagem Centrada na Pessoa (GEACP) e membro estudantil da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Tem experiência na área de Saúde Mental, Plantão Psicológico, Judicialização, Psicologia Social e Política, Sexualidade, Michel Foucault, Carl Rogers.
Daniel Dos Santos Fernandes
Doutor em Ciências Sociais/Antropologia, docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia(PPGEAA/UFPA-Castanhal, vice-coordenador do Colaboratório de Interculturalidades , Inclusão de Saberes e Inovação Social(COLINS/UFPA-Castanhal), membro externo no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena(NEABI/IFPA-Tucuruí), membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Daniele Carolina Copetti
Graduada em Psicologia, com ênfase em Saúde Coletiva e Direitos Humanos pelo Centro Universitário Metodista – Instituto Porto Alegre (IPA).
David Junior De Souza Silva
Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Doutor em Geografia.
Dayane Andrade Dos Santos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação inclusiva. Atualmente, trabalha como Acompanhante terapêutica aplicadora da terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado).
Dolores Cristina Gomes Galindo
Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente lotada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC), desde 2010. Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e em Psicologia da UFMT. Como convidada, orienta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da UNESP / Assis. Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (2016-2017), Conselheira Alterna da ULAPSI (2016-2017) e integrou a Coordenação da Red Latinoamericana de posgrados em estudos sobre a cultura – ReLaPec (2014-2016). Compõe o GT Conhecimento, Subjetividade, Práticas Sociais da ANPEPP. Foi Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (2012-2013) e Secretária (2014-2015). É membro associado da ESOCITE.BR – Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias, da ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Coordenou a Comissão de Internacionalização do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. Atua como Editora de Section of Athenea Digital: revista de pensamiento y investigacion Social (UAB-Espanha) e integra o corpo de pareceristas de diversos periódicos nacionais e internacionais.
Donilia Ferreira De Abreu
Graduanda De Psicologia (faculdade Católica Dom Orione).
Eden Henrique Costa Ramos
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2022) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia.
Edilson Barros De Macedo
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Santo Agostinho de Teresina-PI (2009), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2017); Especialista em Gerontologia e em Gestão Pública e Sociedade, ambas, também pela Universidade Federal do Tocantins; Especialista em Criminologia pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT); possuí formação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor do curso de psicologia na Faculdade Católica Dom Orione.
Edineuza Pantoja Moraes
Mestra Em Cidades, Territórios E Identidades Pela Universidade Federal Do Pará (ppgciti / Ufpa).
Edval Bernardino Campos
Professor da Universidade Federal do Pará – UFPA; Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ; Endereço da UFPA: Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro Guamá, CEP 66075-110. Belém – PA.
Elenson Gleison De Souza Medeiros
Psicólogo, Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde do Idoso (UFPA). Pós-Graduação em Psicologia Jurídica na Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA. Mestre em Psicologia-UFPA. Doutorando em Psicologia-UFPA.
Emanuel Messias Aguiar De Castro
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (2014,), Especialização em Saúde mental pela mesma universidade e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2021). É professor do curso de psicologia da Faculdade Princesa do Oeste. Tem como principais campos de interesses: políticas públicas, psicanálise, epistemologia, teorias críticas da sociedade, filosofia da diferença e os estudos decolonialsitas. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo das Neurociências e das Psicopatologias Psiquiátricas.
Emílio Chaves Rocha
Médico formado pelo Centro Universitário do Pará – CESUPA (2008 – 2014). Especialização em Pediatria (UFPA/2015 – 2017) e Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pela UEPA (2016/2018). Experiência em atenção primária à saúde com atuações nos estados do Pará (Capanema, Santarém, Barcarena e Belém), Paraná (Jaguapitã) e Santa Catarina (Florianópolis). Ênfase em práticas integrativas e complementares. Atualmente Médico de Família e Comunidade do Programa Mais Médicos pelo Brasil do Ministério da Saúde, Brasil. Professor Preceptor em Atenção Integral à Saúde, Curso de Medicina do Centro Universitário da Amazônia (UNIFAMAZ).
Eric Scapim Cunha Brandão
Graduado em Direito, com especialização em Direito Público e Privado e em Psicologia Jurídica. Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Felipe Sampaio De Freitas
Professor de Filosofia e Informática da Secretária de Educação e Cultura (SEMEC-PA); Professor Colaborador Voluntário, de Filosofia, na Universidade do Estado do Pará (Campus CCSE); Professor do Ensino Fundamental II e Médio nos Colégios Madre Celeste Tapajós; Irmã Josepha e Instituto Educacional Vera Lúcia, em Belém do Pará. Doutorando em Psicologia Social (PPGP); Mestre em Filosofia (PPGFIL/IFCH, bolsista CAPES), Licenciado em Filosofia (FAFIL/IFCH, bolsista PROEX/NAVEGASABERES) e Graduando em Letras – Ling. Portuguesa (FALE-ILC) pela Universidade Federal do Pará. Tem interesse nas áreas da filosofia política (francesa, italiana e africana) contemporânea, no âmbito do pensamento de Foucault, Deleuze, Negri, Esposito e Mbembe; e, na psicologia social, a respeito das temáticas da esquizoanálise e do impacto das novas tecnologias, bem como, da internet, na constituição biopsicossocial do sujeito. Atualmente, reflete a biopolítica, buscando sua relação e problematização com as novas formas de governamentalidade e trabalho, na internet, em sua intrínseca relação com a constituição de subjetividade, na contemporaneidade, no registro do neoliberalismo. É membro do corpo editorial dos periódicos APOENA (ISSN 2596-1632) e PRACS (ISSN 1984-4352). Integra o Grupo de Pesquisa Temática em Filosofia Contemporânea – PPGFIL/UFPA; o Grupo de Pesquisa Transversalizando – PPGP/UFPA; o GT de Psicologia Política da ANPEPP; o GT Deleuze/Guattari da ANPOF e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – COGITANS/UEPA.
Fernanda Cristine Dos Santos Bengio
Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2011) e em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia (2006). Especialista em Psicologia Clínica. Doutora e Mestra em Psicologia (UFPA). Possui experiência profissional no campo da Assistência Social (proteção básica e especial), na clínica psicológica e educação. Interesses de pesquisa no campo da Psicologia da Educação e Psicologia Social com os seguintes recortes: infância e juventude; assistência social; processos de territorialização; patrimônio cultural; memória coletiva; e direito à cidade.
Fernanda Eduarda Da Silva Oliveira
Graduada Em Psicologia-Ufpa, Mestranda Em Psicologia-Ufpa.
Fernanda Teixeira Barros Neta
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Pará, Doutora em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA, mestre em Psicologia Social e Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA pela linha “Subjetividade, Sociedade e Saúde”. Atualmente, psicóloga da Fundação Santa Casa de Misericórdia/PA atuando na atenção à saúde materno-infantil; e servidora do CAPSi. Conselheira do X Plenário CRP10; Participa da Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia, CPR10, e do grupo de estudos “Transversalizando”; Tem como interesse de estudos temas transversais como infância, juventude, violência, políticas públicas, gênero, saúde mental, direitos humanos, inclusão, justiça, educação, Michel Foucault, Paulo Freire, Carl Rogers, outros.
Flávia Cristina Silveira Lemos
Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento, em 2016. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2013. Integra o GT ANPEPP Psicologia Política. Compõe o GT Deleuze da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integrou a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019) e integra a nova Diretoria Nacional da ABEP (2019-2022). É associada à: ABRAPSO, ABPP, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo: Transversalizando. Realiza estudos sobre: Modos de subjetivação contemporâneos, práticas de medicalização e judicialização da vida; Psicologia, justiça e políticas públicas; Recepção sócio-histórica de Michel Foucault no Brasil e Filosofia da diferença; Psicologia, formação, epistemologia e história; Cidade, cultura e subjetividade; Dispositivo clínico, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes. Realiza estudos sobre Deleuze, Foucault e Guattari, em Esquizoanálise, Filosofia da Diferença e Arqueogenealogia. Foi Assessora especial na Pró-reitoria de Extensão da UFPA, de 2018 a 2021. Coordenadora de Relações Interinstitucionais na Pró-reitoria de Extensão, desde junho de 2021.
Francidalva Moraes Neri
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2020) e graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2013). Funcionária Pública na Prefeitura Municipal de Abaetetuba-PA. Voluntária na Associação das Pessoas com Deficiências no Município de Abaetetuba- ADEMA. Fui professora voluntária na Associação dos moradores das ilhas de Abaetetuba. Especialista em Educação Inclusiva no Campo e graduanda no curso de especialização em EJA: saberes ribeirinhos e práticas pedagógicas. Atualmente estou como conselheira Titular no Conselho Municipal de Assistência social – CMAS.
Francinei Bentes Tavares
Doutor Em Sociologia (ufgrs) E Docente Do Ppgciti / Ufpa.
Gabriela Gomes Moura
Graduanda Em Psicologia-Ufpa.
Giane Silva Santos Souza
Doutora em Psicologia-UFPA. Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA); Bacharel em Psicologia e Administração (UNAMA); Especialista em Terapia Familiar e de Casal; docente da Faculdade Unama Porto Velho); Tesoureira do Conselho Regional de Psicologia – 10ª Região nas gestões do VIII plenário (2013-2016) e do IX plenário (2016-2019).Tem experiência na linha de gestão acadêmica, clinica, direitos humanos e violência contra mulher.
Gian Victor Santos Borges
Graduado Em Psicologia-Ufpa.
Giany Morigi Bortolozo
Graduada em Psicologia, com ênfase em Saúde Coletiva e Direitos Humanos, pelo Centro Universitário Metodista – Instituto Porto Alegre (IPA).
Gilberto De Miranda Rocha
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), Estágio de Pesquisa em Economia DellAmbiente e Dello Sviluppo (Università Degli Studi Roma Tre (Roma, Itália, 2014) e pós – doutorado em Ordenamento Territorial (Universite Paris 13NORD, Paris, 2015). Professor visitante da Université Paris 13 Nord (2010 e 2016) junto ao Centre dEtudes et Recherche sur Action Locale (CERAL). Coordenador do Programa de Pós – Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA) no período entre 2006/2008. Diretor do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (2006/2009 e 2010/2013). Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ocupante da cadeira número 22 – Jacques Huber. Professor Titular da Universidade Federal do Pará e Pesquisador Produtividade PQ 2 CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Atualmente é Diretor Geral do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.Tem experiência em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamento territorial, meio ambiente e desenvolvimento na Amazônia.
Gilcilene Dias Da Costa
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), linha de pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, 2003. Professora Associado nível 2 da classe D da Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins/Cametá, vinculada à Faculdade de Linguagem. Atuou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA) no período de 2011 a 2017 e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Currículo da Educação Básica (PPEB/NEB/UFPA), de 2016 a 2019. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA/CUNTINS) no ano de 2015. Atuou como Coordenadora do PPGEDUC/UFPA/CUNTINS nos biênios 2016-2018 e 2019 a junho de 2021). É docente permanente do PPGEDUC desde o ano de sua criação, em 2014, e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Curso de Doutorado em Associação Plena em Rede (Educanorte), desde o ano de 2019. É Líder do Grupo de Pesquisa ANARKHOS? Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação (Diretório do CNPq). Membro-associado da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vinculada ao GT 17- Filosofia da Educação. Membro-associado da SOFIE? Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Coordena, orienta e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Filosofia da Diferença e Educação, Filosofia da Linguagem e Educação, Cartografias Literárias e Artísticas na pesquisa em educação e letras, Estudos Feministas, Gênero-Sexualidade-Teoria Queer. Coordena o Projeto de Pesquisa “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar” (PROPESP/UFPA), com orientações de iniciação científica, graduação e pós-graduação, em interfaces com a escola básica. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7156-5610.
Gilson Pompeu Pinto
Possui graduação em Química Lic. e Bach., mestrado em Ciências da educação – UNIVERSIDADE AMERICANA (2015), mestrado em Acadêmico em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019) e doutorado em EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE AMERICANA (2018). Atualmente é técnico administrativo – laboratório de química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Gislaine Aline Modesto Rocha Martes
Graduada Em Psicologia-Ufpa.
Hadassa Milene Coelho De Almeida
Universidade Federal Do Pará, Belém – Pa, 2021.
Heidiany Katrine Santos Moreno
Possui graduação em Ciências sociais pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2009). Atualmente é professora – Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Tem experiência na área de Sociologia, trabalha com temáticas ligada a gênero e relações étnicas raciais.
Helder Corrêa Luz
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2020), graduação em Filosofia pela Universidade de Santo Amaro (2020), Especialização em Gestão de Saúde pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Desenvolvimento Institucional, Gestão Pública, Orçamentária e Financeira pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (inconcluso); Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2013) e Doutorando em Psicologia pela UFPA. Atualmente é professor – SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO PARÁ. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, subjetividade, educação, filosofia africana, pensamento de Foucault, Deleuze e Guatari.
Igor Do Carmo Santos
Doutorando (2018) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, na Linha “Psicologia, Sociedade e Saúde”. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Membro do Grupo “Transversalizando no ensino, pesquisa e extensão”. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Atuou por 03 (três) anos (2016-2019) como Psicólogo Social no Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte (PROVITA). Foi Professor substituto na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) de 2019 a 2021. Docente em Psicologia. Atua na área de pesquisa transversais como Psicologia Social, Produção de Subjetividades, Foucault, Governamentalidade, Direitos Humanos, Política, entre outros.
Igor Monteiro Silva
Possui Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutorado, na mesma instituição, na área de Sociologia Urbana. É professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no curso de Licenciatura em Sociologia, compondo a área de Ensino de Sociologia e Estágio. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Culturais e do Patrimônio Cultural Imaterial (PERFORMARTE/UNILAB) e pesquisador do Laboratório de Estudos da Oralidade (LEO-UFC). É autor dos livros “Honra e sangue: a (po)ética da vingança no sertão de Abril Despedaçado (Expressão Gráfica, 2009) e de “O mundo não é tão grande: uma etnografia entre viajantes independentes de longa duração” (Imprensa Universitária UFC, 2018). Tem experiência e interesses de pesquisa nas seguintes áreas: ensino de sociologia, cidades, mobilidades, fronteiras, turismos, literatura de viagem e capoeira.
Isabela Ramos Silva
Psicóloga formada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), possui 3 anos de experiência transdisciplinar de campo com a população venezuelana em deslocamento, sobretudo venezuelanos indígenas da etnia Warao no município de Belém e Boa Vista. Atua como psicóloga na equipe de saúde mental e psicossocial da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), junto a população venezuelana refugiada e migrante no estado de Roraima, tanto a comunidade indígena como a não indígena, com intervenções psicoterapêuticas grupais, atendimento psicológico clínico, prevenção e promoção em saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e planejameno familiar. Atuou como psicóloga no eixo de proteção social na organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, parceira implementadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no projeto Atenção Integral de Educação e Proteção para Crianças e Adolescentes Migrantes e Refugiadas, realizado no abrigo do Tapanã em Belém junto aos indígenas venezuelanos da etnia Warao. Possui experiência consistente em trabalhos, participação em ações pontuais e experiências de estágio junto à população venezuelana, em instituições públicas (estaduais e municipais) e organizações não-governamentais do sistema ONU), como Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), onde foi estagiária de proteção ao longo de um ano, no qual realizou atividades de proteção, especialmente proteção de base comunitária, junto aos indígenas Warao em contexto de emergência. Atuou como estagiária por um ano na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (UFPA), Coordenadoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (CTETP) e Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) onde exerceu atividades no eixo do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Garantia de direitos à população migrante e refugiada. Na Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) participou de duas ações da equipe multidisciplinar de saúde Estratégia Consultório na Rua (eCR), compreendida no objetivo de assistência na Atenção Básica às populações em situação de rua.
Jeokevesson Da Silva Souza
Graduando Em Psicologia-Ufpa.
Jéssica Modinne De Souza E Silva
Docente do curso de Psicologia e Educação Física (Bacharelado) da Faculdade Estácio Belém – Campus Nazaré (Belém-PA) e coordenada o grupo de estudos em gênero, sexualidade, raça, classe e território, chamado Ver-O-Gênero, na mesma instituição. Também atuou como coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Faculdade Estácio Belém – Campus Nazaré. Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Psicologia/Formação do Psicólogo pela mesma instituição. Tem experiência e ênfase em Psicologia Social, tanto na área de pesquisa, quanto na vivência em docência. É pesquisadora do grupo de estudos Transversalizando (UFPA). Integrou a Comissão de Gênero do Conselho Regional de Psicologia da 10° Região (CRP/10). Trabalha com os seguintes temas para pesquisa: saúde mental e saúde da mulher na Amazônia; gênero; internet, redes sociais e discursos midiáticos; estudos e métodos foucaultianos; psicanálise e esquizoanálise; Anti-Colonialismo; História Oral; Teoria Feminista Comunitária; Psicologia Social; Psicologia Política; Relações Raciais, de Classe e de Sexualidade. Foi educadora popular e psicóloga no Cursinho Popular da Rede EMANCIPA-PA. Atua também como artista visual, usando as técnicas de colagem digital, desenho e pintura para compor ilustrações, charges e quadrinhos. Membro do coletivo M.AR. – Mulheres Artistas Paraenses.
Jheuren Karoline Costa De Souza
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-UFPA), sob orientação da Profa. Dra. Jane Felipe Beltrão. Atualmente, desenvolve trabalhos com comunidades ribeirinhas do Pará para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), período em que foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e estagiária no Centro de Perícia do Ministério Público Federal (MPF-PA).
João Paulo Pereira Barros
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC (Setor de Estudos de Psicologia Social). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) de janeiro de 2019 a julho de 2020, tendo sido vice coordenador do Programa entre julho de 2017 a dezembro de 2018. Neste programa de pós-graduação, orienta dissertações, teses e supervisiona pós-doutorado. É Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, ligada ao Conselho Federal de Psicologia, e Editor Associado da Revista de Psicologia da UFC, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia daquela instituição. Doutor em Educação, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor efetivo do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de Psicologia e Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social/Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar/Educacional e no campo da Saúde Coletiva/Saúde Mental. Lider do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ e como Programa de Extensão do Departamento de Psicologia da UFC. É membro do GT/ANPEPP “Territorialidades, Violências, Políticas e Subjetividades”. Editor Associado da Revista Psicologia Ciência e Profissão, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e da Revista de Psicologia da UFC. É membro do Conselho Consultivo do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, que reúne universidades, sociedade civil, assembleia legislativa do Ceará e UNICEF. Participou, como especialista convidado, da elaboração das Referências Técnicas para Atuação da/o Psicóloga/o nas Políticas Públicas de Segurança e das Referências Técnicas para Atuação da/o Psicóloga/o em Medidas Socioeducativa em Unidades de Internação, do CREPOP, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Foi relator do Comitê de Ética em Psicologia da UFC de 2014 a 2018. Participou da fundação da Rede Jubra, em 2017, articulação nacional de pesquisadoras e pesquisadores sobre Juventude. Dedica-se aos seguintes temas, a partir de interlocuções da Psicologia Social com referências pós-estruturalistas, decoloniais e da criminologia crítica: aspectos psicossociais da violência na contemporaneidade; neoliberalismo e seus processos de subjetivação; territorialidades, micropolíticas e (re)existências coletivas; pesquisas participativas e produção de conhecimento em Psicologia.
Joelma Do Socorro Lima Bezerra
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestra em Psicologia, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia- UFPA (2018), linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Especialista em Oncologia pelo programa de Residência Multiprofissional – UFPA (2022). Possui experiência nas áreas Psicologia da Saúde e Assistência Social. É servidora pública no município de Abaetetuba/PA, onde atuou como psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e atualmente é psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Abaetetuba.
Johanny Francy Silva De Souza
Graduanda Em Psicologia-Ufpa.
John Lennon Lima E Silva
Formado em História e possuo uma especialização em História Contemporânea; atualmente curso o mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Minha pesquisa é baseada em uma análise documental sobre a legislação escolar e a dinâmica dos dispositivos disciplinares associados ao ensino; estudo também sobre movimentos políticos de viés conservador, buscando uma melhor compreensão sobre aspectos relacionados a raça, cor, gênero e religião inseridos no currículo escolar e as manifestações da biopolítica/biopoder, a partir da teoria Foucaultiana. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea – COGITANS/UEPA; o Grupo de Pesquisa Transversalizando – PPGP/UFPA.
Jônatas De Jesus Tavares Farias
Mestrando em Educação e Cultura pelo PPGEDUC/UFPA/Cametá. Bolsista de Pesquisa da CAPES. Graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará/CUNTINS/Cametá. Membro do Grupo de Pesquisa ANARKHOS – Micropolíticas, Corpo, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação. Desenvolve pesquisa em Educação, conectada à Filosofia da Diferença e atreladas à experimentações poéticas, acompanhando suas variações e processos desde à escola básica até às composições conceituais. Desenvolve pesquisa compondo intensidades da geo-poesia de Manoel de Barros e suas implicações no educar. Integra os Projetos de Pesquisa “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar” e “Escritas antropofágicas: arte e literatura e educação e...” (PROPESP/UFPA), ambos coordenados pela Pr.ª Dr.ª Gilcilene Dias da Costa. Tem interesses de pesquisa voltados às linhas experimentativas das linguagens artísticas e (geo)poéticas existenciais e seus movimentos inventivos e intensivos em Educação.
José Valdinei Albuquerque Miranda
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do CUNTINS (PPGEDUC/UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Vice-coordenador e Pesquisador do Grupo ANARKHOS – Micropolíticas, Performances e Experimentações Literárias (Diretório CNPQ). Tem experiência na área de Educação